Categorias: cabelos, nutrição, Pergunta da semana Por Bia Munstein

Uma das melhores coisas que você pode fazer por um cabelo ressecado é uma umectação semanal com óleo 100% vegetal como já ensinei aqui no blog, mas a dúvida que sempre surge é qual óleo usar uma vez que nem sempre encontramos muita variedade por aí. Daí que me surgiu a ideia para o post de hoje contando pra vocês quais os melhores óleos que já usei no meu cabelo e como cada um age nos fios.

Vamos conferir?

Lembrando que a umectação é o ato de nutrir os fios com óleo 100% natural, mais conhecido como óleo vegetal. Os óleos vendidos em farmácias, aromatizados, são compostos em grande parte por óleo mineral e por tanto não servem para umectação –aqui você confere o post explicando como fazer-, as os óleos usados como ingredientes de máscara contribuem também para nutrição dos fios.

cabelos

Óleo de coco: acho que não poderia deixar de começar por ele! É um dos meus preferidos por ser tão completo e também por ser mais fácil de encontrar. O óleo de coco além de nutrir altamente os fios também fornece muito brilho. E não importa a forma que ele é vendido, alguns vem pastosos -só aquecer levemente que fica líquido- outros são vendidos como auxiliares no emagrecimento, desde que seja 100% vegetal, ou seja, óleo de coco puro, pode ser usado para umectação, e isso serve para todos os outros óleos.

Óleo de argan: rico em oxidantes faz bem não só para os cabelo como para a pele. Vamos nos ater aos benefícios para os fios que são o tema do post. Nos cabelos ele trás ação regeneradora, aumenta o brilho, a resistência e a sedosidade. Para umectação deve ser usado puro -o que é difícil de encontrar- mas está presente em vários cosméticos como a famosa linha Moroccanoil.

Óleo de marula: de origem africana é utilizado há tempos para manter cabelos, pele e unhas bem cuidados. Tem altos níveis de antioxidantes -como Vitamina C, Vitamina E e aminoácidos essenciais- é muito utilizado em cosméticos de luxo, principalmente para os cabelos. Já testei alguns produtos da Schwarzkopf que tem ele como ingrediente chave: Oil Miracle  e Fibre Force são dois exemplos.

Castanha do pará: foi um dos primeiros óleos que usei para umectar meus fios. A castanha do pará é brasileira então não é um óleo caro nem difícil de achar. Excelente umectante, ele é ótimo para conservar a hidratação dos fios.

Germem de trigo: outro óleo excelente e fácil de encontrar! Princípios ativos derivados do trigo são seguramente um dos ingredientes mais usados em produtos de cabelo. (será que afeta quem tem intolerância? Espero que não rs). São conhecidos pelo seus benefícios aos fios e com o óleo não é diferente. Possui vitamina E, B1, e substâncias como potássio, ferro,  proteínas.

Óleo de rícino: já dediquei um post inteiro sobre ele aqui no blog. Seu uso contínuo promete encorpar cabelo finos, ajudar nos crescimento e fortalecimento do cabelo. Não é meu óleo preferido para umectação porque é um óleo pesado e um pouco difícil de tirar, mas tem ótimos resultados.

c3b3leo-vegetal-1

Pra finalizar preciso ressaltar que todo óleo age formando uma barreira nos fios impedindo que a água evapore com facilidade, garantindo assim um aspecto naturalmente hidratado aos fios, além das propriedades que cada um apresenta.

Como falei no início do post a umectação só deve ser feita com óleo puro, 100% vegetal, mas produtos que contém esses óleos na composição são excelentes aliados na etapa de nutrição dos fios ou no caso de máscaras reconstrutoras ajudam dar mais emoliência e sedosidade, impedindo que o cabelo fique rígido ou áspero, gerando um equilíbrio entre reposição de massa e hidratação.

 

Artigos Relacionados

Eliane

11 de fevereiro de 2016 - 15:40

OI Bia fiquei com uma duvida faço umectação com óleo de coco, posso após a umectação fazer uma nutrição ou não é necessário.

Bia Munstein

12 de fevereiro de 2016 - 14:30

depois da umectação vc pode fazer o tratamento que quiser! se o cabelo estiver muito ressecado nutrição em seguida é uma boa sim

Juliana

8 de janeiro de 2016 - 13:03

Oi Bia!
Eu posso usar o Orofluído pra fazer a umectação ???

Bia Munstein

11 de janeiro de 2016 - 13:07

o ideal é fazer com óleo 100% vegetal! o oro não é puro.
bjos

Katherine

5 de janeiro de 2016 - 16:55

Ameeei o post Bia.. estou necessitando fazer umectação, sempre faço com o oleo de coco, será que é bom variar?
Beijos e Feliz ano novo para você, cheio de realizações!
Ahhh, vi no insta que você trocou seu cel pelo Plus S, disse que a camera é bem melhor né? já to louca querendo trocar também! hhahahaha

Joyce

5 de janeiro de 2016 - 11:19

Bia, vc esqueceu do mais simples de encontrar, além do preço atrativo e q está presente na maioria das casas: o azeite extra virgem. Dizem q o resultado dele é ainda melhor q o de coco, vou fazer uma umectação com ele essa semana para experimentar.
Bjos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"