Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

Sempre que eu posto algum tratamento envolvendo acidificante surgem várias dúvidas sobre sua utilização! Acidificante é uma coisa relativamente nova para nós consumidoras e pra ser sincera quando usei a primeira vez eu também não tinha muita noção de tudo.

Hoje, com pelos menos 3 anos de uso, aprendi bastante coisa sobre este item indispensável para cabelos danificados e vou dividir tudo com vocês nesse post.

Bora?

O que é acidificante? é um creme com enxague, semelhante a um condicionador, que você aplica nos fios e enxágua depois de uns 2-3 minutos com o intuito de selar as cutículas dos fios por meio de equilíbrio do Ph.

Pra que serve? O acidificante serve basicamente para “acidificar” o cabelo, falando mais precisamente, reduzir seu PH. Entenda: nosso cabelo tem Ph em torno de 5,5 que já é um Ph ácido (menos que 7 é ácido, 7 é neutro e maior que 7 é alcalino), mas quando fazemos químicas elas elevam o Ph do cabelo, para que as escamas se abram e elas possam penetrar – um alisamente tem Ph por volta de 13!!-. Só que cabelo com Ph alcalino/alto é igual cabelo com escamas abertas, e cabelos com escamas abertas perdem seus nutrientes e não conseguem reter nenhum tratamento. É onde entra o acidificante, regulando esse Ph, fazendo ele voltar a ser ácido e com isso fechando/alinhando as cutículas. Os acidificantes normalmente tem Ph menor que 3.

fio

Como usar: finalmente vamos a parte mais polêmica que é como usar o tal acidificante! Antes da máscara? Depois da máscara? Antes e depois?

Quando eu comecei usar acidificante me parecia muito lógico que seu uso devia ser feito no final de tudo, afinal ele serveria para selar as cutículas, logo no final parecia o mais correto. Como o cabelo vai receber o tratamento com as cutículas seladas, certo? ERRADO!  Nem tudo que parece certo na teoria funciona na prática.

O acidificante deve ser aplicado antes da máscara, logo após o shampoo! Desse modo ele age fechando as cutículas, deixando o fio similar a um cabelo saudável, e quando for introduzido o tratamento ele não vai escorrer pia a baixo como aconteceria num cabelo com as cutículas abertas.

Mas você ainda não esta convencida, achando que o cabelo vai estar selado e o tratamento não vai penetrar, correto? Veja bem: o termo “selar as cutículas” é meio exagerado, as cutículas se alinham para baixo, se mantendo juntinhas e fechadinhas, mas elas não estão seladas, estão fechadas! O tratamento penetra normalmente, caso contrário somente cabelos muito danificados, com as cutículas abertas, poderiam receber tratamento. Em qualquer outro cabelo mais saudável, com as cutículas fechadas, esse tratamento não penetraria. Entende? E se te convence ainda mais um dos protocolos de tratamento mais antigos com acidificante –que é com o kit K-Pak da Joico– usa o acidificante antes de máscara.

Dito isto ficamos combinadas que o mais correto é aplicar o acidificante ANTES da máscara de tratamento (mais precisamente a de reconstrução, que é com que o acidificante mais combina), mas isso não quer dizer que você não possa aplicar mais um pouco de acidificante depois de tudo pra dar aquele toque final. Nesse caso nem necessita deixar agir, só aplicar e remover.

De quanto em quanto tempo usar? Essa parte é mais complexa porque varia muito do estado do cabelo! Veja só: um cabelo elástico, poroso, que acabou de passar por uma descoloração e esta praticamente desmanchando, precisa de mais acidificante que os outros (assim com de reconstrução). Então essa pessoa vai fazer muitas reconstruções e pode usar o acidificante em todas elas. Isso no início! Não devendo ultrapassar uma vez na semana.

Já cabelos danificados tipo os meus, agradecem seu uso a cada 15 dias. Cabelos levemente danificados a cada 30 dias. Aí vai do bom senso e experiência de uso de cada um, afinal cada cabelo tem sua particularidade e vontade própria.

Qual acidificante eu uso e indico? Quem é leitora do blog já sabe, mas caso você esteja chegando agora por essa bandas um que já uso há muito tempo e gosto muito é o Ph Balancer da K.Pro. Seu efeito é ótimo, dura uma vida e tem um preço incrível (tem pra vender aqui). (minha embalagem é antiga)

 

Dúvidas tiradas? Qualquer coisa só dizer nos comentários! 😉

Artigos Relacionados

Bruna Nogueira

1 de março de 2016 - 16:57

Bia, tudo bem? Tenho notado que meu cabelo está sem brilho. Fica macio, mas não tem brilho. Que produto me indica? Abraços.

