Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

fundorosa

Pra quem ainda não sabe além de escrever o blog há mais de 6 anos falando sobre cabelos eu também tenho um e-book onde reuni minha melhores dicas de cuidados capilar. Tudo testado e aprovado por mim!

Além de contar minha história capilar, os dramas que já passei com meu cabelo, falar de muitos tratamentos, dicas de produtos e etc, já no primeiro capítulo do Manual do cabelo tratado eu deixo minhas dicas infalíveis para cuidar do cabelo. Aquelas diquinhas básicas -ou nem tanto- que a gente pode fazer sem muito esforço e não faz por puro desconhecimento.

São as dicas que considero mais importantes e úteis pra quem quer aprender a cuidar dos cabelos em casa.

A primeira delas foi a que realmente mudou meu cabelo e minha forma de tratá-los:

creme-cabelo

Troque seu condicionador por uma máscara de tratamento em toda lavagem! Você que lê o blog já está careca de saber disso, e claro que isso, assim como a maioria de tudo que vou falar, se aplica melhor a cabelos danificados, secos e ressecados, mas como esse é o público alvo do meu trabalho creio que não será problema.

As máscaras hoje em dia agem em no máximo 5 minutos então você pode perfeitamente fazer como eu faço: tratar seu cabelo durante o banho. Comece sempre lavando o cabelo e aplicando produto, assim enquanto você termina seu banho o produto age, penetra ainda melhor por causa do vapor do chuveiro e você não desperdiça seu tempo nem muito menos água.

A segunda coisa que considero superimportante é ter pelo menos uma boa máscara de tratamento. Veja bem, como eu disse no início do livro ele não será baseado em produtos caros e profissionais, mas entenda que é realmente importante que você tenha pelo menos uma que seja profissional. Elas são mais caras porque contém uma maior quantidade de princípios ativos, matéria prima que realmente tratam o cabelo. E se você dividir o preço pelo número de vezes que vai usar verá que não sairá tão caro assim. E sem falar que economizando um tratamento no salão você compra uma excelente máscara que vai durar no mínimo uns 3 meses usando um vez por semana (ou até mais).

O bom seria ter ao menos uma máscara hidratante e uma reconstrutora que fosse profissional, mas se não puder apenas a reconstrutora será suficiente, uma vez que temos muitas hidratações e nutrições bem acessíveis no mercado. Aqui no blog eu já listei meus produtos favoritos para reconstrução. Apesar do post não ser tão recente ele já foi atualizado.

Passemos a próxima dica:

xampu-tipos-lavar-cabelo

Lave bem os seus cabelos! De nada adianta estar sempre fazendo hidratações se seu cabelo está sujo, cheio de resíduos impedindo o tratamento de agir. Por isso minha recomendação é que use um shampoo transparente, pelo menos uma ou duas vezes na semana. Não sou a maior adepta de shampoo antirresíduos, acho que o shampoo transparente faz bem o seu papel, mas tenho um queridinho pra usar de vez em quando: é esse da Charis. Quer saber mais sobre shampoo transparente? Veja o post sobre ele aqui no blog.

Use leave in: não importa se você faz escova, chapinha ou deixa seu cabelo secar natural. Leave in/ creme para pentear é indispensável.  Ele aumenta a hidratação, controla o volume –tem uns que dão volume também, fica a gosto do freguês- e ainda por cima protegem o cabelo dos danos. Quer saber meus preferidos? São esses.

Mantenha uma rotina de tratamento! Saiba que cuidar dos cabelos é um hábito que você deve adquirir. Não é uma coisa que vai fazer uma ou duas vezes e depois parar, mas não se preocupe, com o tempo você acaba fazendo tudo automaticamente. Ainda mais seguindo as dicas do post <3

 

 Gostaram das dicas? Simples porém valiosas! Quem quiser adquirir o e-book é só clicar aqui. Está em promoção por 19,90.

Agora quero saber de vocês quem tem alguma dica infalível pra compartilhar!



Artigos Relacionados

Danielle Wiethan

14 de julho de 2015 - 20:28

Olá Bia, td bem, to sempre por aqui, tenho duas perguntas e um pedido: 1 – qdo faço escova no meu cabelo em casa ele não dura nada, minha raiz fica mto oleosa. O que posso estar fazendo de errado? 2 -Também gostaria de saber qual escova, marca, tipo etc.. vc indicaria para meu cabelo, ele igual ao teu. 3 – Faz um vídeo de auto escova rápida para aqueles dias que a gente chega em casa tarde ou cansaaaada do trabalho e ainda em que fazer escova rsrs. Bjs

Bia Munstein

15 de julho de 2015 - 10:32

amore se quando você faz no salão o cabelo não fica oleoso tão rápido o problema é com o shampoo que vc usa, que precisa ser mais forte -lavar melhor- ou vc precisa cprichar mais na lavagem (não precisa esfregar, passe uma quantidade maior e espalhe bem, repita a aplicação)
sobre escovas tenho esse post: https://www.euvouderosa.com/2015/04/meus-secadores-e-minhas-escovas-de-cabelo.html
agora escova rapida não tem rs se fizer mal feito ou correndo não vai ficar bom 🙁
beijos

Daianna

14 de julho de 2015 - 10:52

Oi Bia!
Adorandooooo seu blog….
Dicas valiosas tenho encontrado aqui!
Me identifico muito aqui pois meus cabelos são cacheados, secos e tingidos porém sempre escovados, ficava sempre na dúvida de qual máscara, shampoo e leave in usar para meu tipo de cabelo… posso dizer que você facilitou muitooooo pra mim Rsssss .
Estou sempre ligada aqui e farei algumas comprinhas a partir do que você indicou.
Beijão.

Danielle Santos

14 de julho de 2015 - 10:37

Quando vc diz para trocar o condicionador por uma máscara de tratamento, qual vc recomenda além das profissionais?

Renata Boscarini

14 de julho de 2015 - 10:28

bia ameiii as dicas!!! Parabens vc eh otima e seu cabelo esta maravilhoso, gracas a vc e seus cuidados, vc eh merecedora de tudo de bom!!! Bjao fica c Deus

Suellen

14 de julho de 2015 - 8:39

Ameeei as dicas. Meu cabelo não é tão ressecado, mas eu comecei um mini-cronograma capilar, só pra incorporar a hidratação na minha rotina mesmo, porque sempre esquecia desse pequeno detalhe. A diferença é notável! Mesmo quem acha que não precisa tratar, deveria tentar.

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"