Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

Shampoo anti-resíduos: pra que serve e como usar?

Eu sou uma pessoa super ligada em cuidados capilares, mas nunca me joguei muito em shampoo de limpeza profunda. Pelo fato de ser um produto mais agressivo sempre tive medo de fazer mais mal do que bem em fios tão danificados como os meus.

Mas como acredito fortemente que os produtos não são criados por acaso e sei que o shampoo de limpeza profunda, ou anti-resíduos, tem seu papel a desempenhar numa rotina capilar, falaremos disso no post de hoje!

shampoo anti residuos

O que é e pra que serve? Pra quem não sabe o anti resíduos, como o nome sugere, faz uma limpeza profunda nos fios e retira todo resto de produtos que vão se acumulando nos fios.

Esses resíduos vão formando uma barreira impedindo que os tratamentos façam efeito, além de deixar os fios opacos e sem vida.

O shampoo anti-resíduos, por ser mais “detergente”, lava mais profundamente os fios, abre mais as cutículas e consegue remover com mais precisão tudo que ficou acumulado por leave ins, óleos, sprays e finalizadores.

 

Cabelo pesado, opaco e sem vida pode ser sinal de excesso de resíduos!

Mas seu uso deve ser controlado! Seu excesso pode danificar o fio e inclusive provocar a quebra devido ao excesso de ressecamento. O recomendado é somente uma vez por mês em cabelos secos, e a cada quinze dias nos normais a oleosos, desde que façam muito uso de produtos sem enxague.

Sabendo usar ele só trás benefícios. Serve inclusive pra acelerar o desbotamento daquele tonalizante que você não gostou, ou ficou muito escuro. (e também pode diminuir o efeito de algumas progressivas)

 

Pra finalizar é importante fazer uma hidratação depois do uso de qualquer anti-resíduos pra não deixar o cabelo seco e desprotegido. Como bônus a máscara vai penetrar melhor e mostrar toda sua performance.

 

Dito isto qual produto escolher? Existem vários shampoos anti-resíduos nos mercado, o meu preferidos sem dúvida é esse aqui da Charis porque ele é transparente como eu gosto e super gentil com os fios. É sem parabenos, tem pró-vitamina B5, extratos de algas e pepino, além de 8 aminoácidos. Ele é tão bacana que pode ser usado pré e pós química (veja a resenha aqui). E também não deixa o cabelo trincando, sabe? Recomendo!

De toda forma procure ler o rótulo e ver quais benefícios o shampoo proporciona antes de comprar.

Ah eu já gravei um vídeozinho de como eu lavo meu cabelo pra quem quiser aprender! (esta tosco, causando vergonha alheia em mim mesma, mas vou deixar no ar pelas dicas que realmente funcionam rs)

Confere abaixo:

 

Artigos Relacionados

Anônimo

19 de janeiro de 2017 - 11:00

Eu uso sempre um shampoo anti-resíduos da biotrat após o relaxamento permanente da Nielly e é muito bom o resultado tira os resíduos da química e deixa os fios macios!

Anônimo

28 de setembro de 2016 - 20:54

Fiz mechas azuis no meu cabelo, como eu tiro elas, antes eu descolori, para depois pintar

Bia Munstein

29 de setembro de 2016 - 11:45

decakp color pode ajudar

Elana Martins

29 de abril de 2016 - 19:55

Oi Bia, Tudo Bem? você pode tira uma duvida minha? quando eu for fazer escova e/ou chapinha, na hora da lavagem eu devo lavar com o shampoo+mascara e depois finalizar ou devo passar o condicionador depois da mascara? Obrigada, Bjs.

