Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Cada cabelo tem uma necessidade particular de cuidado porque cada um reage de uma forma tanto a químicas quanto a tratamentos, mas hoje vamos falar de modo geral o que cada cabelo precisa pra tentar ajudar vocês a identificarem melhor o cuidado que devem ter com seu tipo de fio.

Pra começar é bom deixar claro que todo cabelo precisa de hidratação! Sabe aquela lenda que pele oleosa não precisa ser hidratada? Funcionada da mesma forma com os cabelos. Todo cabelo que não recebe algum tratamento acaba se tornando opaco e sem vida.

Mas esse tratamento varia de grau e intensidade de cabelo para cabelo. Vai depender muito do estado desse fio e de que tipo de química ele recebeu, e se recebeu.

Vamos lá:

IMG_7266

Cabelos virgens: um cabelo que não passa por nenhum tipo de química, nem escova e chapinha certamente será um cabelo mais fácil de lidar. O que não quer dizer que você deve abrir mão de tratamento. O sol é um dos maiores vilões dos nossos fios e ar condicionado e poluição também prejudicam. Portanto uma hidratação a cada 15 dias será de grande valor pra manter seus fios saudáveis. A lavagem também é super importante para manter o brilho, então não esqueça da escolha de um bom shampoo.

Cabelos quimicamente tratados: mesmo você que só tinge os cabelos tem fios quimicamente tratados, sabia?
Se faz luzes, descoloração total, relaxamento, progressiva, etc., então precisa redobrar os cuidados.
Cabelo com química perde matéria e precisa de tratamento completo para se recuperar dos danos. Isso quer dizer hidratação, nutrição e reconstrução. Recomendo sempre o plano capilar que já falamos aqui e a cauterização que ensinei aqui. Máscara de tratamento em toda lavagem é o mais indicado para cabelos quimicamente tratados que também são ressecados.

Cabelos virgens e com escovação e/ou chapinha frequentes: esse cabelo que passa por processos mecânicos com muita frequência tem a estrutura praticamente igual a um cabelo quimicamente tratado. As altas temperaturas deixam o fio muito ressecado e a chapinha em especial tem o poder até de tornar os fios extremamente quebradiços. Se seu cabelo é assim invista preferencialmente em nutrição, máscaras a base de óleos e umectação serão aliadas do seu cabelo. Reconstruções a cada 15-20 dias também são bem vindas. No caso dos fios já estarem muito danificados trate-os como ensinei no “quimicamente tratados” acima.

Uma dica valiosa sobre reconstrução capilar é que por mais que a gente sempre ache que o cabelo esta danificado chega uma hora que ele começa não querer mais o tratamento. Quando cabelo começar a rejeitar a máscara ele vai ficando áspero ao toque e meio duro sempre que você a aplica. Nesse caso está na hora de suspender o uso e partir somente para hidratações e nutrições por algumas lavagens.

Sempre que falamos em uso contínuo de produtos de cabelo também surge a dúvida: o cabelo acostuma com os produtos? E eu já fiz um post aqui esclarecendo esse mito, vale a pena conferir.

 

E foi isso meninas, espero que essas dicas simples (porém importantes) ajudem a cuidarem melhor dos seus fios. Não deixem de consultar a sessão “pergunta da semana” lá tem muitas questões respondidas.

Artigos Relacionados

Carol

15 de fevereiro de 2015 - 14:24

Oi Bia!
É a primeira vez que visito o Blog, e já estou encantada!! Que cabelo lindo o seu!! Apaixonei!!
Tenho luzes e progressiva, resultado: meu cabelo cresce até determinado tamanho depois começa a definhar!! Além disso, uso bastante a chapinha (sempre com protetor térmico)….. Sei que estou maltratando um pouco meu cabelo querido, mas quero cuidar melhor dele, o que vc aconselha??
Super beijo e Obrigada!!

Bia-Eu vou de Rosa

16 de fevereiro de 2015 - 11:10

flor seja bem vinda ao blog 🙂
meu cabelo tbm pare de crescer depois de um determinado tamanho 🙁
bom, eu te aconselharia parar com chapinha a tentar fazer escova que danifica menos! é o que eu faço e qui no blog tem post ensinando: http://www.euvouderosa.com/2014/01/tutorial-escov
outra dica é trocar seu condicionador por uma máscara em toda lavagem.
beijos

Ana Cunha

13 de fevereiro de 2015 - 19:37

Ai, Bia, esse post vem mesmo a calhar, porque eu tenho uma perguntinha: Bom, o meu cabelo já teve luzes, progressiva, só tinta, etc, mas no momento, tem 6 meses que não faço mais nada (nem corte), e até que ele está macio e brilhoso, porém tem uma coisa que me incomoda, eu acho meu cabelo muito leve! Apesar de ser naturalmente liso, por ser muito leve ele acaba armando, mesmo eu mantendo a rotina de hidratações em toda a lavagem (tipo, 3 vezes na semana). Enfim, minha dúvida é: quais máscaras você indicaria para aumentar o peso/caimento dos fios? Agradeço muitíssimo! Beijo e bom feriado…

Bia-Eu vou de Rosa

14 de fevereiro de 2015 - 11:02

Flor nutríçao costumam melhorar o peso do fio, mas no seu caso tem que ser produtos mais leves. Reconstrução tbm ajuda no caso do problema ser perda de matéria do fio.
Bjos

Lucy Viana

13 de fevereiro de 2015 - 6:20

Para cabelos que "acostumam" as vezes uma dose de antirresíduo funciona bem.
Algumas das minhas leitoras tem ótimos produtos, importados, e usam tudo de uma vez, parece que nenhum importado da certo, e na maioria das vezes é o excesso de proteína que ta sobrando e o tratamento não tem dosagem certa nem um cronograma por exemplo.

