Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Bia, me me tira uma dúvida: li na internet que é preciso utilizar condicionador mesmo após a máscara de hidratação para selar as cutículas do cabelo. É verdade? Você também usa?

Não foi a primeira vez que recebi esse pergunta, e inclusive já fiz um post sobre mitos capilares e incluí essa dúvida, mas como essa semana uma leitora voltou a me perguntar pelo Twitter (@BiaMunstein) resolvi colocar na pergunta da semana!

e a resposta para “preciso finalizar sempre com condicionador?” é: Depende!


Só se o condicionador tiver o ph mais baixo do que a máscara! Dessa forma ele vai selar a cutícula do fio por meio do ph. (as cutículas se fecham e se abrem através do PH do produto, produtos para alisar por exemplo tem PH por volta de 13 que é super alcalino e o vinagre, que indicam pra dar brilho nos fios, é super ácido com PH por volta de 2-3).

Acontece que hoje em dia muitas marcas fazem a máscara e o condicionador com o mesmo ph e sendo assim não vai fazer diferença e pode inclusive deixar o cabelo mais pesado.

Como saber então? A maioria das marcas infelizmente não informa na embalagem o ph dos produtos pra você usar essa informação na hora de decidir, senão seria só comparar. Caso você faça questão de saber é vendido nas farmácias fitas que servem para medir o ph dos produtos. Aqui no 2Beauty tem um post mega antigo mas super banaca sobre isso.

Mas minha dica final é: se for máscara hidratante não precisa, porque naturalmente elas tem ph mais baixo. Se for reconstrutora use, até porque além delas terem um ph mais elevado pra agir mais profundamente nos fios ainda vai ajudar dar mais maciez depois da reconstrução.

*Eu quase nunca uso, mas se você gosta de usar, use tranquila, se seu cabelo fica melhor é isso importa. =)

Dúvida tirada?

 

Agora se você quer aquele produto certeiro pra equilibrar o ph dos fios, seja para tratamento ou depois de uma química use um bom acidificante. Meu preferido é esse aqui.

——————————————–

Confere também o post sobre a ordem correta de aplicação dos produtos.

 

Comments

comments

Artigos Relacionados

Sarah

17 de julho de 2015 - 17:31

Olá Bia!
Gostaria de saber se tem problema eu passar condicionador sempre após a hidratação. Não consigo simplismente substituir o hidratante pelo condicionador, pois sinto o cabelo mais hidratado quando finalizado com o condicionador mesmo. Tem algum problema?

Bia Munstein

20 de julho de 2015 - 9:17

problema algum, pode usar 🙂
beijos

michelly

6 de julho de 2015 - 13:26

Bia, pra usar esse acidificante da K.Pro após uma quimica, como devo fazer? Passo xampu e em seguida ele? Ou seria xampu, hidratação, e em seguida o acidificante? Faço luzes a cada 4 meses. Brigada! bjs

Bia Munstein

6 de julho de 2015 - 13:32

amore eu já usei no retoque de luzes, logo após o shampoo comum, mas tive a impressão que a matização não pegou tão bem. Porque eu lavo com shampoo comum, só depois com shampoo matizador. Nesse caso eu acho que usaria ele só depois da matização -seja lá com que for usado na matização- no meu caso, depois do shampoo matizador e antes do tratamento.
beijos

juliana

25 de maio de 2015 - 11:37

Bia e vc usa seu acidificante de quanto em quanto tempo? vc usa só nas reconstruções ou nas hidratações também??
obrigada

Bia Munstein

25 de maio de 2015 - 15:56

costumo usar só nas reconstruções mas pode usar na hidratação se quiser tbm. Eu não tenho regra mas acho que uma vez na semana é suficiente.
bjos

Ivanara Varela

21 de maio de 2015 - 22:34

Minha flor, eu queria que tu me desse uma dica, pois meu cabelo é bem diferente do seu e por isso tenho muito problema com ele, pois ele muito ressecado principalmente as pontas, por mais que eu corte. É super fino e muito ralo e ainda por cima liso e difícil de modelar, e eu queria um produto que além de ajudar na hidratação desse volume, deixasse ele mais encorpado. A maioria dos produtos que você posta são para cabelos grossos e eu fico na duvida se eu posso usar ou não. Me ajuda!!!!

Bia Munstein

22 de maio de 2015 - 14:58

vc tem química? pelo que relatou não tem né? bom, pra engrossar fios naturalmente finos não é tão facil. Dizem que o óleo de ricino ajuda, já ouviu falar? além de ajudar na nutrição dos fios: http://www.euvouderosa.com/2014/07/testei-oleo-de-ricino-no-cabelo-pra-que-serve.html
bjos

Nara

21 de maio de 2015 - 19:48

Oi Bia. Entraram em contato. Te mandei um e-mail contando. Bjo

Bia Munstein

22 de maio de 2015 - 15:00

obrigada amore, mesmo assim vou deixar aviso nos posts 🙁

Fernanda

21 de maio de 2015 - 13:43

Tb costumo usar condicionador após o uso da máscara . Deixa os fios mais alinhados e mais fáceis de finalizar . Amo seu blog , ele é perfeito pra quem ama cuidar dos cabelos !!

Vivi

21 de maio de 2015 - 11:47

Eu sempre uso condicionador só nas pontas, acho quê o cabelo fica mais macio e liso com o uso do condicionador. Acho que o condicionador faz toda a diferença.

Jane Penasso

21 de maio de 2015 - 10:37

Eu sigo esta recomendação sempre e amo o resultado! A coluna é mara! Bjs

Andrea Henriques

21 de maio de 2015 - 10:17

Oi Bia, adoro seu blog!!!! Ele me ajuda muito, agora então q descolori os cabelos… Tem sido uma mão na roda, rs…
Mas tenho uma dúvida q não quer calar. Tenho feito tudo direitinho, hidratado, nutrido e reconstruindo os cabelos e ele já está voltando ao normal, mas qdo durmo meu cabelo geralmente amanhece com as pontas muito feias, espigadas, mastigadas… Minha cabeleireira havia dito pra eu dormir com um coque frouxo, no começo dava até certo( meu cabelo era maior), mas agora o cabelo fica marcado. 🙁 o q eu faço ? Me ajuda!!!!!!

Resenha Joico K-Pak Revitaluxe Bio Advanced

20 de fevereiro de 2014 - 16:50

[…] interessante utilizar um condicionador no final pra selar as cutículas. (lembram que eu falei isso aqui?) *Eu não usei pra não me confundir no […]

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"