image_thumb-25255B24-25255D

Desde que eu fiz aquele post polêmico sobre a visita do técnico e a avaliação do meu cabelo (aqui) que estou com vontade de fazer este post.

A verdade é que algumas pessoas não compreenderam bem o que eu escrevi e deu a maior confusão, fui xingada e tudo, “mó barraco”! rsss

Bom, a polêmica se deu porque entenderam que o técnico tinha dito que foi a queratina que estragou meu cabelo, e não foi isso! Ele disse pra eu parar de usar, somente isso.

Aí veio a dúvida: mas queratina estraga o cabelo? E é isso que vamos esclarecer nesse post.

A queratina é super importante pra saúde dos fios, afinal o cabelo é composto principalmente de queratina. Sempre que a gente faz alguma química nos fios, uma parte dessa queratina se perde e é essencial repor essa queratina perdida.

Agora se seu cabelo não estiver precisando de queratina e você insistir em usar produtos reconstrutores, seu cabelo começa a fica áspero, seco e sem vida.

Se ainda por cima, além de usar produtos com queratina você começar a fazer a famosa cauterização, que praticamente cola queratina por cima do cabelo, aí sim você pode ter um resultado extremo e esse cabelo pode começa a quebrar.

O dano das pontas do meu cabelo, não é em hipótese alguma um dano causado por queratina, é um dano causado por química já que o produto agiu no córtex do fio danificando a estrutura interna do cabelo. Portanto a polêmica foi ou não foi a queratina é infundada, já que ela não é capaz de provocar isso.image_thumb-25255B16-25255D

 

 

Mas Bia, como eu sei que meu cabelo precisa de queratina ou não?

Bom, antes vou dizer pela milésima vez que não sou cabeleireira, ok? Pra quem me chamou de “metida a entender de cabelo” tudo que eu sei é baseado na minha própria experiência e sempre deixei isso claro aqui no blog.

Agora respondendo a pergunta se você nunca fez química, seu cabelo é virgem, ele não precisa de queratina na forma de cauterização. Se você faz muita chapinha, escova, etc. Pode até usar uma máscara reconstrutora de vez em quando.

Agora se seu cabelo é alisado, relaxado, descolorido é praticamente certo que seu cabelo precise. Você só precisa saber o quanto.

Se ele está danificado (somente cabelo danificado precisa de queratina, cabelo ressecado precisa de hidratação) tente fazer uma cauterização e veja como o cabelo vai reagir. Depois da pausa de 2-3 dias esse cabelo quando lavado deve estar mais saudável. Se não estiver é porque não fez bem.

De toda forma não faça mais do que uma cauterização por mês.

As máscaras reconstrutoras, desde que seu cabelo não esteja virando uma arame farpado com elas, podem ser usadas a cada quinze dias, ou dependendo do dano uma vez por semana.

Como disse tudo depende do cabelo!

O meu por exemplo contrariando a opinião do técnico, está se dando super bem com o produtos reconstrutores, mostrando que ele está sim pedindo queratina. Veja o caso da Moroccanoil da tampa laranja (reconstrutora) que muita gente reclama que deixa o cabelo duro, no meu ficou simplesmente maravilhosa.

Foi isso meninas, espero que tenha tirado um pouco da nuvem negra que rondava a pobre da queratina.

Beijos Coração vermelho