Categorias: Culinária, Sem gluten Por Bia Munstein

Oi meninas!

Acredito que boa parte de vocês já tenham me ouvido falar sobre glúten ou sobre minha intolerância a ele. Como sempre que posto alguma coisa surgem várias dúvidas do tipo: você é celíaca? Você cortou pra emagrecer? O que você come? etc.. eu decidi gravar um vídeo esclarecendo tudo!

Pra quem não sabe o glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e aveia, então todo alimento que contenha alguma dessas substâncias, ou até mesmo traços dela, faz mal a quem é intolerante. Os sintomas são vários, porém o mais aparentes são diarreia, gases e dores abdominais.

Mas a intolerância vai além de uma simples dor de barriga, a pessoa que não pode consumir e consome deixa de absorver os nutrientes necessários e pode ter desde anemia até danos neurológicos, isso porque o organismo fica sensibilizado e mais defensivo do que deveria. Mais complicado do que parece…

Eu tenho intolerância ao glúten não celíaca, ou seja, eu não preciso abolir o glúten pra sempre da minha vida, mas preciso evitar o máximo possível. O máximo mesmo! No vídeo eu falo tudo, desde como eu descobri, quais são meus sintomas, qual é meu tratamento, o que o médico disse, o que eu como, etc…

E como prometi no vídeo que ia deixar algumas receitas aqui vou deixar abaixo as que eu mais como no dia a dia:

Waffle de pão de queijo-receita aqui.

Bolo de milho sem gluten- receita aqui.

Palitinhos de queijo sem gluten- receita aqui.

Ter intolerância ao glúten é bem chato, não vou mentir, mas com o tempo a gente acostuma! O importante é se manter saudável e não deixar se abater só porque você não pode comer uma coisa ou outra. O bom de compartilhar é isso: a gente não se sente sozinha:) E como eu disse deixei muitas dicas e informações no vídeo, mas quem quiser perguntar algo que eu possa ajudar é só falar! =D

Pra acompanhar o que eu ando comendo é só seguir no Instagram: @euvouderosa

Artigos Relacionados

Elidiane

9 de dezembro de 2015 - 8:13

Oi Bia! Olha lendo esse post e assistindo seu vídeo fiquei a pensar se tbm teria intolerância ao glúten. Eu quase sempre fico com a barriga inchada, estufada e as vezes dói muito mesmo, já tinham me falado que poderia ser intolerância à lactose, mas ao glúten não havia pensado. Uma coisa que eu cortei e melhorou bastante foi refrigerante, mas tem dias que não tomei o bendito e a barriga tá doendo. Vou tentar parar de comer coisas com glúten pra testar e ver se melhoro. Uma dúvida:vc sentia dor na barriga todos os dias ou às vezes eram outros sintomas diferentes?

Bia Munstein

9 de dezembro de 2015 - 10:17

todo dia, mas pro fim da tarde. Mas eram incômodos de gazes mesmo. Não chegava ser dor forte. óleo de hortelã pimenta (mentha pepirita) ajuda com os gases.

Mariana

3 de dezembro de 2015 - 20:22

Oi Bia. Faz tempo que acompanho seu blog e tbm seu canal. Tbm descobri faz pouco tempo a minha intolerância ao glúten e à lactose. No início é bem complicado, mas depois vc se acostuma. No meu caso eu tinha enxaquecas horríveis quase todos os dias, meu intestino funcionava a cada 10 ou 15 dias e minhas crises de alergias respiratórias tornaram-se frequentes. Tbm tinha mtas dores no corpo, resfriados e gripes frequentes e me sentia cansada o tempo todo. Quando decidi me alimentar direitinho tirando o glúten e a lactose da minha dieta comecei a não ter mais esses sintomas que descrevi e meu intestino funciona agora todos os dias direitinho, nem acredito sabia? Consegui desinchar e emagrecer 6kg em pouco mais de um mês. Mtooo feliz. Adorei as suas receitinhas. Tenho uma receitinha de pão de queijo que faço quase todos os dias, é mais levinha do que a sua, olha só:
Mistura bem 1clara, 3colheres de sopa de tapioca(uso a sem sal), 1colher de sopa de queijo tipo cottage sem lactose( pode ser requeijão tbm ou creme de ricota) 1colher de sopa rasa de queijo parmesão ralado. Coloca em forminhas de silicone e leva pra assar na air fryer por 15 min de um lado, tira das forminhas e vira pra assar a parte de baixo por mais 5 min ou assa no forno elétrico por uns 30min mais ou menos. Fica mtooooo bom. Pode fazer tbm na sanduicheira ou na máquina de waffles.
Vou tentar fazer os palitingos de queijo que vc colocou a receita, mas sem a gema..detesto o gosto..rs.
Bjo

Gabriela

3 de dezembro de 2015 - 11:53

Adorei o video e o post com receitinhas <3

Acho que tenho e vou falar pra minha irma tb! Nossa eu tenho todos esses sintomas e achava que era pressao baixa… Santa Ignorancia =(

Obrigada por dividir a experiencia! Beijo pra vc que esta cada vez mais linda xxx

Karina

2 de dezembro de 2015 - 12:28

Bia! Parece que era eu falando no seu vídeo, sou Int. a Lactose, os sintomas são bem parecidos, mas no meu caso tenho a enzima que posso tomar antes de comer algo para que o intestino consiga digerir a lactose (embora mesmo com a enzima não fique 100%, e não compro coisas sem lactose pois tbm me dão reação). E o grande problema com o leite também é essa coisa viciante, você fica com vontade de comer coisas com leite toda hora! Gostaria de te perguntar, parece que você não disse no vídeo, qual o exame você fez para constatar a intolerância? Eu tenho a suspeita da Intolerância ao Glúten também, preciso fazer a colo com biópsia, e o medo de ser? Já não posso com leite, se for glúten também, ferrou! No meu caso, também tomo suplemento com ferro, vit. b12, colágeno e natus gerin, justamente por que nos meus exames acusaram, anemia, baixa vit. b12 e o Natus Gerin foi pra fadiga extrema, e te digo que é um santo remédio! Bjos!

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"