Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Faz tempo que recebo um comentário aqui outro ali me perguntando o que eu acho sobre shampoo sem sulfato. A verdade verdadeira é que nunca usei… Mas como é uma dúvida recorrente de vocês achei que seria legal fazer um post (mais que obrigação né? hehe) esclarecendo um pouco do que se trata.

Então vamos lá:

O shampoo sem sulfato (sulfate free) realmente é melhor?

 

O que é o tal sulfato? Existem alguns tipos de sulfato, o que é usado nos shampoos é o lauril sulfato de sodio/ sodium laureth sulfate que nada mais é do que um detergente “forte” e barato, além disso também é tensoativo -ajuda dar aquela cremosidade no shampoo e fazer espuma- Por isso ele é utilizado em larga escala e quase todo produto que limpa contém essa sustância. Já foi apontado, inclusive, como cancerígeno mas a Anvisa desmente. Fonte: Wikipedia

Então já sabemos que o sulfato é um detergente que é usado no shampoo. Mas porque toda essa polêmica em torno dele? Porque aparentemente é um produto agressivo demais, que retira as barreiras de proteção dos fios tornando- os mais ressecados e danificados. Os shampoos sem sulfato usam um tipo de detergente mais avançado e menos agressivo mas por causa disso faria menos espuma.

shampoo sulfato

Dessa forma aparentemente o shampoo sem sulfato seria sim muito melhor e traria menos danos pras fios. O famoso “limpar sem agredir”. Acontece que o mundo da cosmética lança mitos todos os dias (lembram do shampoo sem sal?)  dei uma conferida básica nos shampoos que tenho em casa e 100% deles tem o tal sulfato (do mais barato ao mais caro) então pra dizer pra vocês se o shampoo sulfate free é realmente melhor só usando por um tempo é e o que farei.

Na Feelunique tem algumas marcas de shampoos sem sulfato o que pretendo experimentar vai ser esse da Schwarzkopf . Mas se quiser ficar nos nacionais sei que a Bio Extratus e a Éh cosméticos já tem seus exemplares, vou até ver se acho pra comprar também assim já fazemos a comparação 😉

 

E vocês meninas, o que acham dos shampoo sem sulfato? Já tem opinião formada?

—————————

*ps: gostaram do meu vasinho? Marido que me deu! Falou que era pra usar nas fotos do blog que minhas florzinhas já tavam muito manjadas hahah taí amor!

Artigos Relacionados

Dinah

29 de junho de 2013 - 15:00

Bia, o link de busca do teu blog era melhor antes, era mais preciso, agora está muito aberto: a gente coloca o nome de um produto, mas a busca traz coisas que não tem nada a ver! 🙁
#MinhaVidaFicouMaisDifícil o/
Bjooo

Evelyn

29 de junho de 2013 - 14:49

Bia Prova o PÓS PROGRESSIVA da bio extratos ele é sem sulfatos e sem parabenos! tem oleo de argan na composição!é muito bom!gostei muito!

Marina

29 de junho de 2013 - 1:11

Oi Bia!
Eu uso o Loreal EverCrème. Essa linha é super baratinha nos EUA, custa tipo 5 dólares no supermercado. http://www.ulta.com/ulta/browse/productDetail.jsp
A diferença é enorme quando uso…acho melhor que muitos produtos caros que eu tenho… já fiz um pequeno estoque porque não quero mais ficar sem ele!
Infelizmente não temos essa linha por aqui…

francimeyre

1 de julho de 2013 - 9:54

Marina, esse site não envia para o Brasil, envia?

Marina

2 de julho de 2013 - 11:17

Não…só coloquei o link pra mostrar o shampoo… =)

Nane

28 de junho de 2013 - 21:07

Olá!
Eu estou usando o Oro Argan da Bioderm e já notei diferença. Meus cabelos ficam bem menos ressecados. Estou adorando o resultado!
Bjs

carol

28 de junho de 2013 - 20:56

eu já us3i da bioextratus….senti q meu cabelo continuou sujo…vcs lava lava e não sai a gordura da raiz…e se fico com essa oleosidade na raiz me dão pequenas feridas …

sara

28 de junho de 2013 - 19:46

Já usei o da bioextratus que é pós progressiva, quando eu aindatinha progressiva…foi bom! Aliás a maioria das coisas da marca são boas.
Mas já usei o ecotherapy da Amend e odiei, achei que o cabelo ficou duro. Depois disso voltei a usar os shampoos com sulfatos.

Laura

28 de junho de 2013 - 17:53

Bom, apesar de ter mil produtos aqui parados sem usar (o q significa q compro muuuito rsrs), nao resisti e tive q ir ver se esse tal shampoo é melhor mesmo pro cabelo!! Agora comecei a malhar entao vou ter q lavar o cabelo com mais frequencia, por isso achei q seria uma boa idéia experimentar esse sem sulfato. Comprei o Senscience True Hue pois li ótimas resenhas sobre ele…assim q chegar venho aqui dizer se realmente ele agride menos o meu cabelinho…rsrs…bjs a todas!!!

