Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Já tinha um tempo que eu não respondia o pergunta da semana e hoje resolvi vir logo com um tema bem polêmico haha quem tem cabelo muito cacheado ou crespo e sempre manteve ele alisado sabe do desespero da raiz crescida.

Eu já passei por isso! Juro! rs E com base nessa experiência vou contar como me livrei desse “mal”, mas as dicas também servirão pra quem tem dificuldade de manter o cabelo liso depois da escova.

Minha experiência:

Quem comprou o e-book do blog, Manual do cabelo tratado, viu que no primeiro capítulo eu conto minha história de alisamento com os fios. Mantive liso por 10 anos, primeiro com hidróxido de sódio depois com guanidina, e mesmo assim sempre escovava os fios porque o resultado era muito artificial secando sozinho.

Até que um dia eu pensei: poxa, se eu tenho que escovar sempre pra que eu vou alisar? Mantenho só na escova e quando quiser deixo cacheado… (e também porque eu queria ser loira, o que era impossível com o alisamento)

Acredito que essa é a ideia que a maioria tem até a raiz começar a crescer, quando normalmente bate o desespero e a gente volta a relaxar de novo.

Eu venci essa parte com muita paciência e dedicação e vou dizer que não foi fácil mas valeu a pena pelo que “colho” hoje em dia.

Vamos as dicas:

A hidratação vai ser sua maior aliada! -vem a Bia com essa conversa de hidratação de novo rs- Mas ela é remedio pra tudo, gente… O cabelo que foi alisado/relaxado fica mais leve que o cabelo novo que vai crescendo, e sem o peso necessário pra puxar a raiz pra baixo ela fica indomável. Quando você hidrata (e reconstrói, nutre, etc) o cabelo vai ganhando peso e a raiz, por sua vez, ganha maciez e emoliência, o que facilitará demais a sua vida.

Na segunda etapa você precisa responder um pergunta: você desistiu da química para manter o cabelo liso só fazendo escova e usar cacheado eventualmente ou você vai realmente abrir mão do cabelo liso?

Se você decidiu que quer manter ele sempre cacheado o ideal é não fazer nada pra alisar nesse período de transição, nem escova. Mesmo não sendo química ela altera levemente o formato do fio. Nesse caso a dica é cachear a parte que esta alisada! Eu ia explicar como fazia fitagem no meu cabelo quando era adolescente mas achei o vídeo dessa menina tão fofinha aqui que achei melhor deixar com ela hehe Mas quem sabe eu não resolvo gravar um desses?! Seria bom pra relembrar como é ter cachos rs

Como eu falei acima minha intenção era continuar com ele liso mas sem a química do relaxamento -eu queria ter mais liberdade pra descolorir- então eu fazia escova e é o que faço até hoje. Aí você que é “leiga” em cabelo crespo pode pensar que é fácil, mas o cabelo que nasce, novo e cacheado, é um terror pra ficar liso. Novamente entra a coisa do peso do fio!

Pra facilitar o processo da escova é imprescindível uma hidratação a cada lavagem, ou seja, sempre que você for escovar o cabelo tem que estar com ele hidratado antes. A diferença é enorme. -tem tutorial de escova aqui e aqui no blog

Outra dica que deixo é pra raiz que volta a ficar crespa em volta do rosto por causa da umidade ou mesmo no dia seguinte: na hora que for secar passe um gel de fixação nesse cabelo mais rebelde -aquele de homem mesmo, mas sem alcool-  e seque normalmente com secador e escova. A raiz fica lisérrima! Eu inventei essa fórmula num dos meus momentos de desespero de raiz crespa. Passei vários, não minto. Eu escovava e dali a 30 minutos, somente em volta de testa, ele cacheava de novo, e eu pagava mico na balada haha

Outra dica pro dia a dia é dormir com uma faixa de cabelo daquelas fofinhas, que ficam bem ajustadas na cabeça, assim a raiz amanhece lisa. Eu dei mais dicas pra raiz crespa aqui.

Pra finaliza e te consolar preciso dizer meu sufoco maior de transição durou só uns 6 meses, contando desde o último retoque. Foi o tempo que o cabelo levou pra acostumar que eu não ia relaxar mais e ficar liso só na escova. Então tenha paciência, se o que você quer é abandonar a química de alisamento não volte atrás nem muito menos faça escova progressiva. Cuide dos seus fios com carinho e sua dedicação será recompensada com fios macios e brilhantes 🙂

Claro que eu não poderia encerrar sem deixar dicas de crescimento pros fios, então confere esse post cheio de dicas preciosas.

