Categorias: cabelos, Pergunta da semana, Plano Capilar Por Bia Munstein

pergunta da semana

Hoje a pergunta da semana é minha pra vocês:

O que você tem feito para cuidar do seu cabelo?

Não que vocês também não me façam essa pergunta, vocês sempre estão querendo saber o que estou usando no momento, quais tratamentos eu to fazendo, enfim.. como eu cuido do meu cabelo!

A gente sabe que um cabelo quimicamente tratado é um cabelo danificado, em menor ou maior grau, ele sempre será um cabelo danificado. MAS tem como ter um cabelo com química bonito e bem tratado! Isso é fato! Não é fácil -também não é tão difícil- e requer principalmente amor e persistência. Cuidar de um cabelo danificado, ressecado, é um processo constante não adiante fazer uma vez e dizer que não adiantou nada. É igual a propagando do Cicatricure: Se usa com constância se nota o resultado! hehe

E o que que um cabelo danificado precisa? Hidratação, nutrição ou umectação e reconstrução. (veja aqui o post “como identificar” pra saber diferenciar e o nosso tratamento completo para cabelos danificados aqui)

Dito isso eu tento sim manter minha rotina de cuidados! Meu cabelo recebe luzes a cada 3-4 meses, escova 2 vezes semana -e agora ainda to viciada no Mira curl–  é um cabelo seco de natureza e por isso fica sim bem danificado… mas lembram aquele evento que eu fui da Kerastase? A moça que analisa os fios naquele aparelho de aumento me deu os parabéns, disse que é difícil ver um cabelo com “meus problemas” bem tratado. E não to contando vantagem, só dando ânimo pra vocês verem que é possível pra qualquer pessoa ter um cabelo bonito!

Como eu tenho que fazer as resenhas do blog, eu não posso seguir um cronograma capilar a risca e praticamente não tenho tempo pra usar o que eu quero, mas eu tento na medida do possível seguir essa ordem -hidratação, nutrição e reconstrução- uma semana uso hidratante, na outra nutritiva e na outra reconstrutora. Aliás uma coisa que nunca gosto de fazer é testar mais de uma máscara reconstrutora seguida pra não dar excesso de queratina e uma coisa que gosto de fazer é a cada 15 dias dormir com um óleo na cabelo fazendo umectação. Eu tento alternar todos os tratamentos e por isso tenho conseguido manter a saúde do cabelo.

Mas e você? Como cuida do seu cabelo?

Já conseguiu incluir esse ritual de cuidados dos fios na sua rotina? Já faz sem nem perceber?

Me conta um pouco mais de como você anda se virando pra gente trocar figurinha 😉

Artigos Relacionados

Dani Lima

1 de novembro de 2013 - 12:03

oi bia . nos meus cuidados tbm sou como vc lavo os cabelos e escovo 2x na semana quarta e sabado .. na quarta eu sempre uso mascara reconstrutora a absolut toda quarta praticamente e a repair rescue tbm só na quarta feira mas essa eu só uso a cada 15 dias pois é muito potente! e aos sabados como eh final de semana sempre faço hidratações ou nutrições pq eh a parte q o meu cabelo adora rs. minhas mascaras hidratantes e nuritivas sao: joico moisture recovery, force relax loreal, moroccanoil, e as reconstrutoras: absolut repair e repair rescue ! bia eu nao sei se o q faço eh o modo correto , mas super funciona com meu cabelo ! sempre fiz assim. e graças a esse procedimento meu cabelo q tem luzes e escovo toda vez q lavo assim como vc , dá super certo fica forte e com aparencia de muito saudavel ! mas tbm devo a agradecer a vc , pois todos os meus produtos comprei por indicaçao sua e graças a Deus todos cairam feito uma luva para meu cabelo!:) bjs fica com Deus .

Marilia Carvalho

1 de novembro de 2013 - 11:57

Bia meu cabelo sempre foi um cabelo difícil, depois das luzes aí que a coisa piorou de vez. Mas sempre tive a preocupação de cuidar. Sigo as suas dicas do blog a risca, comprei bons produtos, comecei a usar shampoo transparente, alternar entre máscaras hidratantes(Acquaflora/), nutritiva(Joico) e reconstrutora(Sebastian penetreit/John Frieda Full repair), faço hidratações semanais, uso óleo de Argan, evito secador, passo longe da chapinha, etc, etc, etc… Mas mesmo assim meu cabelo não tá uma brastemp… 🙁 Ainda mais depois que eu fiz ombré hair a 1 mês, mesmo intensificando os cuidados meu cabelo continua com aspecto de ressecado e quebradiço, cheio de frizz. Não sei mais o que fazer… 🙁
Help me please!!!