Natália P.

28 de junho de 2013 - 17:27

Bia, tem um incrível que eu tenho quase certeza que você iria amar é o penetraitt da sebastian! A máscara é nossa velha conhecida, mas o shampoo é principalmente o condicionador são ÓTIMOS também. 😉

Nila Pereira

28 de junho de 2013 - 16:01

Pra falar a verdade nunca prestei atenção nesse detalhe,pois dou
preferencia para os sem SAL…
E Bia aproveitando a deixa preciso dividir uma coisa com vc e as meninas….
Essa semana comprei 2 mascaras na Beleza na Web,uma é a Brilliance pra cabelos normais a fiinos da WELLA
(tem tbm para cabelos grossos a crepos) e a outra na verdade comprei o kit K.PRO HIDRA gente vcs não tem
noção de como meu kblo ficou maravilhoso com essaS maravilhaS o sahmpoo da K.PRO é simplesmente MARAVILHOSO e o preço do kit ta muito bom,mais pra falar a verdade se eu foce comprar de novo compraria só o shampo e a mascara que são MARAVILHOSOS,e a mascara da Wella tbm,até me atrevo a falar que gostei mais da mascara da Wella do que a Acqua-Imersão da Matrix,tanto a Wella qnto a K.pro me surpreenderaum de verdade…Bia se vc tiver oportunidade usa e tomara que de taum certo quanto deu pra mim e olha que o meu cabelo ta só o bagaço…. uffa falei viu kkkkk MAIS É POR UMA BOA CAUSA…
BJUUUU

Edna

28 de junho de 2013 - 14:16

Já usei shampoos com e sem sulfatos, e p/ mim foi a mesma coisa… O que faço e diluir o shampoo em água; coloco em um vidro aplicador de tintura (vendido em casa de cosméticos) 20ml de shampoo p/ 80ml de água na hora em que vou lavar meu cabelo. Já não uso shampoo puro a uns 2 anos. Gosto muito também de shampoo creme, eu tenho os da Loreal cleansing balm absolut repair cellular, Absolut Control Cleansing Balm e Schwarzkopf Bonacure Repair Rescue Creme Shampoo mais também diluídos no mesmo processo. Meu cabelo melhorou muito nesse período, meus fios platinados agradecem.

Aloma

28 de junho de 2013 - 13:08

Oi Bia! Acompanho seu Blog há muito tempo e levo muito a sério suas dicas mesmo nós duas tendo cabelos tão diferentes. Se eu tirar uma foto do meu banheiro vc vai ver que quase todos os produtos que eu tenho foram de resenhas suas. Sou carioca mas atualmente estou morando na Noruega e pra cá, a Feelunique e a Beauty Bay chegam em uma, no máximo duas semanas, então eu compro sempre meus produtos de cabelo nessas duas lojas indicadas por vc. Pesquisando na internet, comecei a ler sobre os shampoos sem sulfato e resolvi experimentar, pois meu cabelo é muuuuuuito ressecado e pra te dizer a verdade, não quero outra coisa! Meu cabelo é outro Bia, acredite em mim. Está bem menos ressecado e parece que bem menos agredido. Acabo de lavar e ele permanece hidratado. A maioria das minhas pesquisas eu fiz no site "Produtos de Beleza" ( vc conhece esse site? Vale super a pena acompanhar!!! ). Todos os meus outros shampoos que tem sulfato estou usando pra lavar pincéis de maquiagem! Dá uma dó enorme usar Kerastase, Loreal, Redken, Moroccanoil etc pra lavar pincéis mas nunca mais quero usar shampoos com sulfato e a minha família mora no Brasil então não tenho como passar esses produtos pra minha mãe e minha irmã.
Enfim, só escrevi pq eu tenho quase certeza que vc vai amar e não vai querer outra vida! kkkk Qualquer coisa vai nesse site que eu te indiquei acima e dá uma pesquisada sobre o assunto. E se vc quiser eu te passo os links de todos os shampoos sem sulfato que eu comprei na Feel e na Beauty Bay.

Beijos e desculpe escrever tanto! kkkkk Parabéns pelo Blog!

Bia-Eu vou de Rosa

28 de junho de 2013 - 13:40

amore passe o link dos shampoos na feel aproveita e me conta o que achou de cada um hehe
beijos <3

Aloma

28 de junho de 2013 - 15:29

Claro Bia!