 

————————————–

EDITADO: meninas, estamos arrumando um problema que tive com os comentários do blog e por conta disso é normal que comentários recentes não estejam aparecendo. Pretendemos organizar tudo durante o final de semana e espero não perder nenhum, creio que na segunda estarão todos de volta, se Deus quiser.

Qualquer  coisa me gritem lá no Facebook: www.facebook.com/euvouderosa

Artigos Relacionados

Reijeane

28 de dezembro de 2014 - 20:37

finalmente achei o que procurava, porque só achava meninas que pararam e queriam usar o cabelo cacheado e eu quero usar liso, más tem sido muito dificil, estou a 6 meses sem relaxamento pq meu cabelo não crescia mais e estava quebrando muito. Estou usando um balm protetor da l’anzaque ajuda muito na hora de escovar, más a raiz não está segurando o efeito liso e encolhe para o meu pavor. vou estar o gel para ver o resultado, ele tem o risco de quebrar o cabelo? beijoss

Bia-Eu vou de Rosa

29 de dezembro de 2014 - 10:39

se for sem alcool não =D
seja bem vinda ao blog!
beijos

Mai

10 de novembro de 2014 - 12:36

Oi Bia,
então tenho uma dúvida agora no verão, qnd vc vai pra praia, como q vc faz pra manter seu cabelo liso? faz um ano que estou sem alisamento, mas estou pensando em fazer agr no final do ano pra sobreviver na praia

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:38

flor eu sofro com isso tbm! e vou e falar a verdade: eu simplesmente não molho o cabelo! eu não sou muito de nada mesmo então não me faz falta.. eu entro de coque, óculos escuro, molho e até o pescoço e quando canso saio 😉 se molhar o cabelo enrola e tem que secar ou ficar com ele enrolado, e mais, resseca também por causa do sal e do sol
beijos

Debora

8 de janeiro de 2015 - 18:56

Igualzinha a mim! kkkkkk
Faço um coque mega apertado, coloco uma viseira ou chapéu por cima e entro na água até o peito.. quando molha é só um pouquinho na nuca.. Porque a trabalheira que dá pra lavar e secar, meu pai do céu, já desisto de mergulhar.. kkkkkkkk

moniq

9 de novembro de 2014 - 23:59

Oi Bia,

Eu já passei por transição capilar e pela minha experiência eu digo o seguinte: se você deseja parar de alisar mas quer continuar mantendo o cabelo liso com secador, pra mim é FURADA.
Eu tentei fazer isso e é muito difícil, o secador detona muito mais o cabelo do que uma escova inteligente feita por um bom profissional usando um produto de qualidade, sem contar na trabalheira que da, o incomodo quando o tempo esta úmido, urgh, tenho agonia só de lembrar dessa fase. E ainda o secador vai tirando a forma dos cachos, dai o cabelo fica estranho e sem forma quando seca naturalmente e vc se torna uma escrava do secador.
Acho que o medo que vc tem de alisamento é pq não encontrou o produto e a pessoa certa para fazer isso, assim como eu tinha, até que encontrei um produto que deu certo, que é a Inoar g-hair.
Serio bia, eu sou loira e também voltei a fazer inteligente, não tenho nem um terço dos produtos que vc tem, mas meu cabelo tem uma aperencia muito natural, sem usar secador. Acho que o segredo é vc retocar apenas a raiz, assim como as luzes, pra não danificar o comprimento.
Sei lá, pra mim a melhor opção é a praticidade, sem viver em torno do cabelo, acho que esse método limita muito a vida da gente, rs.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 14:06

pois é flor, cada caso é um caso! eu prefiro a escova porque mesmo quando fazia progressiva eu tinha que relaxar a raiz antes 🙁 e o resultado não era dos mais naturais, sem falar nas pontas que iam ficando cada vez mais ralas. Minha mãe e minha irma tbm são adeptas de progressiva, elas gostam eu não..
beijos