Bia Munstein

1 de maio de 2016 - 12:32

Aline

29 de abril de 2016 - 17:53

Bia, ouvi falar há alguns anos que devemos diluir o shampoo com água para aplicá-lo. Mais recentemente (nem tanto, já deve fazer uns 2 anos…rs) li no blog da Lala Rudge essa mesma dica, num post da cabeleireira dela, falando que os shampoos são muito concentrados e são fortes demais para serem aplicados diretamente. Como a Lala Rudge tem um cabelo maravilhoso (a genética ajuda…rs), tentei seguir essa dica, mas achei que meu cabelo não ficava tão limpo. Você já ouviu falar alguma coisa sobre isso? bjos

Bia Munstein

1 de maio de 2016 - 12:33

falei disso no meu snap essa semana rs (euvouderosa), vou testar isso pela primeira vez nos proximos dias por conta de um tratamento que vou testar!
beijos

Juliana

29 de abril de 2016 - 1:19

Oi, Bia! Tá sempre maravilhosa! Então, como eu uso o shampoo a seco (da batiste) porque meu cabelo fica oleoso muito rápido sempre, eu sinto que ao lavar preciso usar o anti-resíduos ou limpeza profunda. Eu estava usando o da Pantene porque ouvi falar bem e quando fui perceber, meu cabelo estava virando uma palha!! Parei de usar, me joguei nos tratamentos e agora realmente vejo que foi ele, então não vou usar mais. Vou pensar em comprar esse da Charis que vc sempre recomenda!! Um super beijo e desculpa o desabafo!

Bia Munstein

29 de abril de 2016 - 16:43

imagina, estamos em familia rs os relatos são super importantes!
beijos

Marcela

27 de abril de 2016 - 23:51

Bia vc ja ouviu falar sobre usar vinagre de maçã nos cabelos para reconstruçÃo? Depois do óleo de coco que já estou usando, agro so se fala disso na Internet, vc que entende de cabelo na ouviu falar? Será que é bom? É como será q faz? Bju

Bia Munstein

29 de abril de 2016 - 16:38

flor isso é tão antigo rs não é novidade não! é porque como a gente anda falando muito de acidificante, e o vinagre e mação é um acidificante natural, ele voltou a ter destaque. eu já falei dele em vários posts aqui no blog.
vc pode enxaguar o cabelo com água e umas gotas de vinagre (ultimo enxague) ou pode fazer um acidificante caseiro com condicionador e vinagre. sempre usando algumas gotinhas só na quantidade que for usar na hora
beijos

nana

27 de abril de 2016 - 23:46

Oi Bia vc pode me tirar uma duvida? Esses óleos capilares como o morocannoil, luxe oil da wella, ou aquele da orofluido a gente pode passar eles no cAbelo molhado e depois secar e chapar? Ou so pode passar depois dele seco e chapado? Desses 3 qual vc axa melhor?

Bia Munstein

29 de abril de 2016 - 16:36

pode passar antes e também depois 🙂 mas é bom passar algo para proteger do calor!
meu preferido para cabelos muito secos é o orofluido, caso vc seja loira o Luxe oil por não ter pigmento

Jéssica

27 de abril de 2016 - 23:20

Bia, loiras podem usar esse tipo de produto? Fico preocupada, pois pode alterar a cor dos fios.

Bia Munstein

29 de abril de 2016 - 16:35

pode sim 🙂 não altera! ele pode no maximo tirar mais rapido a matização 🙂
beijos

Dinalva

27 de abril de 2016 - 10:54

Bia esse Shampoo é incrível. Quando eu uso ele parece que eu usei um shampoo hidratante,sério mesmo. Não resseca em nada meu cabelo. Ele hidrata mais do que muitos shampoos hidratante que eu tenho,é olha que eu passo ele,deixo 05 minutos, porque eu uso ele quando eu vou passar o botox, então eu deixo 05 minutos pra abrir um pouco as cutículas. Eu penteio antes de passar o botox, parece que eu passei condicionador. Maravilhoso!

Bia Munstein

27 de abril de 2016 - 13:49

eu tbm amo! acho perfeito 🙂
beijos

carla

27 de abril de 2016 - 9:57

posso usar tendo alguma quimica de alisamento, sem afetar meu cabelo tirando o efeito do produto?

Bia Munstein

27 de abril de 2016 - 10:19

se não for progressiva pode 🙂
beijos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"