Olá leitoras!!Hoje vou ensinar vocês a reconstrução que eu fazia quando tingia o cabelo com tinta super clareadora (color perfect 12.89). Nessa época meu cabelo era super frágil, quebradiço e tinha aquela sensação áspera ao toque. Também não era pra menos, um cabelo seco de natureza recebendo super clareadora e ox de 30 de 15 em 15 dias não podia dar outro resultado!

Mas a verdade é que eu usava essa "técnica" quando queria meu cabelo mais forte e ao mesmo tempo mais macio e maleável! É uma coisa simples mais que a maioria de nós não faz...
Você vai precisar de:
Um óleo para umectação 100% vegetal encontrado em casa de produtos naturais tipo Mundo Verde.(óleo puro, não pode ser óleo mineral de farmácia) Pode ser óleo de coco, semente de uva, gérmem de trigo ou até mesmo azeite virgem.
Um shampoo que limpe bem! Se seu cabelo não estiver muito fragilizado use um antirresíduos. Caso contrário use um shampoo neutro e/ou transparente.
Uma máscara reconstrutora boa, a melhor que você tiver. Eu digo "boa" porque a gente quer que ela tenha uma alta concentração de ativos reconstrutores.
Eu indico:
Uma máscara hidratante, daquelas bem emolientes. Ela vai selar as cutículas, dar maciez e aquele toque sedoso nos fios (que depois de reconstruídos algumas vezes tendem ficar um tanto ásperos)
Indico:
Um leave in termo protetor ou creme para pentear. Na finalização é bom usar um leave in porque ele forma uma barreira de proteção em volta do fio que ajuda o cabelo a não perder o resultado do processo. Eu uso defrizante termo protetor porque faço escova, se você não fizer não precisa.
No momento meu queridinho que mais indico é esse da Joico, tem resenha aqui.
  • Você vai fazer assim: na noite anterior ao processo (exemplo: sexta-feira pra estar com cabelo feito no sábado) no cabelo seco  passe o óleo vegetal em todo comprimento do fio e durma com ele no cabelo. Passe principalmente na camada de cima e nas pontas.
  • No dia seguinte lave o cabelo duas vezes com o shampoo e deixe os fios bem limpos, capriche na lavagem. Cabelo sujo não absorve hidratação! 
  • Depois aplique a máscara reconstrutora e deixe pausar por 10 minutos ou o tempo indicado na embalagem. (não pode deixar muito tempo que o cabelo fica duro)
  • Enxágue bem e aplique a máscara hidratante massageando os fios para ajudar na penetração do produto. Novamente deixe pausar o tempo indicado na embalagem ou por 10 minutos. Enxágue de preferência em água de morna pra fria.
  • Agora é só aplicar o leave in e secar como de costume. No meu caso sempre finalizo com escova pra dar forma no cabelo, mas o ideal seria mesmo secar natural. Se puder ficar uns 3 dias sem lavar o cabelo novamente também será bom!

 

No meu cabelo sempre funcionava super, mas vale ressaltar que esse é um processo para cabelos danificados. Um cabelo sem danos pode não ter um resultado tão bom já que não há necessidade de reconstrução. -Mas também não custa tentar, as vezes só fazer chapinha, escova, vento, poluição o cabelo já fica pedindo ajuda-
Espero tenham gostado!!
* as indicações são de produtos que uso, amo e indico, mas você é livre pra usar os produtos que desejar ou tiver em casa, ok?