Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Acho que essa é a pergunta que passa pela cabeça de todas nós quando fazemos alguma química mal sucedida no cabelo ou simplesmente quando com o passar do tempo percebemos que o cabelo foi ficando feio, quebradiço e com aquele aspecto de cabelo danificado.

Como recuperar um cabelo danificado?

Mas será que um cabelo danificado tem salvação?

Não quero entrar na parte chata e teórica da coisa mas preciso dizer que um cabelo que foi danificado em seu interior jamais voltará a ser um cabelo saudável como se fosse virgem! (o cabelo novo que vai crescendo cresce saudável, me refiro a parte do cabelo que foi danificada) E não é a primeira vez que falo isso, eu sempre tive consciência disso, então recuperar 100% o cabelo não tem como, mas não se desespere. Acompanhe o post!

Tudo bem! O cabelo nunca voltará a ser como antes, e aí gente faz o que? Desiste e lava a cabeça só com shampoo? Claaaro que não! Os tratamentos avançadíssimos que temos no mercado hoje em dia certamente não farão seu cabelo voltar a ser virgem mas vão te ajudar a ter sim um cabelo bonito de volta. (as vezes até mais bonito do que antes se você se esforçar bastante. Pode parecer loucura minha mas meu cabelo hoje, cheio de química -e cheio de tratamentos- é muito mais bonito que quando eu não fazia nada -nem tratava hehe-)

Mas como tratar um cabelo danificado?

Se você vai começar agora é bom saber que não é bom entrar logo com reconstrução se o cabelo estiver muito ressecado! Ele precisa muito reconstrução, mas use um produto bem nutritivo, ou algum óleo 100% vegetal (argan, tutano, karité, coco, etc) fazendo uma umectação antes de começar a reconstruir. Aqui tem um post falando sobre umectação, você pode fazer no dia anterior a reconstrução.

Cabelo nutrido vamos reconstruir: máscaras nutritivas tem muitas baratinha por aí que são ótimas, como eu disse até óleos naturais podem substituir, mas se tratando de reconstrução eu investiria numa profissional. Minhas reconstrutoras preferidas estão aqui. Faço uso dela umas 3 vezes seguidas, dando intervalo de pelo menos 3 dias entre cada lavegem.

Na primeira vez que for fazer a reconstrução eu optaria por um modelo de reconstrução completa como esse aqui (reconstrutora, hidratante e acidificante no mesmo uso) as demais aplicações podem ser só da máscara mesmo.

 

Terminado esse processo de 3 reconstruções seguidas seu cabelo com certeza estará bem melhor do que antes! Mantenha o tratamento usando máscaras de tratamento em toda lavagem, substituindo o condicionador, mas intercalando entre produtos reconstrutores, hidratantes e nutritivos.

——————————————————————————

Em tempo: hidratação, nutrição e reconstrução são complicadas pra você? Como já falei muitas vezes aqui no blog eu não me preocupo tanto em separar mascara hidratante de nutritiva. Pra mim existem dois tipos de tratamentos: hidratante e reconstrutor. O tratamentos hidratante envolve máscaras que repoe e retém agua nos fios, umas tem mais óleos que outras (seriam as nutritivas) e o tratamento reconstrutor é o que repõe matéria e queratina no fio, são as máscaras reconstrutoras (repair, deep repair, etc) e as cauterizações.

Espero que tenham gostado dias dicas! 🙂

 

 



Artigos Relacionados

Roberta

10 de Janeiro de 2014 - 11:18

Meu cabelo mudou mtoo depois que comecei a ler seu blog! Meu cabelo natural é super fininho e cacheado, e faz uns 5 anos que faço luzes e progressiva nele. Eu tinha muita ponta dupla, cabelo fraco, etc. Depois que parei de usar condicionador e passei a só usar máscaras meu cabelo mudou totalmente! No começo usei produtos nacionais mais baratos (mesmo assim já deu resultado), depois comecei a comprar os produtos que vc indica nos sites internacionais. To amando meu cabelo! Não corto faz 6 meses e não tenho uma ponta dupla! Não preciso nem fazer escova nele, seca natural e fica lindo, ondulado tipo Gisele! kkkkkkk Acho que isso tb influencia mto na saúde do meu cabelo, só faço escova ou chapinha qnd vou pra alguma festa (raramente), ai não tem muita agressão do calor. E tb demoro mais tempo pra retocar as luzes e progressiva, uns 8 meses, pois gosto da raiz escura e minha raiz não é mto cacheada. Acho que isso tudo fez meu cabelo melhorar 100%! Mto mais lindo do que qnd eu não fazia nada nele, como vc disse. Beijos, Bia!!