Bia Munstein

1 de março de 2016 - 18:10

seu cabelo é loiro? se for é dificil brilhar mesmo 🙁 se não talvez seja o caso de usar um acidificante pra fechar as cuticulas.
beijos

Bruna Nogueira

4 de março de 2016 - 12:07

Oi Bia! Faço mechas loiras. Nossa mas seu cabelo é loiro e é tão brilhante rsrsrs, queria que o meu ficasse assim como o seu.

Bruna Nogueira

27 de fevereiro de 2016 - 6:36

Olá, Boa! Adoro seu blog e seu jeitinho de explicar rsrsr. Tenho uma dúvida, meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas. Posoo usar o acidificantes em todo cabelo inclusive na raiz? Ou devo usar somente do meio para as pontas? Abraços.

Bia Munstein

29 de fevereiro de 2016 - 12:03

na raiz não é necessário flor 😉

Anônimo

25 de fevereiro de 2016 - 16:54

Bia, faz um vídeo da quantidade que você aplica nas mechas, pq vi que colocando pouco produto não vai fazer diferença, então queria saber ao certo. Pq uso este da k pro, coloco quantidade grande e divido meu cabelo todo pra ficar bem distribuído, mas não vi diferença nenhuma no meu cabelo! 🙁 acho q fui a única

Bia Munstein

26 de fevereiro de 2016 - 10:33

não precisa muito não… eu uso como um condicionador mesmo! talvez só um tico a mais e distribuo.
bjos

Elsimar Santos

22 de fevereiro de 2016 - 18:33

Bia gostaria de saber se esse produtor serve tambem para cabelos sem quimica alguma??????

Bia Munstein

23 de fevereiro de 2016 - 20:30

Flor não vejo muita utilidade não! Só o condicionador já seja cabelos sem química

Aline Muri

21 de fevereiro de 2016 - 23:28

Bia, já sou loira à bastante tempo.. Fui procurar produtos bons .. Achei um hidratante da Lissé, faz uma resenha para nós .. Estou mega curiosa para saber oq vc acha dele !
Beeeeijos.. Adoro seus vídeos

Produto: Lissé ultra-hidratante black horse

Franciele

18 de fevereiro de 2016 - 12:17

Boa tarde bia! Sou seguidora do blog, meu cabelo super recuperou com suas dicas! Amando te seguir! Faz para nós uma resenha com a lista de shampoo, mascara e leve in sem parabenos, sem corante, sem silicones! Já q vc super elogia um creme que não tem essas substancias, passa para nós! bjoO linda

Vanessa

18 de fevereiro de 2016 - 12:01

Bia,

Você conhece outras marcas de acidificante além do kpro?

Bia Munstein

18 de fevereiro de 2016 - 12:17

sim, tem da joico (tentando \o/) Lola, e alguns outros que não conheço rs
bjos

Ana Laura

17 de fevereiro de 2016 - 22:33

Oi Bia, amo seu blog, mas como amante de química eu gostaria de fazer uma correção no post. O pH 7 não é básico mas sim neutro! bjs

Bia Munstein

18 de fevereiro de 2016 - 10:17

esta certíssima! me confundi com as palavras
obrigada

Cynthia

17 de fevereiro de 2016 - 21:32

Excelente explicação! Me ajudou muito… acho que as marcas deveriam falar conosco dessa forma, assim não usaríamos os produtos de qualquer maneira, né?! Bjs

Elza

17 de fevereiro de 2016 - 17:59

Oi Bia! Adoro o seu blog e você foi a minha inspiração para largar a progressiva, em 2016 completo 3 anos de liberdade kkkk. Todos os produtos que tenho comprei por indicação sua e hoje tenho o maior prazer em cuidar do meu cabelo!
Queria fazer uma observação: o pH 7 é considerado neutro e acima de 7 é considerado básico ou alcalino.

bjs, fica com Deus 🙂

MANUELLA

17 de fevereiro de 2016 - 17:39

Oi Bia, posso usar o vinagre como acidificante?
Bjus

Bia Munstein

18 de fevereiro de 2016 - 11:24

pode sim 🙂

Clarissa

17 de fevereiro de 2016 - 15:35

Bia, vc podia fazer um novo post de Plano de Recuperação Capilar, pois o que tem aqui é de 2013 e muitas coisas mudaram, por exemplo o uso do acidificante. Lá em 2013 vc indicava usar logo após a máscara.
Acabei de retocar minhas luzes e usei o Olaplex, mesmo assim preciso de uma recuperação urgente!!!!!!
Beijoss