Sandra

9 de novembro de 2014 - 20:31

Oi Bia!!! Entro todos os dias no seu blog e adoro!!! Não sou de comentar, mas depois de ler esse post estou aqui!!! Achei simplesmente maravilhoso! Estou nesse período de transição e suas dicas vão me ajudar muito! Obrigada por tudo e parabéns pela dedicação.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 14:04

comente mais então!! =D
beijos

Carla Marnê Fernandes

8 de novembro de 2014 - 11:24

Oi Bia… Eu tbm tenho cabelo cacheado mais optei por fazer progressiva e tbm tenho luzes. A progressiva que uso consigo mater o cabelo saudável mesmo fazendo esses dois processos. Sempre faço os dois no mesmo dia e nunca tive problemas, não fico só fazendo escova pq tenho tendinite e acabo sempre n conseguindo terminar o cabelo por cqusa da dor. Resolvi esse proboema fasendo progressiva e deixo secar naturalmente, depois de seco só dou uns jatos de ar quente e passo a prancha. Já faço esse processo a mais de 8 anos e me dou mto bem… Bjux e adoro sua dicas.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 14:04

😉
beijos

Daniela Batista

8 de novembro de 2014 - 4:20

Bia amei a resenha e to tentando entrar nessa também para de alisar o cabelo com quimica uso escova progressiva a 5 meses não aliso,minha raiz ta bastante enrolada sou negra meu cabelo tem um bom crescimento. .mas gosto de cabelo liso e quero apenas alisa lo na escova e prancha pois o secador que uso é aquela escova rotatoria da da conair da polishop que promete alisar mas na realidade so alisa o comprimento na raiz ele nao alisa. .pois sua temperatura so c gente ega ate 900 watts..muita baiza pta esses secadores atuais.ainda nao tive dinheiro pra compra um secado e acabo secando com ele e alisando a raiz com a prancha mais em 2 dias a raiz volta a ter aquelas ondulações novamente pelo fato de estar sem alisar.me ajude bia nao quero mais usar quimica porem nao quero deixar de ter cabelo liso…pois facilita muito no meu dia a dia ..como vc e expert em hidratação me indica uma hidratação potente que me ajude a domar mais a minha raiz….e o gel que vc cita pra tirar o ressecados da frente ele nao quebra o cabelo nao…pode se usar um pouco na raiz? Ainda tem a questão do clima moro em Salvador e a raiz fica logo com o ondas nesse calor a escova nao dura muito. ..desde ja agradeço a atenção adoro seus videos…muito aprendizado. ..

Daniela Batista

8 de novembro de 2014 - 4:22

Ok..

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 14:04

na verdade o gel não é pra tirar o ressecado, ele é só pra alisar mesmo! pro ressecado tem que hidratar, nutrir..
mas pode passar na raiz sim! é exatamente onde deves passar hehe
beijos

Isabel Cristina Ferreira Gomes

23 de abril de 2016 - 9:19

Meu cabelo está crespo na raiz e liso nas pontas tem seis meses que parei de usar química e tá me dando um desespero porque metade do meu cabelo tá liso se eu cortar agora,vai ficar muito curto e está muito alto.

Begonia

7 de novembro de 2014 - 20:27

Boa noite. Desculpe escrever no post, não achei outro lugar. Te sigo já tem um tempo e gostaria de sua ajuda. Já uso vários produtos como Joico moisture recovery( máscara) Uso obrigatório da Truss, Loreal Fiberceutic, mascara senscience, dentre outros. Tenho luzes e progressiva mas na última luzes pela primeira vezes meu cabelo ficou elástico e na hora de pentear saiu um monte no pente, derreteu…Aff. A franja esta toda picada e esta acabado. Estou fazendo reconstruções no salão da joico, fiz a Fotônica da Tanagra e Bio Active da Doctor Hair. Não posso fazer progressiva pois ele não aguenta e nem quero mais para falar a verdade. Mas sinto que ele esta pedindo a progressiva pois principalmente a frente esta espigada. Estou pensando em deixar de ser loira pois não sei deixar o cabelo bonito sem progressiva, que na verdade estrada mais ainda. Da cintura tive que cortar no ombro. Não sei mais o que faço para melhorar, salvar o cabelo e como permanecer loira sem progressiva. Pode me ajudar? Beijos e parabéns pelo trabalho.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 14:02

amore eu sei o que está passando, sinto muito…
bom, vc já esta fazendo os melhores tratamentos, se o cabelo está tão ruim assim pode ser que unica saída seja a progressiva mesmo, mas uma que não vá piorar.. porque elas "embalsamam" o cabelo, então nesse caso de cabelo elástico e todo mastigado pode ser uma saída 🙁
não que seja bom sabe? to falando de ser o único jeito pra não deixar ele quebrar todo.. converse com o profissional
beijos

Josi de Souza

7 de novembro de 2014 - 18:26

Essa dica do gel me parece ótima, mais o cabelo não fica duro não? Porque o gel é pra fixa, não é isso? Ou é outro tipo de gel? Mais adorei o post de hoje, muito útil… Tenho certeza que tem muitas meninas com esse problema. Bjos!!!

