Categorias: Encomendas Internacionais, off-topic Por Bia Munstein

encomenda com rastreio feelunique

Nos aqui do blog compramos muito em sites de fora do Brasil (tanto eu quanto vocês, certo?) então é super comum receber perguntas sobre a demora das encomendas. Aliás todos os posts ou fotos que publico sobre as encomendas internacionais, seja aqui ou nas redes sociais, a maior parte dos comentários é sobre a demora nas entregas.

Eu compreendo e muitas vezes passo pelo mesmo drama, mas como já falei algumas vezes não adianta reclamar com a loja. Se você comprou e eles enviaram, acho que é errado derramar nossa ira sobre eles (o mesmo vale sobre a taxa). E também porque não adianta, não resolve. O máximo que se pode conseguir é que eles se cansem de vender para o Brasil devido a tantas reclamações. (medo disso!)

A culpa é de quem então? Dos correios, da Receita, ou seja, o problema é interno do nosso País infelizmente. E já esta mais do que na hora de sermos tratados com mais respeito! Por isso precisamos reivindicar nossos direitos.

Li essa matéria no BJC e achei super interessante, um funcionário da Receita Federal ensinou o caminho das pedras para se fazer uma reclamação formal.

Retirei uma pequena parte do texto para ilustrar:

Praticamente não há reclamações formais quanto a atrasos no atendimento ou liberação de encomendas de pessoas físicas. Ora, se ninguém reclama (formalmente) da demora, então, a demora não existe. Ora, convenhamos, se não há ninguém reclamando formalmente, como é que um superintendente vai chegar para o Secretário da Receita e dizer: “Olhe, estamos precisando de mais servidores. As pessoas estão reclamando que a liberação das encomendas está atrasando demais

Então o lugar correto para se fazer uma reclamação, de acordo com o funcionário, é a ouvidoria do Ministério da Fazenda. E é preciso persistência! Todo mundo reclamando uma hora chega no ouvido de quem vai realmente tomar providências.

E vou começar fazer minhas reclamações, e vocês? Acredito que um texto simples, dizendo que comprou dia tal e ate agora não chegou (tantos dias corridos) seja suficiente. Claro que eles darão respostas genéricas, mas o importante é receberem reclamações em massa pra poderem finalmente tomar uma atitude.

Artigos Relacionados

Christina

21 de agosto de 2014 - 11:30

Eu tenho uma encomenda que veio de Portugal que foi postada em Março. Estamos no final de Agosto e até hoje continua na unidade do Paraná e ainda não recebi. Liguei para todos os telefones da unidade do Paraná (mais de cinco) e não atendem.
É um descaso e irresponsabilidade ridículos. Reclamei em tudo quanto é lugar, nos correios do Brasil e de Portugal. No Brasil, nem se dignam em me dar uma resposta, dão por esquecido. Já nos correios de Portugal, eles são muito atenciosos, rápidos e eficientes, imediatamente entraram em contato com os colegas do Brasil, mas também não conseguiram nenhuma resposta. Me pediram desculpas um milhão de vezes, como se a culpa fosse deles. A culpa é da ineficácia dos correios do Brasil.

teresa

3 de junho de 2014 - 5:16

Bia, voce viu o post no blog da bel sobre o assunto? Não sei se voce conhece mas ela trabalha com tributos e explicou tudo direitinho
http://www.blogdabel.com/2014/06/fui-taxada-e-ago

Pedi a minuta estou esperando ela me dar…

dany

30 de abril de 2014 - 15:30

Oi Bia! estava lendo seu post sobre compras internacionais e queria saber a quantidade de produtos que posso comprar em um mesmo pacote, (evitar ser taxada, rs!) exemplo: quero uns 8 produtos posso comprar eles no mesmo pedido ou eu divido e peço pacotes separados? o que você acha? Att
Amo seu blog, descobri a pouco e estou amando, entro todo santo dia, rs! Bjo:D

Bia-Eu vou de Rosa

30 de abril de 2014 - 16:22

eu compro o mais separado possível 😉
obrigada pelo carinho! <3
Beijos

Cíntia R. Gonçalves

19 de março de 2014 - 15:48

Acabei de efetuar minha reclamação, palhaçada, produto está literalmente empacado em Curitiba desde o dia 28/02 sendo que moro há cerca de 2h de lá! Absurdo!!

kaká

13 de março de 2014 - 23:27

Olá!
Desculpa, Bia, mas discordo de vc em alguns pontos. Os sites tem de se responsabilizar sim quando não há código de rastreio. Nós achamos que o problema é com a receita, e realmente pode ser, mas qual é a segurança que temos quanto a isso? Não há.
Então, acho válida a reclamação na receita e seria ótimo pra gente que faz essa espécie de compra uma resposta deles, mas, sem saber o caminho que as mercadorias percorrem, ficamos ao aprazer de mais de um "órgão público".
Então, nesse caso isso deveria entrar no risco do negócio desses sites.
Bj pra vc e parabéns pelo blog, muito legal!

