Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Faz tempo que recebo um comentário aqui outro ali me perguntando o que eu acho sobre shampoo sem sulfato. A verdade verdadeira é que nunca usei… Mas como é uma dúvida recorrente de vocês achei que seria legal fazer um post (mais que obrigação né? hehe) esclarecendo um pouco do que se trata.

Então vamos lá:

O shampoo sem sulfato (sulfate free) realmente é melhor?

 

O que é o tal sulfato? Existem alguns tipos de sulfato, o que é usado nos shampoos é o lauril sulfato de sodio/ sodium laureth sulfate que nada mais é do que um detergente “forte” e barato, além disso também é tensoativo -ajuda dar aquela cremosidade no shampoo e fazer espuma- Por isso ele é utilizado em larga escala e quase todo produto que limpa contém essa sustância. Já foi apontado, inclusive, como cancerígeno mas a Anvisa desmente. Fonte: Wikipedia

Então já sabemos que o sulfato é um detergente que é usado no shampoo. Mas porque toda essa polêmica em torno dele? Porque aparentemente é um produto agressivo demais, que retira as barreiras de proteção dos fios tornando- os mais ressecados e danificados. Os shampoos sem sulfato usam um tipo de detergente mais avançado e menos agressivo mas por causa disso faria menos espuma.

shampoo sulfato

Dessa forma aparentemente o shampoo sem sulfato seria sim muito melhor e traria menos danos pras fios. O famoso “limpar sem agredir”. Acontece que o mundo da cosmética lança mitos todos os dias (lembram do shampoo sem sal?)  dei uma conferida básica nos shampoos que tenho em casa e 100% deles tem o tal sulfato (do mais barato ao mais caro) então pra dizer pra vocês se o shampoo sulfate free é realmente melhor só usando por um tempo é e o que farei.

Na Feelunique tem algumas marcas de shampoos sem sulfato o que pretendo experimentar vai ser esse da Schwarzkopf . Mas se quiser ficar nos nacionais sei que a Bio Extratus e a Éh cosméticos já tem seus exemplares, vou até ver se acho pra comprar também assim já fazemos a comparação 😉

 

E vocês meninas, o que acham dos shampoo sem sulfato? Já tem opinião formada?

—————————

*ps: gostaram do meu vasinho? Marido que me deu! Falou que era pra usar nas fotos do blog que minhas florzinhas já tavam muito manjadas hahah taí amor!



Artigos Relacionados

Elenice

28 de junho de 2013 - 11:26

Estou usando o da Bioderm oro argan e amando, meu cabelo não está mais tão seco, bjo!

Milena Peixoto

28 de junho de 2013 - 11:07

Esse shampoos da Schwarzkopf para cabelos loiros é perfeito!!! Eu uso ele, deixa um brilho incrível nos cabelos.

Suh

28 de junho de 2013 - 9:57

Oi Bia, já usei shampoo sem sulfato e desisti pois ressecou meu cabelo igual anti resíduos.

Bjus

Maysa

29 de junho de 2013 - 20:54

Usei o BioExtratos pós-progressiva e ressecou demais e aí parei.

Bianca

28 de junho de 2013 - 9:36

Bom saber Bia
Não tinha ouvido falar ainda desse tal de sulfato nos shampoos
Vou tentar achar pra experimentar tb!
Bjsss
Passa lá no blog e deixa um comment no passeio de domingo ok?
Bjsss
Bia

Sara

28 de junho de 2013 - 10:37

O Mamãe e Bebê da Natura é sem sulfato, uso esse e acho ótimo, meu cabelo fica macio e toque sedoso, bem soltinho, mas o que mais vejo falarem bem e o da Amend Eco Therapy para cabelos tingidos, a maioria não se adepta aos outros ficam com a sensação de que não limpa e tá com cabelo oleoso ou cabelo seco demis, então esse da Amend é o mais indicado para iniciantes com shampoo sem sulfato.

Carla

28 de junho de 2013 - 9:31

Olá Bia.
Os shampoos não são totalmente livres de sal. Se é shampoo de limpeza tem que ter o ingrediente de limpeza dos fios. Existem aqueles que tem menos e por isso agride menos. Uso um shampoo que se chama shampoo gloss da COIFFER (produtos profissional Dalie Coiffer).
Ele limpa não agredindo, tanto é que se o cabelo estiver muito engordurado não espuma tanto. Eu adoro pois nem preciso usar condicionador, só uma vez por semana.
Beijos, Carla (3013-2413).

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"