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 14:00

fica meio duro sim rs mas é melhor do que cabelo todo liso e raiz crespa haha
beijos

Lyssa

7 de novembro de 2014 - 17:15

Oi bia!
Tenho lido seu blog e adorando!
Esse post de hj foi pra mim.rsrs
Eu to sofrendo com a raiz do meu cabelo subindo e já estava pensando em fazer progressiva de novo… Já cortei o cabelo no pescoço por conta de uma bendita escova Portier q deixou meu cabelo esticado, demorei 1 ano, mas ai fiz progressiva nesse meio tempo pra dar um jeitinho sabe. Rsrs
Ta acontecendo comigo exatamente o q vc falou. O cabelo alisado fica mais leve e sobe, aí fico igual um abajur. Ta difícil viu?
Mas como to loira agora acho melhor fazer uma química por vez e esquecer a progressiva…
Um beijo!

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 14:00

eu tbm acho lyssa! e fico muito feliz que esta gostando do blog 🙂
beijos

Thaliana

7 de novembro de 2014 - 15:02

Bia é possível um cabelo virgem ficar quebradiço ? Eu tenho o cabelo virgem e cacheado até a cintura, venho percebendo que, as mechas da nuca, estão extremamente quebradiças. Estão quebrando, literalmente, e essa mecha está até menor que o restante do cabelo. Meu cabelo é virgem, eu hidrato com máscaras de mercado mesmo, e quando lembro faço umectacoes. Mas pelo visto nada disso esta resolvendo, não sei mais o que fazer. Não quero tocar queratina no cabelo virgem porque eu acho que não deve ter necessidade e vai enrijecer a ponto de quebrar. O que eu faço?!
Beijos e sucesso bia.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:59

é sim! todo cabelo pode ficar ressecado e vir a quebrar! sem falar que chapinha, secaror, babyliss tbm quebram o cabelo pelo excesso de calor 😉
Hidratação nele!
beijos

cléa juc&aacu

7 de novembro de 2014 - 14:31

Bia amei suas dicas estou nessa situação não quero usar mais quimicas mais quero continuar com o cabelo liso e o meu é muito crespo mesmo,vou seguir tudo direitinho. Obrigado

Marina Gabriela

7 de novembro de 2014 - 12:47

Que coincidência, vim aqui pra te pedir dica de protetor térmico também. Estou usando o uniq one, mas não acho que a escova desliza no processo. Quero um protetor que facilite a escovação. Pra não puxar e arrebentar meus fios finos… Qual você indica?

Bia Munstein

7 de novembro de 2014 - 14:35

@Marina Gabriela, se vc gosta bem hidratante tem o da revlon que testei esses dias! e tem vários outros aqui: http://www.euvouderosa.com/defrizante/
beijos

Glenda

7 de novembro de 2014 - 11:34

Oi Bia!
Já passei por isso e sofri bastante! Apesar da minha raiz não ser crespa, é ondulada, mas com volume enquanto o resto do cabelo tava todo lisinho por causa da química.
Aguentei uns 6 meses só lavando: fazia touca, dormia com ele preso e tal, dava pra disfarçar. Mas depois disso não tive pra onde correr, comecei a fazer chapinha a cada lavagem pra domar o volume. E aí, com uns 7 meses nessa vida de chapinha, percebi que meu cabelo não estava aguentando a rotina. Então, parei com a chapinha – a raiz já estava abaixo dos ombros.
O primeiro mês foi a treva! Mas depois o cabelo foi recebendo hidratação de fato (que antes a hidratação se perdia toda na chapinha) e com isso foi diminuindo o volume.
Hoje tenho um palmo de pontas com química, então faço cachos nessas pontas com babyliss e deixo a raiz natural. Estou feliz! =]

E ah, gostaria que você respondesse uma pergunta da semana sobre como domar os cabelos nos dias de chuva!

Beijo!

