Categorias: cabelos, Tipos de cabelo Por Bia Munstein

rp_Sem-Título-1-693x174.jpg

Oi meninas!

Esses dias deixei combinado com vocês que voltaria com os posts atualizados da série “cada cabelo um tratamento” e hoje vamos falar sobre o mais procurado: como cuidar de cabelos secos e ressecados!

Antes e queria deixar registrado uma diferença básica entre cabelos secos e cabelos ressecados: o cabelo seco normalmente é assim porque é sua natureza, já o cabelo ressecado se encontra nesse estado devido a uma piora de sua situação -um cabelo que já era seco- por conta de constantes agressões ou falta de cuidado. Porém até mesmo um cabelo oleoso pode se tornar ressecado no seu comprimento, é só haver abuso de químicas e ou chapinha por exemplo.

Dito isto bora para as partes dos cuidados?

Não custa lembrar que o cuidado começa sempre pela lavagem. Use um shampoo hidratante, meus preferidos já listei aqui, mas existem vários. O ideal é lavar esse cabelo duas ou três vezes por semana no máximo! E lavar duas vezes com shampoo em cada lavagem. (uma limpa a outra dá brilho). Eu lavo -e escovo- duas vezes por semana como vocês sabem.

Outra dica valiosíssima é aposentar o condicionador depois do shampoo! O próprio Marco Antonio di Biaggi fala isso e eu já me tornei cansativa de tanto repetir aqui no blog. Faço isso há anos!  No lugar dele use uma máscara hidratante ou de outro tratamento em toda lavagem. Você vai notar a diferença em pouco tempo. Boas máscaras agem em no máximo 5 minutos, ou seja, dá pra deixar agir enquanto se ensaboa, esfrega, depila, etc. Se o estado estiver crítico após enxaguar a máscara aí sim aplique seu condicionador. Serve para selar as cutículas e turbinar a hidratação (o cabelo costuma ficar mais macio e mais hidratado).

Use sempre um leave-in (creme para pentear) e se for fazer escova use um bom termo-ativado. Aqui tem alguns dos meus preferidos. Dizem que fazer escova depois da hidratação retira boa parte do tratamento e é verdade! Mas se você assim como eu, não fica sem escova, não vai deixar de hidratar por conta disso! Perde um pouco o efeito, mas mesmo assim hidrata. É por isso que aconselho hidratar toda vez que lavar principalmente nesses casos.

cabelos-danificados

Aos fins de semana pode fazer uma hidratação mais demorada. Deixe de 20 min. a meia hora se a máscara for hidratante ou nutritiva. Se for reconstrutora não pode passar de 10. Nessa hidratação mais demorada, que você não vai estar no banho, tente enxaguar o cabelo na água fria pra selar as cutículas. Essa hidratação é um plus, ok? Se você estiver mantendo a máscara nas outras lavagens e não fiz ela vez ou outra não vai ser nenhum desastre.

Uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês -depende do quanto está danificado seu cabelo- use uma boa máscara reconstrutora!

Tenha um bom finalizador! Me refiro a esses óleos de argan que são levinhos e dão brilho e sedosidade. Eles ajudam a manter o cabelo comportado, com menos frizz e mais macios. No momento meu preferido é esse mas use o da sua preferência.

Um cabelo seco por natureza sempre vai ser seco, a natureza do fio não muda -exceto aquela mudança natural com a idade-, mas com esses cuidados dá pra você manter seus cabelos sempre macios e hidratados!

 

Dá trabalho? Um pouco! Mas em pouco tempo você acostuma, vira rotina, e só vai ouvir elogios. 😉

 

Para ver mais posts como esse acesse a tag Tipos de Cabelos e outra tag muito bacana pra você visitar é a Pergunta da Semana 

 

Artigos Relacionados

Jéssica Karoline

21 de agosto de 2015 - 14:50

Eu tive um problema grave com ressecamento dos fios por excesso da combinação descolorante e chapinha. Cheguei a consultar uma dermatologista para me ajudar. Ela me recomendou a linha para cabelos ressecados da Nutricerat, os produtos são realmente incríveis e deram uma boa diferença nos meus cabelos depois de um tempo de uso. Usei o shampoo, a máscara e o óleo finalizador, o que mais gostei e ficou “pra vida” foi a máscara, daquelas que você sente diferença desde o primeiro uso.
Descobri seu blog há pouco tempo e tenho amado Bia! Estou seguindo muitas dicas e já sinto uma melhora gradativa. Meu cabelo também é descolorido e também é naturalmente cacheado, mas faço progressiva há anos. Com seu blog estou me encorajando a largar a progressiva e manter um cabelo mais saudável. Ufa! Chega de falar!
Beijoca linda!

Bia Munstein

24 de agosto de 2015 - 11:30

Hum vou procurar a máscara!!! rs que bom que o blog ta te ajudando 🙂

Renata

21 de agosto de 2015 - 14:06

Olá Biaa, tudo bem?

Já sou leitora há anos do blog, mas comento pouco… meu cabelo melhorou 100% com o blog, blog da salvação hehehe, uso vários produtos que você indicou e atualmente estou usando o joico recovery intercalando com o dream da Lola cosmetics, umectação com com óleo de coco e como protetor térmico aquele da aussie (que achei que deu brilho, mas não sei não a proteção…) De uns tempos para cá o cabelo está ficando meio poroso, e além das pontas duplas umas forquilhas de pontas em alguns fios, que a ao puxar quebram ali, não tenho nenhuma química no cabelo, mas uso secador umas duas vezes por semana no cabelo, já cortei as pontas e volta de novo, o que pode ser? help me please heh

Beijãoo Bia

Bia Munstein

24 de agosto de 2015 - 11:32

Renata eu investiria em reconstrução! Notei que você faz bastante nutrição mas pelo que relatou uma reconstrução cairia bem. Bjos

Bia Munstein

24 de agosto de 2015 - 11:32

E ahhh troque o protetor por um em creme! Vai ajudar tbm

Renata

24 de agosto de 2015 - 18:29

Obrigada Bia, vou tentar reconstruir.. eu já usei o joico luxe, achei ótimo…(faz tempo) sempre vejo que você gosta muito do sebastian, mas poxa vem tão pouquinho na embalagem hehehehe

Obrigada pela dica, vou nessa direção.
Beijos e beijos!

Bia Munstein

25 de agosto de 2015 - 12:30

a sebastian é super reconstrutora! mas rende muito 🙂

Claudia Nascimento

20 de agosto de 2015 - 19:55

Adoro seu blog Bia, acompanho diariamente, aprendi muito sobre cabelo com vc , adoro cuidar do meu cabelo, mas abandonar o condicionador não funciona pra mim, ele é muito importante para selar as cutículas, se a mascara não fala sua acidez deve-se usar o condicionador. Beijocas 1000.

Vilma

20 de agosto de 2015 - 19:08

Oii
sempre muito útil suas postagens
condicionador não uso à anos, dou preferencia as mascaras
sobre a mascara reconstrutora não sabia sobre o tempo de ação
bjs

Giselle

20 de agosto de 2015 - 9:16

Bia, qdo vc puder, faz um post sobre o absolut control nectar murumuru (leave-in).
Queria muito saber o efeito dele em cabelos loiros (mechas) e finos e como usar corretamente, de quanto em quanto tempo etc.
Obrigada. Bjs.

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"