Editado 2013: aqui tem um post bem mais bacana sobre fazer escova em casa, recomendo:

https://euvouderosa.com/2011/11/novo-video-tutorial-escova.html

-------------------------------------------------------

Finalmente cumprirei uma parte da promessa! (antes que vocês se rebelassem contra mim e me abandonassem de vez!)

O passo a passo de escova de hoje vai ser em fotos pra começar. Vou tentar explicar o mais claramente possível mas se tiverem alguma dúvidas é só perguntar!

 

Senta aí que o post vai ser grande!

Eu fiz e escova como faço sempre, não mudei nada! Então as divisões estão meia tortas, os rolinhos mau enrolados, mas no fim dá tudo certo! 😉

 

Começamos com aquela bela imagem dos meus cabelos in natura

DSCF11453

 

O primeiro passo é dar tirar bem a umidade dos cabelos. Enxugue bem com a toalha se seu cabelo for crespo e volumoso ou dê uma secada geral com secador se ele não tiver tanto problema com volume.

Agora aplique o defrizante em todo comprimento, mas não exagere! Tem que passar pouco pro cabelo ficar com balanço depois de seco.

 

Em seguida separe o cabelo em quatro partes. É muito importante deixar o cabelo bem separadinho pra gente não se enrolar durante o processo. Cada rolinho desse eu separo em mais umas 4 mechas cada e vou secando.

DSCF11472

 

Separe a primeira mecha na nuca

DSCF11467

Agora vamos começar a brincadeira! Parece super desconfortável virar o braço pra trás pra secar, mas não é! Segure a escova com a a mão que você escreve e o secador com a outra (dãh!)

DSCF11499

 

O segredo é não querer fazer igual o cabeleireiro faz: deslizando a escova. Estique firme com a escova e seque, estique e seque… Assim você não se enrola toda nos fios que embaraçam. Eu faço escova há mais de 10 anos e sempre fiz assim.

DSCF115017

Na metade da mecha você já pode passa-la pra frente: (não reparem na cara! É difícil fazer cara di bunita nessa horas)

DSCF11519

E vá secando as mechas cuidando pra não embolar o cabelo com as mechas presas. Cabelo todo embaraçado estraga qualquer escova, o cabelo fica com cara de mastigado.

DSCF11579

DSCF1158

 

Como eu disse na metade da mecha pode puxar pra frente pra não ficar com o braço cansado. Note que eu seguro o secador normalmente e firmo o cabelo na escova com os dedos. Isso até é mania minha, porque as vezes dá uma queimadinha no dedo, mas só consigo fazer assim.

 

DSCF11598

 

A parte de trás finalizada

DSCF1163

 

Agora vamos para parte da frente do mesmo jeito, só que é bem mais fácil! Não se esqueça: estique e seque! Quando chegar nas pontas aí sim você deve dar umas giradinhas na escova, mas nada muito frenético. Só pra modelar mesmo. eu costumo modelar minhas pontas pra fora pra acentuar ao repicado.

DSCF11647

 

Outra coisa que você deve se lembrar é de evitar ao máximo encostar o secador no cabelo. Deixe razoavelmente perto mas não encoste.

Vá dividindo as mechas e secando até terminar.

 

Pra quem tem a raiz crespa em volta do rosto (me!) use uma escova mas fina e de cerdas bem juntas e seque assim: Estique pra fora da testa e seque de frente, afastando a  raiz da testa.

 

DSCF116512

DSCF11669

Finalize bem a franja modelando com a escova pra dentro ou pra fora (franja costuma ficar melhor finalizando pra dentro)

Onde meu cabelo é mais seco, como nas letreais da testa eu aplico uma gotinha a mais de defrizante na hora que vou escovar.

 

E ficou assim:

DSCF11688

Faltou um belo sorriso de satisfação, mas eu esqueci! rs

 

Agora vejamos os materiais para fazer uma boa escova igual de salão:

Um secador potente de 1600 a 2000 watts! (Aqui no Submarino tem o Tourmaline da Taiff com ótimo preço e frete grátis)

Eu gosto dos secadores da Taiff (tenho dois) e da Tany.DSCF11761

Escovas: Eu gosto daquelas com cerdas naturais misturados com sintéticas (que tem bolinhas na ponta). A maior deixa bem liso, é a mais importante. A do meio alisa a raiz mais crespa e a outra pra modelar as pontas. (tem aqui)

DSCF11751 cópia

 

Pente e prendedores

DSCF11771

E um defrizante da sua preferência (tem várias resenhas no blog sobre os que eu uso)

DSCF1179

Gostaram? Vão conseguir fazer?

Agora quero ver eu conseguir fazer um vídeo! EDITADO: já está aqui