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:47

é uma boa ideia de pergunta da semana! só não sei se tenho essa formula haha vou pesquisar!
beijos

Caroline Rodrigues

7 de novembro de 2014 - 10:35

Boa tarde, Bia!
Eu não tenho a raiz crespa, mas ela é ondulada e eu parei de fazer alisamento com química faz um tempo e agora mantenho só na chapinha, pq não sei fazer escova 🙁 qual a sua dica pra diminuir o frizz? Eu tenho muitos cabelinhos arrebentados que sempre quando faço chapinha eles ficam aparecendo. Eu tenho muito cabelo também e sofro quando lavo e tenho que deixar secar naturalmente… Aguardo sua dica pro frizz, pq acho horrível essas coisinhas levantadas rsrs AMO AMO AMO AMO SEU BLOG

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:46

Carol os cabelinhos arrebentados podem ser da chapinha viu? ela quebra muito os fios… e outra: quano eu preciso fazer chapinha em alguma parte do cabelo que ficou muito crespa depois da escova (raro) eu fico cheia de cebolinhas tbm rs
a dica é hidratação e leave in, são as melhores dicas pra frizz 😉
beijos

Liz

7 de novembro de 2014 - 10:21

Oi Bia, adorei seu post! Estou em transição faz 9 meses, meu cabelo é muito crespo e ressecado e estou sobrevivendo a base de escova… Gostaria de encontrar um protetor térmico que desse uma hidratada no cabelo, sabe? Você tem alguma dica? Beijo

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:45

viu aquele da revlon que resenhei esses dias? muito bom 🙂
beijos

Magaly

7 de novembro de 2014 - 9:06

Olá Bia pq vc não responde nossas perguntas?:(
No post do look que postou não respondeu. . Se der faz uma atualização de protetores térmicos. .bj

Bia Munstein

7 de novembro de 2014 - 9:17

@Magaly, eu respondo flor, mas as vezes demoro um pouco por pura falta de tempo…
estou com isso nos planos! 😉 vou fazer sim
beijos

Magaly

10 de novembro de 2014 - 15:28

Obaaa venho aqui todos os dias rs
Bia adoro seu blog nos ajuda muito. .bjo

Aline

7 de novembro de 2014 - 8:32

Bom Dia, Bia !
Adorei as dicas,apesar de nunca ter feito alisamento e nem outra química.Meu cabelo,não é enrolado,nem liso é indefinido,rs. Antes de conhecer o seu blog, eu fazia assim: Secava sem escovar e passava a chapinha e não hidratava. Agora que acompanho o seu blog eu hidratado e faço escova e abandonei a chapinha. A escova ainda não fica perfeita,mas um dia eu chego lá !
Beijos

Bia Munstein

7 de novembro de 2014 - 9:19

@Aline, ah que linda! Parabéns pela força de vontade 🙂 é assim mesmo, vc logo pega o jeito!
beijos

Danielly

7 de novembro de 2014 - 8:00

Queria eu ter a coragem de largar o alisamento Bia.Mas não consigo fazer escova em mim mesma , e acredito que a prancha danificaria bem mais meu cabelo , já que consigo fazer a EP de 5 em 5 meses ,e a prancha seria toda semaana.

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:44

sim, chapinha danifica pacas 🙁 mas a progressiva tem vários problemas tbm.. resumindo: nossa vida não é fácil haha
beijos

Talita

7 de novembro de 2014 - 7:50

Ótimas dicas Bia,eu queria muito só ficar fazendo escova por causa da raiz, mas minha raiz é crespa e eu não tenho coordenação motora nenhuma pra fazer sozinha…Tem alguma dica?? rsrsrs

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:43

a dica é treinar! hehe eu tbm não sabia até treinar até conseguir rs separe bem as mechas e seque com calma! veja o vídeo 😉
beijos

Talita

12 de novembro de 2014 - 9:18

Aiii que fofaaaaa respondeu meu comentário hahahahahaha
Pode deixa vou treinar bastante, principalmente minha coordenação!!

Silvia

7 de novembro de 2014 - 7:43

Oi Bia! Pois é, tb passei por essa transição! Senti a necessidade quando passei a ter muitas alergias por conta da química! algumas extremamente fortes! Agora resolvi deixar cacheado de novo e é exatamente como vc disse, trabalho em dobro por conta da raíz, peso, ressecamento, etc. Consegui domar os cachos graças as suas dicas de hidratação e restauração. Aliás, a maioria dos produtos que compro me baseio em dicas suas! E até agora estão dando certo! Obrigada!

Bia-Eu vou de Rosa

10 de novembro de 2014 - 13:42

que bom que ajudei de alguma forma 🙂
beijos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"