Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Quem tem cabelo muito cacheado ou crespo e sempre manteve ele alisado sabe do desespero da raiz crescida.

Eu já passei por isso! Juro! rs E com base nessa experiência vou contar como me livrei desse “mal”, mas as dicas também servirão pra quem tem dificuldade de manter o cabelo liso depois da escova.

 

Minha experiência:

Quem comprou o e-book do blog, Manual do cabelo tratado, viu que no primeiro capítulo eu conto minha história de alisamento com os fios. Mantive liso por 10 anos, primeiro com hidróxido de sódio depois com guanidina, e mesmo assim sempre escovava os fios porque o resultado era muito artificial secando sozinho.

Até que um dia eu pensei: poxa, se eu tenho que escovar sempre pra que eu vou alisar? Mantenho só na escova e quando quiser deixo cacheado… (e também porque eu queria ser loira, o que era impossível com o alisamento)

Acredito que essa é a ideia que a maioria tem até a raiz começar a crescer, quando normalmente bate o desespero e a gente volta a relaxar de novo.

Eu venci essa parte com muita paciência e dedicação e vou dizer que não foi fácil mas valeu a pena pelo que “colho” hoje em dia.

 

Vamos as dicas:

A hidratação vai ser sua maior aliada! -vem a Bia com essa conversa de hidratação de novo rs- Mas ela é remedio pra tudo, gente… O cabelo que foi alisado/relaxado fica mais leve que o cabelo novo que vai crescendo, e sem o peso necessário pra puxar a raiz pra baixo ela fica indomável. Quando você hidrata (e reconstrói, nutre, etc) o cabelo vai ganhando peso e a raiz, por sua vez, ganha maciez e emoliência, o que facilitará demais a sua vida.

Na segunda etapa você precisa responder um pergunta: você desistiu da química para manter o cabelo liso só fazendo escova e usar cacheado eventualmente ou você vai realmente abrir mão do cabelo liso?

Se você decidiu que quer manter ele sempre cacheado o ideal é não fazer nada pra alisar nesse período de transição, nem escova. Mesmo não sendo química ela altera levemente o formato do fio. Nesse caso a dica é cachear a parte que esta alisada! Pra isso tem a fitagem que hoje em dia é mais conhecida como aquele técnica de enrolar cada mecha do cabelo com creme para pentear, ajudando o cachinho a se formar.

Outra forma é passar gel no cabelo e ir apertando de baixo para cima até o cabelo pegar a forma de cachos. O cabelo fica duro, mas funciona!

Minha intenção sempre foi continuar com cabelo liso, mas sem fazer química  então eu fazia escova que é o que faço até hoje. Aí você que é “leiga” em cabelo crespo pode pensar que é fácil, mas o cabelo que nasce, novo e cacheado, é um terror pra ficar liso. Novamente entra a coisa do peso do fio!

Pra facilitar o processo da escova é imprescindível uma hidratação a cada lavagem, ou seja, sempre que você for escovar o cabelo tem que estar com ele hidratado antes. A diferença é enorme. -tem tutorial de escova aqui e aqui no blog

Outra dica que deixo é pra raiz que volta a ficar crespa em volta do rosto por causa da umidade ou mesmo no dia seguinte: na hora que for secar passe um gel de fixação nesse cabelo mais rebelde -aquele de homem mesmo, mas sem alcool-  e seque normalmente com secador e escova. A raiz fica lisérrima! Eu inventei essa fórmula num dos meus momentos de desespero de raiz crespa. Passei vários, não minto. Eu escovava e dali a 30 minutos, somente em volta de testa, ele cacheava de novo…

 

Outra dica pro dia a dia é dormir com uma faixa de cabelo daquelas fofinhas, que ficam bem ajustadas na cabeça, assim a raiz amanhece lisa. Eu dei mais dicas pra raiz crespa aqui.

 

Pra finaliza e te consolar preciso dizer meu sufoco maior de transição durou só uns 6 meses, contando desde o último retoque. Então tenha paciência, se o que você quer é abandonar a química de alisamento não volte atrás nem muito menos faça escova progressiva! Cuide dos seus fios com carinho e sua dedicação será recompensada com fios macios e brilhantes 🙂

 

Claro que eu não poderia encerrar sem deixar dicas de crescimento pros fios, então confere esse post cheio de dicas preciosas.

 



Artigos Relacionados

Magaly

7 de novembro de 2014 - 9:06

Olá Bia pq vc não responde nossas perguntas?:(
No post do look que postou não respondeu. . Se der faz uma atualização de protetores térmicos. .bj

Bia Munstein

7 de novembro de 2014 - 9:17

@Magaly, eu respondo flor, mas as vezes demoro um pouco por pura falta de tempo…
estou com isso nos planos! 😉 vou fazer sim
beijos

Magaly

10 de novembro de 2014 - 15:28

Obaaa venho aqui todos os dias rs
Bia adoro seu blog nos ajuda muito. .bjo

Aline

7 de novembro de 2014 - 8:32

Bom Dia, Bia !
Adorei as dicas,apesar de nunca ter feito alisamento e nem outra química.Meu cabelo,não é enrolado,nem liso é indefinido,rs. Antes de conhecer o seu blog, eu fazia assim: Secava sem escovar e passava a chapinha e não hidratava. Agora que acompanho o seu blog eu hidratado e faço escova e abandonei a chapinha. A escova ainda não fica perfeita,mas um dia eu chego lá !
Beijos

Bia Munstein

7 de novembro de 2014 - 9:19

@Aline, ah que linda! Parabéns pela força de vontade 🙂 é assim mesmo, vc logo pega o jeito!
beijos

Danielly

7 de novembro de 2014 - 8:00

Queria eu ter a coragem de largar o alisamento Bia.Mas não consigo fazer escova em mim mesma , e acredito que a prancha danificaria bem mais meu cabelo , já que consigo fazer a EP de 5 em 5 meses ,e a prancha seria toda semaana.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:44

sim, chapinha danifica pacas 🙁 mas a progressiva tem vários problemas tbm.. resumindo: nossa vida não é fácil haha
beijos

Talita

7 de novembro de 2014 - 7:50

Ótimas dicas Bia,eu queria muito só ficar fazendo escova por causa da raiz, mas minha raiz é crespa e eu não tenho coordenação motora nenhuma pra fazer sozinha…Tem alguma dica?? rsrsrs

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:43

a dica é treinar! hehe eu tbm não sabia até treinar até conseguir rs separe bem as mechas e seque com calma! veja o vídeo 😉
beijos

Talita

12 de novembro de 2014 - 9:18

Aiii que fofaaaaa respondeu meu comentário hahahahahaha
Pode deixa vou treinar bastante, principalmente minha coordenação!!

Silvia

7 de novembro de 2014 - 7:43

Oi Bia! Pois é, tb passei por essa transição! Senti a necessidade quando passei a ter muitas alergias por conta da química! algumas extremamente fortes! Agora resolvi deixar cacheado de novo e é exatamente como vc disse, trabalho em dobro por conta da raíz, peso, ressecamento, etc. Consegui domar os cachos graças as suas dicas de hidratação e restauração. Aliás, a maioria dos produtos que compro me baseio em dicas suas! E até agora estão dando certo! Obrigada!

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:42

que bom que ajudei de alguma forma 🙂
beijos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"