Bia-Eu vou de Rosa

14 de março de 2014 - 10:02

mas aí seria só escolher a encomenda com rastreio, eles dão essa opção 😉
Beijos <3

Fabiana

11 de março de 2014 - 18:06

Oi Bia,
Interessante você tocar nesse assunto, porque eu percebi que ultimamente as compras estão demorando ainda mais. Antes eu recebia em média em 30 dias, agora fico feliz se receber em dois meses. As compras que fiz em novembro, recebi em fevereiro. Acabei de fazer uma reclamação na Feelunique (pela primeira vez e compro há mais de três anos no site) para reclamar de alguns produtos que eu acredito que tenham extraviado.
Mas será que adianta reclamar se não tiver o nº de rastreio?
De qualquer forma salvei i link aqui e vou reclamar das minhas compras atrasadas, não tem lógica demorar tanto, você já percebeu que em todos os sites há informativos sobre a demora das compras para o Brasil?
Qual será a explicação para tanta demora?
Beijos
Fabiana

Jéssika Brasil

11 de março de 2014 - 14:24

Para quem tem medo das taxas da Receita, descobri esse simulador, vale a pena usar e verificar se o preço cobrado não foi abusivo, o meu foi e já entrei contato com a Ouvidoria. O simulador serve para no mínimo termos uma noção dos tributos.
http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/

ANDREA

10 de março de 2014 - 20:13

TEM QUE RECLAMAR MESMO!

jackelinne

10 de março de 2014 - 14:48

oi gente tento comprar na feelunique há uma semana e ao finalizar o pagamento com cartão a pagina do site da erro e nâo finaliza minha compra.. isso é normal? tenho que desbloquear o pc para pop up?

Ingrid

10 de março de 2014 - 13:48

vamos la fazer tambem, eu ja fiz a minha. #torcendoporumbrasilmelhor #torcendopraficarlinda #projetorapunzelgringa #estrelasdehollywoodsquesecuidem

Fernanda

9 de março de 2014 - 16:15

Obrigada pela dica! Já fiz minha reclamação!

maria

8 de março de 2014 - 19:32

Olá Bia gosto demais do seu blog,acho suas dicas mara,e em relação ao que diz esta certíssima,eu mesma já tentei fazer a reclamação no site do ministério da fazenda,pois já tinha feito pesquisa onde eu podia reclamar,já sabemos que o problema é aqui p/variar né…então essa é outra dica mara q vc dá,nós precisamos nos movimentar e reclamar desse absurdo que acontece p/ñ mencionar o que realmente penso sobre encomendas extraviadas….:'(

erika

8 de março de 2014 - 18:00

um absurdo! recebí ontem, uma encomenda que foi postada em outubrooooooo!!!

Sônia

8 de março de 2014 - 16:39

Boa!
A colocação é ótima: tem que reclamar SIM! E para o canal certo! Eu sou uma 'reclamona' nata, e procuro fazê-lo com quem de direito, que pode realmente tomar alguma providência para sanar o problema. Conte comigo para reclamar com a RECEITA a partir de agora! Só reclamando todas juntas conseguiremos um pouquinho mais de respeito e eficiência na lida com as nossas amadas encomendas internacionais. Obrigada por divulgar. Beijo!!

Bia-Eu vou de Rosa

10 de março de 2014 - 10:28

;D
Beijos <3

edilene

8 de março de 2014 - 9:22

Bia faz tempo que vc não fala e nem pposta sobre a casinha, adoro seus poste da casa é muito egal pois nos da dicas……estou com saudades desses post…bjus linda e feliz dia das mulheres

Bia-Eu vou de Rosa

10 de março de 2014 - 10:28

oi flor, eu tenho postado no instagram! Vc tem? o meu é @biamunstein mas vou tentar postar mais aqui no blog!
Beijos <3

gleide

8 de março de 2014 - 9:17

Eu compro muita coisa lá fora, teve uma máscara da loreal que levou 8 meses p chegar. Tenha paciência, o lucro vale a pena. Geralmente eu compro todo mes, produtos que eu já uso ou seja sempre vou te-los. Eu comprei na Beauty bay ampolas, e um leave in com protetor solar para minha viajem de férias, comprei com diferença de dois dias, o que comprei por último chegou o outro até agora. Dá p explicar? não. Mas esse é o país em que vivemos.

fabia

7 de março de 2014 - 18:34

Eu comprei na Feelunique e realmente demorou três meses e meus produtos chegaram sem lacre e ainda paguei o imposto(ódio) , fiz a reclamação no email que o site propõe , e ai a minha surpresa que eles se responsabilizaram por tudo me devolveram a taxa de imposto (me pediram os comprovantes de pagamento efetuado no correio) por email e dois dias depois apareceu o reembolso em meu cartão de crédito.
Fui prontamente atendida em a relação a falta de lacre nos produtos com um mimo , mas apesar de ter ficado chateada com o site no inicio , agora eu posso assegurar que eles realmente são sérios e preocupados com pós venda.
Meninas podem comprar sem medo.

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"