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:05

oi flor, eu editei esse post e atualizei tudo! até mudei o modo de aplicar o acidificante. Qual link vc ta vendo?
bjos

Daniela

18 de fevereiro de 2016 - 9:40

Clarissa, o que vc achou do Olaplex, eu fiz uma descoloração em casa com o blond sabado e ja vou fazer novamente a descoloração amanha, fiz duas R potentes e uma N e o cabelo já deu uma boa melhorada, porem molhado ele ainda está ressecado e fragil, o cabeleiro falou que conseguirei chegar no tom q eu quero pq vai precisar abrir 2 tons somente as mechas e irá utlizar o olaplex, mas mesmo assim estou com medo, apos a descoloração tbm farei o CPR.

camila

17 de fevereiro de 2016 - 14:48

oi meu nome e camila tenho uma duvida eu passo no meu cabelo o silver uma vez por semana e ja faço minha hidratação no cabelo posso fazer junto acidificante?

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:06

pode sim 🙂
beijos

Isabela

17 de fevereiro de 2016 - 13:42

Bia, vc leu meus pensamentos ! Andei pesquisando sobre acidificantes, e até cheguei a ler um post aqui do seu blog mais antigo sobre o da K.Pro. Mas tinha algumas dúvidas, e confesso que também achei que ele deveria ser aplicado somente após a máscara para “selar de vez” haha! Vou comprar o meu neste momento , e mais uma vez, obrigada pelo seu rico blog ( “Bíblia das loiras ” ) kkkkk! Beijo e sucesso!

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:07

que bom que gosta de blog flor! mas minhas dicas são para todos os cabelos danificados tá? as dicas não são só para loiros rs é que os loiros são sempre mais danificados hehe
bjos

Jessica Duarte

17 de fevereiro de 2016 - 13:42

Um dica que sempre vejo na net, é de misturar vinagre ao condicionador.

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:07

não é a mesma coisa mas ajuda sim 😉
bjos

Soraya

17 de fevereiro de 2016 - 13:16

Oie Bia… Hoje recebi um email da Beleza na Web com um lançamento da linha Bio Repair Pataua-Brazil, você já conhece? Queria saber sua opinião e se não conhece ainda, pede pra Beleza na Web enviar para você testar para nós 😉 Obrigada lindona!!! Bjs

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:08

eu tenho uns produtos deles aqui sim, não se se é essa mesma linha. vou ver…
bjos

Marcia

17 de fevereiro de 2016 - 11:48

Amei suas explicações! eu tinha muitas dúvidas e entendi direitinho. Grande beijo da sua fã.

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:09

😉
beijos

Meire

17 de fevereiro de 2016 - 10:36

Bia, confio demais nas suas indicaçoes e dicas. Td o q ja gastei $$$$ valeu a pena. Acabei de comprar esse acidificante e usarei conforme falado. Tenho certeza q sera sucesso. \0/. Ate cortar o cabelo em casa, eu corto, seguindo o passo a passo dos videos. Queria muito aprender abaixar totalmente minha raiz em casa. Ainda irei conseguir! Bjks e obg

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:10

obrigada flor! fico muito feliz 🙂
a raiz é só segurar bem a escova e secar bem! mantendo a escova firme. Hidratação sempre antes de escovar.
bjos

Jacque Lara

17 de fevereiro de 2016 - 10:01

Bia bom dia.
Leio seu blog todos os dias a mais ou menos um ano, mas nunca fiz nenhum comentário, rs. Em fim parabéns pelo blog, é ótimo. Tenho uma dúvida. O meu acidificante da K pro, é o da embalagem nova, mas ele não tem a mesma consistência da foto não. Ele é super ralo, tem que ter até cuidado na hora de passar para não desperdiçar. Eu comprei na Beleza na Web.

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:10

ele é ralinho mesmo! mais que um condicionador
beijos

thais

17 de fevereiro de 2016 - 8:56

Bom dia Bia! Eu amo seu blog, desde que sigo ele meu cabelo melhorou uns 90%, não melhorou mais pq estou comprando os produtos aos poucos, pois alguns são caros, mas aos poucos chego lá.. rsrs…
Então Bia gostaria de saber se o melhor é usar o acidificante depois de uma reconstrução ou dps das hidratações msm??? bjim linda

Bia Munstein

17 de fevereiro de 2016 - 16:11

acidificante combina mais com reconstrução, mas nada impede seu uso na hidratação 😉
bjos

Maressa

18 de fevereiro de 2016 - 12:46

Já usei acidificante antes da N e ficou ótimo!

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"