Marilia

Carol

1 de novembro de 2013 - 11:29

Oi Bia, eu cuido do meu de forma mt simnples,mas eficaz, uso shampoo limpeza profunda da soft hair, shampoo rejuvenecedor tio nacho, condicionador jhonson baby aloe vera e vitam E, tenho uma mascara de jaborandi da maxlinebrasil e uma de castanha do pará da natura, mas tenha um segredinho q sempre passo no cabelo junto com o creme: mel…
pois é…agora to querendo trocar de shampoo, passar a usar o da farmaervas…
minha paixão mesmo é essa usar produtos naturais 😉

DanieleRA2608

1 de novembro de 2013 - 11:20

Oi Bia. Gosto muito das suas resenhas. Muito dos produtos (99,9% hehehe) que eu compro foram por indicação sua. Minha rotina é praticamente igual a sua. Meus cabelos são enrolados, ressecados, e faço escova duas vezes por semana, além das luzes a cada 4 meses. Mas eu tenho um sério problema com meu cabelo. O tempo não pode mudar que ele fica armado, com aquele volume horrível. Como se ele " chupasse" a umidade do ar. Tô tentando deixar a progressiva de lado, faz 7 meses que não faço, mas tem hora, que dá vontade de ceder. Tem alguma dica que eu possa fazer, além de andar com uma blusa de capuz toda vez que chove??
Bjos

Vívian

1 de novembro de 2013 - 11:18

Oi, Bia!
Fiz uma dessas análises do foi também! Fiquei super orgulhosa, a menina não tinha um defeito pra por no meu cabelo! hahahaha Fiquei mais feliz ainda pq sei o quanto invisto e cuido do meu cabelo, pq ele eh crespo e bem seco, eu usava guanidina até poquinho tempo atrás.. e agora fiz mechas loiras e tô viciada no babyliss! (ainda desejando um miracurl hahaha). Fiz essas mechas há menos de 3 semanas e ja comprei uns 5 produtos novos depois delas rsrs
Enfim, o que eu tenho feito pra cuidar do meu cabelo é: hidratar a cada lavagem (intercalo as máscaras Inner Restore da Senscience, Masquintense e Elixir Ultime da Kerastase, Force Vector da L'oreal e Moisture Recovery da Joico, uso sempre um bom protetor térmico antes da escova (Thermo Repair Cellular da L'oreal ou Ciment Thermique da Kerastase – também gosto de misturar um poquinho do óleo Óleo Relax, pq meu cabelo é muitooo seco..) Antes do babyliss tenho usado o spray protetor da CHI, achei maravilhoso, assim como o óleo Silk Infusion, que uso como finalizador e intercalo com o óleo Elixir Ultime Moringa Imortal, Orofluido e Sealed Ends da Schwarkzopf. Faço uma vez por mês aquela reconstrução (ou cauterização, sei lá como chama) Fiberceutic ou daquela linha da Kerastase de cor verde. É só isso tudo rsrsrs
Adoro seu blog e suas dicas, beijinhos!

Dani Oliveira

1 de novembro de 2013 - 11:05

Oi Bia, tudo bem? Eu queria te pedir uma ajuda. Semana passada fiz uma pequena loucura, no mesmo dia fiz progressiva, tintura e luzes. Mas meu cabelo aguentou bem, mas estou redobrando os cuidados.

Comprei os seguintes tratamentos: REDKEN EXTREME, Redken Real Control, Macadamia Natural oil, Sensciense Inner Restore e Joico revitaluxe.

Gostaria que você me ajudasse a montar um cronograma semanal para usá-las. Em que sequencia você acha que eu deveria usar? Você acrescentaria mais alguma máscara?

Obrigada por todo seu carinho e suas dicas.

