Categorias: cabelos, Dicas Por Bia Munstein

guiadocabelocolorido1

Olá, meninas, aqui é a Ale, tudo bem com vocês?

Na hora de mudar a cor dos cabelos, nossa maior e principal dúvida é em relação a cor, afinal, que tom escolher!? Só que antes de qualquer coisa, é preciso ficar atenta aos cuidados que o cabelo colorido precisa, seja com tintura, luzes ou mechas. E analisar se você está disposta à manter todos esses cuidados diários.

Já faz muito tempo que pinto meu cabelo e há mais de 10 anos que ele estava preto, confesso que á a cor mais fácil e pratica de cuidar e manter, já que o tom por si só proporciona um brilho lindo. Mas, recentemente resolvi mudar e descolorir aos poucos meu cabelo, até tirar todo o preto e partir para outra cor, conseqüência disso é que meu cabelo – antes saudável – ficou um pouco danificado, ressecado e quebradiço.Para resolver meu problema e devolver a saúde ao meu cabelo, é necessário ter vários cuidados no dia-a-dia, cuidados que tenho antes e depois de aplicar a tintura.

Separei nesse post, dicas e cuidados para manter o cabelo bonito mesmo após processos químicos. Como manter a cor bonita por mais tempo e como devolver a hidratação e brilho dos fios.

Vamos conferir?

guiadocabelocolorido2

O antes…

1- Proteção pré-tintura: Como mencionei acima, a primeira coisa que a gente pensa na hora de mudar a cor dos cabelos é que cor escolher, né? Mas, antes de qualquer coisa é preciso cuidar dos fios e prepará-los para receber a tintura, por isso é indicado fazer Hidratação pelo menos uma semana antes de pintar o cabelo.

Se for descolorir, recomendo fazer a hidratação nas últimas duas ou três semanas que antecedem o procedimento, ela vai preparar o cabelo e deixá-lo mais resistente e pode ser feita em casa mesmo, basta escolher uma boa máscara de hidratação.

2- O profissional: Depois de hidratar o cabelo e estar com ele pronto para receber a tintura ou descolorante, é muito importante escolher um bom profissional. Pergunte e pesquise muito antes, peça indicações para amigas e somente depois de se sentir segura entregue seu cabelo nas mãos de um cabeleireiro. Essa dica é muito importante principalmente para as meninas que não tem experiência com tintura e é sua primeira vez, jamais faça esse tipo de procedimento em casa, ok?

3- Coloração: Assim como é importante escolher um bom profissional para te ajudar nesse processo de mudança, também é MUITO importante escolher produtos de qualidade, as tinturas profissionais são mais caras, mas, elas contém pigmentos que fixam melhor nos fios e danificam menos o cabelo. Lembre-se: “O barato as vezes sai caro”! 

4- Manutenção: Qualquer mudança requer paciência e investimento $$$, então se não quer estar todos os meses na cadeira do cabeleireiro invista em mechas Californianas ou Ombré hair, que além de lindas e super modernas, requerem manutenção a cada 5/6 meses.

 

…E o depois!

1- Água muito quente: Nunca lavei meu cabelo com água muito quente, mas, confesso que também quase nunca na água fria (exceto no verão), prefiro quando ela está morninha. Só que o ideal é lavar na água fria, já que ela sela as cutículas do cabelo e ajudar a manter a cor por mais tempo.

2- Produtos específicos: Pode até parecer frescura, mas, não é… É muito importante usar produtos específicos para cabelos coloridos, eles evitam a oxidação dos pigmentos e consequentemente o desbotamento precoce da tintura.  Hoje em dia é possível encontrar diversos produtos com essa finalidade no mercado.

3- Adeus shampoo de limpeza profunda (anti-caspa e anti-resíduos): Confesso que sempre gostei de usar shampoo anti-caspa uma vez por semana, para sentir meu cabelo e couro cabelo bem limpinho, acho a sensação maravilhosa. Só que depois de descolorir e tonalizar meu cabelo, passo longe desse tipo de shampoo, já que eles abrem as cutículas dos fios e fazem com que a tintura dure bem menos.

4- Lavar todos os dias: Outro hábito que eu tinha, lavar meu cabelo todos os dias era quase que um ritual, só que hoje em dia tive que me acostumar a lavar os fios dia sim / dia não. É óbvio que quanto mais lavamos o cabelo, mais rápido o pigmento da tintura vai sair, né?

Uma opção bacana para as meninas de cabelo oleoso, são os shampoo a seco, hoje em dia tem diversas marcas no mercado.

5- Hidratação e Restauração: É muito importante hidratar cabelos coloridos pelo menos uma vez por semana e isso pode ser feito em casa mesmo, basta substituir o condicionador convencional, por uma boa máscara de hidratação.

Já no caso da reparação e reposição de queratina, essa requer mais empenho, mas, também pode ser feita em casa. Ao contrário da Hidratação, a reposição de queratina ou Cauterização deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

Cabelos bem cuidados fixam a cor por mais tempo e exibem um brilho maravilhoso!

Confiram abaixo alguns produtos que vão te ajudar a manter o cabelo bonito, macio e brilhoso.

guiadocabelocolorido3

 

E aí, gostaram das dicas? Espero que sim! 

Quem tiver mais alguma dica para cuidar de cabelo colorido, compartilha com a gente nos comentários. 

 

Beijos e até semana que vem… Ale! Blog alebittencourt.com

 

 

Artigos Relacionados

Naime

26 de março de 2014 - 10:37

estou chocada com a qualidade do post! alem de informações boas, fechou com chave de ouro ao mostrar IMAGENS dos produtos indicados e em várias escalas de preços (amei o kerastase soleil) e sendo todos os tipos, shampoo, mascaras, cremes de pentear, leave in… há tempos nao me apaixonava por um post assim aqui!

ANDREA

20 de março de 2014 - 12:50

🙂 LEGAL!!!

Marianna

20 de março de 2014 - 12:30

Ebaaa, adorei ver a fotinha que eu tirei do Sealed Ends aqui no blog, me senti prestigiada 🙂
Ótimo post, eu já tive cabelo colorido duas vezes, numa delas eu cuidei e na outra não, a diferença é notável!
Beijos

Zélia

20 de março de 2014 - 9:57

Meu cabelo é misto e tenho mechas californianas tonalizadas de rosa, minha dia é qdo utilizar a máscara misturar com o tonalizante e tbm um pouco de óleo (de argan, ou de macadâmia), assim o cabelo fica tratado e tonalizado novamente e 'obriga' a gente a usar a máscara por um tempo maior pelo menos 30 minutos para poder tonalizar…. 😉
E tbm uso 1 vez na semana shampoo de cabelo oleoso em vez de sem resíduos, no dia que tonalizo, pq a cuticula fica bem aberta e 'gruda' mais tinta nele.
Beijoss

[…] Confiram o post completo com várias dicas bacanas lá no Eu Vou de Rosa, clicando aqui. […]

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"