Bia-Eu vou de Rosa

10 de Janeiro de 2014 - 12:30

oi Roberta, obrigada por deixar seu "testemunho" hehe achei muito legal sua historia e fico feliz em ter ajudado em alguma coisa 🙂
Parabéns pelo cabelo! Dedicação é tudo!
Beijos <3

Karla

10 de Janeiro de 2014 - 11:16

Oi Bia. Você deu as dicas das máscaras, mas não falou nada sobre shampoos. Você acha que não faz muita diferença? Quando você opta por shampoo transparente, hidratante ou matizador? Beijos e que o Senhor continue te abençoando.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de Janeiro de 2014 - 12:31

Amém, flor! Obrigada 🙂
O shampoo eu deixo a pessoa escolher de acordo com o cabelo dela, minha preferencia são sempre os transparentes ou pelo menos translucidos, não sou a maior fã de shampoo cremoso. Mas uso também… O matizador é só pra dar um tapa na cor mesmo, uso quando precisa.
Beijos <3

Fabiana

10 de Janeiro de 2014 - 11:11

Oi Bia.. Tudo bem?
Deixa eu te perguntar, para salvar meu cabelo depois de uma descoloração, o que eu faço?
Qual produto salvaria meu cabelo?
Beijos

Bia-Eu vou de Rosa

10 de Janeiro de 2014 - 12:32

Oi Fabi, o post serve pra vc! É só seguir direitinho que a melhora vai ser grande 😉 os meus produtos reconstrutores preferidos tem no post, qualquer um deverá ser bom pra vc, fica a seu gosto, todos são excelentes! O que vai salvar seu cabelo é a dedicação de usar sempre, não abandonar o tratamento 😉
Beijos <3

Thais

10 de Janeiro de 2014 - 10:49

Bia querida! Ameii as dicas, muito boas! Meu cabelo sempre foi ressecado Bia, e faço luzes, e cada vez q faço fica mais ressecada! Por favor me de uma ajuda, eu fiz luzes faz uns 15 dias, ai depois passei a da Joico Azul, depois a Full Repair da John Frieda e agora a Force Relax, e meu cabelo ainda está muito seco, qual o procidimento que devo fazer agora?? Eu tenho a Repair Rescue? Faço essa sozinha, pq ela dá uma "ressecada" né? e Depois de lavar com a Rescue eu passo uma nutrição ou hidratação?? Me ajude tá Bia!!! Preciso muito reviver meu cabelo, dar brilho, ainda nao vi ele bonito, por estar seco. Vc acha que posso investir e comprar algum outro produto que vá dá mais resultado?
Beijiiinhoss

Bia-Eu vou de Rosa

10 de Janeiro de 2014 - 12:34

Thais vc pode usar a repair e na mesma utilização, depois do enxágue aplicar a Joico, que é ótima! Assim vc faz um ritual completo 😉 tem o acidificante? Eu acho ele muito util em cabelos descoloridos! mas eu faria o passo a passo do post, desde o inicio!
Beijos <3

Graziella

10 de Janeiro de 2014 - 10:38

Parabéns pelo post, Bia! Sempre muito competente… Aproveito para desejar um feliz 2014, cheio de alegrias, saúde e muitas idéias para salvar nossos cabelos…rsrs. Bjs, Graziella

Bia-Eu vou de Rosa

10 de Janeiro de 2014 - 12:35

Amém, Grazi! Obrigada pelo carinho!
Beijos <3

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"