Vanessa Marques

1 de novembro de 2013 - 10:54

Dificilmente escovo meus cabelos.
E só prancho 1 vez a cada 15 dias eu acho…
Enfim, faço assim:
D s T q Q s S – d S t Q q S s
D s T q Q s S – d S t Q q S s (4 semanas) (14 lavagens)
As letras em maiúsculas são os dias da lavagem durante o mês.
Hidra, Hidra, Nutri – Relaxima.Care, Senscience Inner Restore, L’anza Healing Moisture
Hidra, Nutri, Hidra – Senscience Inner, Bio extratus de tutano, Relaxima.Care
Hidra, Hidra, Nutri – Schwarzkopf Bonacure Q10, CHI Nourish Intense Silk Hair Masque for Fine to Normal Hair, loréal professionnel mythic oil
Hidra, Nutri, e Reconstrói – Orofluido, Schwarzkopf BC Oil Miracle Gold Shimmer,
Joico K-Pak/Absolut Repair
Umectação! + Cauterização Kétura
Espero muito que tenha entendido como faço. As madeixas agradecem!
Estou TOP, TOP!
Beijos Biaaaa adoroooo seu blog! Apesar que não pego muitas dicas, porque já tenho minhas máscaras certas e shampoos, uso Brilho extremo da Pantene, Orofluido e John Frieda.

Vanessa Marques

3 de novembro de 2013 - 19:27

Bia o que você achou do meu cronograma?
Beijos <3

bruna

1 de novembro de 2013 - 10:39

Nossa Bia, fiquei chocada, vc só lava o cabelo 2x na semana??? Ele não bagunça e nem fica sujo?? O meu passa 2 dias começa a coçar demaisssssssss.

Bom, eu tambem vim pedir tua opinião.. eu to cuidando tanto do meu cabelinho tadinho… do jeito que vc ensina, mas ele é tão pouquinho e ta a um palmo abaixo do ombro.. meu sonho é ter um cabelo na cintura.. mas faço mechas e escova e tu sabe como isso é dificil né?

Esses dias vi uma amiga minha que colocou mega de queratina, nossa ficou perfeito… estou me coçando para colocar.. mas ao mesmo tempo tenho medo sabe? por mais que me digam que não estraga, aquela cola na cabeça não me convence não…

Será q um dia vou conseguir ter um cabelão? Ainda mais eu que escovo de 3 a 4x na semana?? To a 4 meses sem retocar as mechas pra dar um descanço maior sabe… mas to quase desistindo.. me ajuda Bia :/

Karla

1 de novembro de 2013 - 10:20

Oi Bia. Acompanho o seu blog todos os dias… E amo muuuito! Acho você super sincera e as suas opiniões sempre dão certo para mim!!! A minha primeira providência foi trocar meus condicionadores por máscaras, e com isso meu cabelo virou outro… Mas hoje em dia a minha maior dúvida é em relação aos shampoos… Já que meu cabelo é muito seco fico em dúvida de qual a melhor fase (hidratação, nutrição ou reconstrução) para usar um transparente? Ou para usar um mais hidratante? Ou os dois juntos? Outra é de quantas em quantas lavadas você usa o Silver da Loreal? E o leave-in? Você acha que o cabelo acostuma se eu usar só o maravilhoso NPPE? Porque ele é tudo!!! Beijos e muito obrigada pelo seu blog existir…

DanieleRA2608

1 de novembro de 2013 - 11:25

Oi Karla, tudo bem? Eu vi que você usa o NPPE. Tô pensando em comprar ele.
Ele é tão maravilhoso mesmo???

KarlaMarinheiro

1 de novembro de 2013 - 13:18

É maravilhoso. E olha que eu tenho o maior receio de experimentar produtos sem enxague, já que o meu cabelo dificilmente se dá bem com produtos novos e geralmente é dinheiro jogado fora 🙁
Eu acho que apesar de "carinho" você pode comprar sem medo… mas não deixe de ler a resenha da Bia que dá a dica da dosagem (caso ainda não tenha lido…). Beijos!!!

Jéssica

1 de novembro de 2013 - 10:20

Oiii bia! Tenho cuidado muito bem do meu cabelo, fazendo o cronograma que você nos ensinou, me diz uma coisinha, estou querendo comprar uma mascara de hidratação boa, eu já tenho a force relax, você acha q posso comprar a lumino contrast? ela é tão hidrante quanto a force relax? pois sou loira, e meu cabelo nas pontas são muito danificados e secos, vc acha q daria certo para o meu cabelo esta mascara? deixaria meu cabelo sedoso e brilhante?
beijinhos

Maria Luiza

1 de novembro de 2013 - 10:17

Gente, saiu o resultado do sorteio de "desaegos" ?