Boas dicas Bia.:*

Eliete

12 de fevereiro de 2015 - 23:28

Olá Bia,boa noite!
Adoro seus posts, depois que te sigo aqui no blog meu cabelo melhorou muito, tudo que sei para cuidar melhor das minhas madeixas aprendi aqui, seu cabelo é muito lindo PARABÉNS!!!
Gostaria de saber se vc vai resenhar o produto que uma colega falou aqui no blog? Lipoescultura Capilar Rocaporena, fiquei super curiosa, e como ela falou que tira o volume e não precisa de escova, achei muito interessante, não quero mais fazer progressiva, fiz tem mais de 1 ano, e tenho luzes no cabelo, já fiz umas 4 vezes, depois que fiz as luzes tô cuidando e não fiz mais progressiva e nem quero, era isso obrigada por dar dicas tão boas, seu blog é MARA, Beijos!

Flávia Fernandes

12 de fevereiro de 2015 - 12:05

Oi, Bia. Tudo bem?
Queria sua opinião: Para máscara nutritiva, qual você prefere? A Mythic Oil ou a Orofluido?
Beijos

Bia-Eu vou de Rosa

12 de fevereiro de 2015 - 12:49

Da matrix ou a orofluido? Flor eu nao lembro bem do resultado da oro.. Tem bastante tempo que testei já! Acabei até colocando ela num sorteio aqui do blog. Se vc puder comparar as resenhas acho que poderia avaliar melhor, como ficou o cabelo e tal.
Beijos

Marina

12 de fevereiro de 2015 - 0:00

Atualiza as listas de favoritos! Máscaras e finalizadores! Tenho certeza que você já modificou desde a última vez… =)

Mih Pontes

11 de fevereiro de 2015 - 22:05

Bia, to querendo comprar o pó e a ox da que vc fez em casa… Qual você acha melhor, esse ou da L'oreal?

Bia-Eu vou de Rosa

12 de fevereiro de 2015 - 10:35

Ei to amando esse 🙂
Bjos

Valquíria Sátiro

11 de fevereiro de 2015 - 19:54

Olá, Bia!
Post muito bom!
Por falar em tratamento, vc já ouviu falar no Split End? É uma maquininha que faz a mesma coisa que o corte bordado. Super bacana! Comprei e estou esperando chegar.
Se quiser, depois volto aqui pra contar.
Bjooo

Bia-Eu vou de Rosa

12 de fevereiro de 2015 - 10:35

Já estou atrás de uma rs

dayane

11 de fevereiro de 2015 - 19:39

Meu cabelo estava muito danificado e consegui voltar ao que era graças ao cronograma capilar e ainda contínuo com todos os cuidados recomendo muito . bjs bia te adoru!

Patrícia

11 de fevereiro de 2015 - 17:27

Bia o papel de parede alem de lindo ficou um fundo perfeito para as fotos do blog.!

Bia-Eu vou de Rosa

11 de fevereiro de 2015 - 18:23

Que bom que gostou! Minha ideia era essa mesmo 🙂
Bjos

Giovana

11 de fevereiro de 2015 - 10:33

Ótimas dicas Bia!

Bia-Eu vou de Rosa

11 de fevereiro de 2015 - 18:24

Que bom que gostou 🙂
Bjos

Ludmilla

11 de fevereiro de 2015 - 10:26

Oi Bia, espero que vc me ajude rs
Meu cabelo é liso,virgem, fino, cheio e com raiz oleosa. E meu maior problema é encontrar uma mascara somente de hidratação, a maioria é de nutrição ou reconstrução. Você poderia me indicar uma mascara de hidratação?
Também tenho problemas com shampoo, é dificil encontrar algum ue sej hidratante e nao deie minha raiz oleosa. Eu usava o de verbena do Boticario, mas ele saiu de linha. Voce tria algum para me indicar?

Bia-Eu vou de Rosa

11 de fevereiro de 2015 - 18:25

Flor o shampoo vc poderia tentar aquela da Pantene transparente, tem resenha aqui no blog, acho que é extra brilho.
Já a máscara fica difícil rs realmente todas têm óleo e São um pouco nutritivas..
Tem minhas preferidas aqui no blog tbm (ali na lateral em top posts)
Bjos

Krisley

11 de fevereiro de 2015 - 10:21

Bia! Onde ou com quem consigo comprar produtos de uso profissional? Procuro a Blindagem da 3R para comprar e não acho!
Tu sabe onde posso encontrar? Até mesmo alguma loja na web que seja de confiança?
Obrigada!

Bia-Eu vou de Rosa

11 de fevereiro de 2015 - 18:26

Eu gosto da beleza na web, não sei se tem essa marca porque não conheco.. Poe no Google pra ver se aparece algum lugar.
Bjos

Aline

11 de fevereiro de 2015 - 10:16

Bom Dia, Bia !
Que conteúdo perfeito, você explicou de forma simples e objetiva.
Aconteceu comigo, achava que meu cabelo estava mega danificado, abusei de produtos… Agora suspendi e estou só hidratando.
Beijos

Bia-Eu vou de Rosa

11 de fevereiro de 2015 - 18:26

Isso ai,citem que ir identificando 🙂
Bjos

Ivone Emilião

11 de fevereiro de 2015 - 10:12

Oi Bia, tudo Bem?
Gostaria de saber se você pode me dar uma dica, sobre queda de cabelo. Meu cabelo está caindo muito, mas muito mesmo.
Desde já agradeço.

Bia-Eu vou de Rosa

11 de fevereiro de 2015 - 18:29

Flor tem esse post aqui: http://www.euvouderosa.com/2013/05/pergunta-da-se
Mas sugiro procurar um dermatologista, cair muito não é normal 🙁
Bjos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"