São esses:
http://www.feelunique.com/p/LOreal-Paris-Hair-Exphttp://www.feelunique.com/p/LOreal-Paris-Hair-Exphttp://www.feelunique.com/p/LOreal-Paris-Hair-Exp

Todos dessa linha da Loreal são sem sulfato e super baratinhos! E eu gosto bastante! Além do cheirinho ser ótimo tb!
http://www.feelunique.com/p/Joico-Smooth-Cure-Sul

Esse da Joico é maravilhoso!
http://www.feelunique.com/p/Joico-Color-Endure-Vi

Esse eu nunca usei pq não sou loira mas é um da Joico violeta e sem sulfato tb.
http://www.feelunique.com/p/LOreal-Professionnel-

Esse da Loreal é o que eu gosto menos mas me deu um resultado ok tb.
http://www.beautybay.com/haircare/senscience/true

Esse é o meu segundo preferido! Junto com a máscara me deu um ótimo resultado!
http://www.feelunique.com/p/LOreal-Professionnel-

Esse eu nunca usei mas é a minha próxima aquisição. Dizem que é ótimo!
http://www.feelunique.com/p/TIGI-S-Factor-Health-

E por último o meu preferido!!!! Esse no meu cabelo é perfeito! Hidrata muito e o cheiro é absolutamente maravilhoso!! É o que eu indico de olhos fechados! Claro que cada cabelo é um cabelo. Mas no meu que é ressecado e enrolado ( faço relaxamento ) foi uma maravilha!

É isso Bia. Tem alguns outros que quero experimentar mas estou esperando acabar esses.

Beijos e qualquer coisa é só perguntar! Fico feliz em ajudar, pelo menos um pouquinho, quem me ajuda tanto!

Mari

30 de agosto de 2013 - 17:54

Oi, Aloma! E qual é o nome do teu preferido, pois não entendi muito bem! Disseste " e por último o meu preferido" mas não citaste o nome.

Luciana Eller

28 de junho de 2013 - 12:53

Digite o texto aqui!

Gabriela

28 de junho de 2013 - 12:51

Eu li o post agora do Shampoo sem sal e não entendi se faz diferença usar o Sem Sal e o Que tem Sal pra quem tem progressiva. Porque eu sempre procuro usar o sem sal, mas faz diferença Bia? ADORO DEMAIS O SEU BLOG! <3

Bia-Eu vou de Rosa

28 de junho de 2013 - 13:01

Gabi todo shampoo tem sal, os que dizem sem sal é porque não tem o tipo mais comum de sal, normalmente vem escrito em letrinhas miudas essa informação.
O mais aconselhavel é vc usar um shampoo com ph baixo! mas se não achar continue nos sem sal porque eles são um pouco menos agressivos sim 😉
Beijos

aira

28 de junho de 2013 - 12:46

que coloração vc indicaria para uma pessoa que usa relaxamento lithium?

Nanda

28 de junho de 2013 - 11:39

Sal e sulfato são coisas distintas.
Os shampoos COM sulfato são prejudiciais a saúde dos fios, tanto que a Unicamp fez um estudo comprovando isso (não achei o link para enviar, mas vale dar uma pesquisada).
Eu uso shampoo SEM sulfato a mais de 6 meses e nunca mais pretendo usar outro tipo de shampoo, meus fios estão muito melhores!
Uso o shampoo creme (balm) da L'Oreal, Fixação da cor da Surya Brasil, Oroargan da Bioderm, mas tem o mamãe bebê da Natura, o orgânico da Eh Cosméticos, Pós progressiva da Bioextrarus, enfim, existem vários shampoos sem sulfato e de fácil acesso!

Elenice

28 de junho de 2013 - 11:26

Estou usando o da Bioderm oro argan e amando, meu cabelo não está mais tão seco, bjo!

Milena Peixoto

28 de junho de 2013 - 11:07

Esse shampoos da Schwarzkopf para cabelos loiros é perfeito!!! Eu uso ele, deixa um brilho incrível nos cabelos.

Suh

28 de junho de 2013 - 9:57

Oi Bia, já usei shampoo sem sulfato e desisti pois ressecou meu cabelo igual anti resíduos.

Bjus

Maysa

29 de junho de 2013 - 20:54

Usei o BioExtratos pós-progressiva e ressecou demais e aí parei.

Bianca

28 de junho de 2013 - 9:36

Bom saber Bia
Não tinha ouvido falar ainda desse tal de sulfato nos shampoos
Vou tentar achar pra experimentar tb!
Bjsss
Passa lá no blog e deixa um comment no passeio de domingo ok?
Bjsss
Bia

Sara

28 de junho de 2013 - 10:37

O Mamãe e Bebê da Natura é sem sulfato, uso esse e acho ótimo, meu cabelo fica macio e toque sedoso, bem soltinho, mas o que mais vejo falarem bem e o da Amend Eco Therapy para cabelos tingidos, a maioria não se adepta aos outros ficam com a sensação de que não limpa e tá com cabelo oleoso ou cabelo seco demis, então esse da Amend é o mais indicado para iniciantes com shampoo sem sulfato.

Carla

28 de junho de 2013 - 9:31

Olá Bia.
Os shampoos não são totalmente livres de sal. Se é shampoo de limpeza tem que ter o ingrediente de limpeza dos fios. Existem aqueles que tem menos e por isso agride menos. Uso um shampoo que se chama shampoo gloss da COIFFER (produtos profissional Dalie Coiffer).
Ele limpa não agredindo, tanto é que se o cabelo estiver muito engordurado não espuma tanto. Eu adoro pois nem preciso usar condicionador, só uma vez por semana.
Beijos, Carla (3013-2413).

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"