Fabiana

1 de novembro de 2013 - 10:04

Bia, amei o post!!! Muito bom… E olha depois que conheci seu blog, meu cabelo MUDOU muito para melhor!
Graças a você!!!
Deixa eu te perguntar, eu posso passar o Oleo Extra Virgem (da Gallo) e passar no cabelo e dormir, e tirar no outro dia e lavar normalmente??
Posso, não vai ficar engordurado o cabelo, sei lá! Nunca tentei assim…
E meu cabelo nas pontas são loiras e muito danificadas, e minha raiz é um pouco oleosa!
O que vc me diz??
Beijos Bia, vc é muito linda!

Sandra Regina

1 de novembro de 2013 - 10:03

Oi Bia… Eu cuido dos meus cabelos com o cronograma capilar que você indicou. O problema do meu cabelo é que eu tomei em duas fases de um ano o Roacutan e isso fez que meus cabelos ficassem (podres) rs… tive na primeira vez como se fosse corte químico e agora na segunda etapa meu cabelo ficou poroso e grosso. Adoro seu blog e vc sempre muito fofa explica muito bacana os produtos e até já comprei quase todos os produtos. Sei que cada cabelo recebe o produto de uma maneira então temos que comprar e experimentar. Algumas pessoas falam que vc só experimenta produtos importados e caros. Eu realmente confesso que para mim produtos baratos não fazem nada no meu cabelo. E para ter volume de produtos no meu armário já compro produtos bons porque sei que faz uma diferença enorme.
Como já tinha relatado em outra resenha, meu cabelo é comprido e loiro natural liso e com luzes mais clarinhas com um pouco de volume . Então tenho que me atentar com muitos cremes. Há já ia me esquecendo comprei o Loreal Profissional Fiberceutic para cabelos grossos com a ampola… simplismente bárbaro…
Agradeço muito à você pelo meu cabelo apesar do remédio meus cabelos estão cuidados e não tive quebra. Lógico que tenho que cuidar mais para ele ficar sem frizz, menos volume e não embaraçar … (Hidratação, Nutrição e Reconstrução)..
Você é demaissssssssssssssssss Beijão

Alessandra

1 de novembro de 2013 - 9:57

OI BIA!!!!!! Sigo todos os seus passos, meu cabelo esta melhor. Vc podia fazer uma materia com suas mascaras de HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO preferidas, sei q vc ja fez isso a um tempao atraz, mas com certeza vc já deve ter mudado algumas delas. Ah, posso fazer o tratamento de Umectação com o Oleo Moroccanoil??? Bjos

Bia-Eu vou de Rosa

1 de novembro de 2013 - 11:21

pode fazer a umectação sim!
eu vou fazer o post que pediu
beijos <3

breila

1 de novembro de 2013 - 9:50

me inspiro em você Bia, sempre seguindo seus conselhos. Não uso mais condicionador, ja faço uma hidratação básica no banho mesmo….e de vez em quando uma reconstrução….bjo

Bia-Eu vou de Rosa

1 de novembro de 2013 - 10:32

=DD
Beijos <3

Lílian Manhaes

1 de novembro de 2013 - 9:50

Lavo com uma mão de pantene transparente;
Depois com uma mão de shampo branco (atualmente tresseme proteção da cor ou elseve proteção térmica);
Passo uma máscara hidratante ou reconstrutora (tenho no meu banheiro as importadas Tut Hair Vitaminas, uma da Tresseme de Hidratação e uma da Dove Reconstrutora que é muito boa e importadas tenho a Loreal absolute repair e uma da Joico embalagem cinza tipo bisnaga, esqueci o nome). Deixo de 3 a 5 minutos e enxáguo) Não uso condicionador.
As vezes uso ampolas de tratamento em substituição da máscara. Uso da pantene com maior frequência, mas as vezes troco para testar ou então aquele Pantene Tratamento Intensivo de Reparação Pós-química.
Loção Spray de pentear Tresseme Keratin Smoth (maravilhoso).
Óleo para cabelos Elseve comum (meu orofluido acabou) ou Sérum reparador de pontas da Tresseme.Split Remedy.
Creme de pentear Natura Hidratação Reparadora;
Perfume para cabelos Natura Plant – uso pouco…
Shampoo a seco Batiste Fresh (maravilhoso).
Quando seco com secador uso o spray Charming Gloss (ótimo).
Meu cabelo tem progressiva (4 em 4 meses) e tem tintura (mas sempre uso a Color Touch que agride menos).
É isso, beijinhossss

Bia-Eu vou de Rosa

1 de novembro de 2013 - 10:31

=D
Beijos <3

Helena Carvalho

1 de novembro de 2013 - 9:50

Oi Bia! Sempre acompanho seu blog, mas hoje é a primeira vez que comento.. Adoro cuidar do meu cabelo e depois que descobri a escova, vivo dela! rs 😀 Faço hidratação toda semana no meu cabelo, sempre com produtos nacionais. E é aquele esquema: lavo, hidrato e escovo. Esse é o meu ritual, e a cada lavagem mudo o creme hidratante, já o shampoo só de vez em quando.. Você faz essa mudança no shampoo? Beijos e parabéns pelo blog! 😉

Bia-Eu vou de Rosa

1 de novembro de 2013 - 10:31

eu faço igualzinho vc por causa das resenhas no blog rs mas usar a máscara mais algumas vezes seguidas tbm não faz mal
Beijos

Larissa

1 de novembro de 2013 - 9:35

Oi Bia. Estou querendo comprar o adificante da Kpro. Só que na beleza da web mudou a embalagem, http://www.belezanaweb.com.br/kpro/kpro-ph-balanc…. da uma olhada e me fala se é o mesmo.
Obrigada.

Bia-Eu vou de Rosa

1 de novembro de 2013 - 10:26

é esse mesmo =D
beijos

Larissa

1 de novembro de 2013 - 9:04

Oi Bia te contarei o que estou fazendo e usando em meu cabelo, e quero sua opinião se está certo. Meu cabelo é virgem, mas seco ele com secador. Lavo meu cabelo 3x por semana. Na terça faço hidratação( Senscience inner restore ou Matrix Acqua-imersion ou mascara miraculous recovery frizz ease), na quinta também faço hidratação. No domingo faço nutrição ( Osmo Intense Repair Mask). E uma vez por mês faço reconstrução (Repair Rescue Bonacure Swcharzkopf). Eu faço nutrição só uma vez por semana por que meu cabelo estava ficando "pesado",e reconstrução só uma vez por mes porque estava ficando aspero.
Ah só pra dizer, comecei a cuidar do meu cabelo depois que conheci seu blog, me animei.
Me indica duas mascaras de reconstrução "mais fraca" pro meu cabelo, a repair é muito potente.
Bem Bia é isso. Estou fazendo certo? usando os produtos certos para meu cabelo?
Beijos te adoro.

Bia-Eu vou de Rosa

1 de novembro de 2013 - 10:30

oi amore, eu gostei do seu modo de usar sim, na verdade não existe certo ou errado, mas se ta ando certo pode continuar 😉
Reconstrução mais fraca é dificil hein? rs vc já testou a Absolut Repair da loreal? ela não é fraca mas não é do tipo que costuma deixar o cabelo duro 😉 Acho que vai gostar dela
beijos

Larissa

1 de novembro de 2013 - 10:39

Não tenho essa não, estava pensando em comprar ela e o shampoo da mesma linha, dizem que é maravilhoso. Obrigada pela atenção. Beijos.

Thaliana

1 de novembro de 2013 - 8:24

Poxa antigamente o blog tinha mais resenhas de produtos de cabelo.Confesso que sinto falta de ver as resenhas como antigamente.Além de agora nao ter postagens nos finais de semana, as resenhas sobre produtos capilares com fotos, mostrando o produto e tal, so aparecem no blog no máximo umas 3x na semana, bem pouco mesmo. Ando um pouco decepcionada.

Bia-Eu vou de Rosa

1 de novembro de 2013 - 10:27

oi Thalita, infelizmente não consigo fazer mais resenhas 🙁 não da tempo de testar e não tem como testar vários produtos ao mesmo tempo, seriam resenhas falsas.. espero que entenda
Beijos <3

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"