Categorias: cabelos, nutrição Por Bia Munstein

img_10138

Hoje eu quero conversar com vocês a respeito de excesso de reconstrução!

Talvez seja assunto novo para alguns, mas quem faz muita química e já esta acostumada a cuidar de fios danificados certamente já passou por essa experiência, mesmo que não tenha percebido. Então é um assunto que vale para todos!

 

É muito comum a gente achar que, pelo fato do cabelo estar danificado, devemos reconstruir excessivamente a fibra, ou mesmo fazer muitas reconstruções seguidas num curto espaço de tempo.

 

O que nunca devemos esquecer é que mesmo que um cabelo danificado precise repor matéria, fazer isso em excesso não vai fazer com que ele se recupere milagrosamente nem num curto espaço de tempo. Tudo que vamos conseguir com o excesso são fios ásperos, rígidos, com aspecto seco e podendo até mesmo provocar a quebra pelo excesso de queratina.

img_10150img_10143

E como saber a medida certa então? Não existe fórmula exata porque cada cabelo reage de uma forma e cada um vai apresentar um grau de dano. Mas a dica de ouro é nunca fazer somente reconstruções, sempre intercalar com produtos umectantes, ou seja, nutrições e hidratações. Eu gosto de seguir mais ou menos assim: umectação – reconstrução – nutrição – reconstrução – hidratação – umectação – reconstrução… não sigo o ordem a risca, mas sempre coloco algum tratamento nutritivo entre as reconstruções, seja fazendo a umectação no dia anterior, seja usando uma máscara nutritiva.

Mas porque estou escrevendo este post? Porque mesmo seguindo tudo certinho acabei provocando um excesso de reconstruções nos meus fios. Isso pode acontecer com qualquer um… cabelo as vezes também tem vontade própria, rs. Depois que fiz aquelas duas descolorações seguidas (que vocês já estão cansadas de me ouvir falar) meu cabelo se deteriorou muito, e como eu sentia isso como uma coisa meio “inaceitável” pelo fato de eu ter muitos produtos bons para tratar os fios, acabei exagerando. E foi como eu falei, o cabelo não se recupera num passe de magica, exige dedicação? Com certeza! Mas também demanda tempo. (por isso é sempre bom avaliar bem antes de fazer química).

E como eu fiz pra resolver o excesso de reconstrução? Esse é na verdade o tema do post, mas eu não podia deixar de explicar certinho como acontece antes de explicar como resolver.

Não é difícil! O que você precisa é suspender todo produto reconstrutor (por um período, não é para sempre) e ficar só fazendo nutrições por um tempo.

Os óleos ajudam devolver a emoliência que o cabelo perdeu, e somente as lavagens já vão ajudando a retirar aquele excesso de ativos reconstrutores que ficaram na superfície do fio. Pode usar máscara de hidratação também? Pode! Mas os produtos com mais óleos são mais rápidos. Umectações também são essenciais!

img_6679

O tratamento que eu fiz durante esse período foi a super nutrição, que quem segue o blog há mai tempo já conhece. Consiste em usar a máscara mais potente em nutrição que você tiver -a minha é essa a Joico- misturada a um óleo finalizador.

img_10142 img_10148

O resultado do tratamento são fios mais macios, sem aspereza e com aparência mais hidratada.

Pra quem não conhece, ou mesmo quer ver novamente, deixo abaixo o vídeo onde falo mais do tratamento e também mostro alguns trechos de como eu fiz:

Produtos usados no tratamentos:

Posts complementares:

Artigos Relacionados

Joseane

17 de novembro de 2016 - 10:06

Olá Bia, preciso de sua ajuda. O meu cabelo é fino e ondulado, virgem, mas mesmo assim noto ele muito ressecado, principalmente nos fios que ficam mais expostos, e mais finos, sabe? Meio murchinho, sem peso. Ele também cai um pouco, ainda mais quando lavo ele. Uso diariamente uma máscara de hidratação da pantene e leave-in à base de óleos. A minha dúvida é se eu posso e preciso fazer reconstrução? Pois não tenho química e muito raramente uso chapinha ou secador. Um beijo grande!

Bia Munstein

17 de novembro de 2016 - 16:39

flor não use máscara diariamente! o cabelo fica pesado e sem volume 🙁 troque por um condicionador na maioria das lavagens, e talvez a nutrição esteja sendo demais pra vc.
Procure produtos que prometam brilho, hidratação…
beijos

TATIANA PEREIRA SILVA

9 de novembro de 2016 - 19:28

Bia, tudo bem lindona??? Então, eu sinto muita diferença em fazer reconstrução pós óleo de coco. E sem óleo de coco..rsrsrsrs. O meu cabelo fica muito mais bonito quando faço o óleo de coco antes dos ttos. E Bia, até a minha escova dura mais! Te amooo! Abraço

Bia Munstein

10 de novembro de 2016 - 10:49

lindona <3
bjos

Andréia

7 de novembro de 2016 - 20:45

Já passei por isso. Fazia uma reconstrução atrás da outra com produtos bons e não entendia o motivo do cabelo sempre duro.
Até que num dia de revolta passei quase máscara nutritiva, misturada com máscara hidratante, óleo, tudo junto…e o cabelo ficou macio… felicidade…. aí descobri onde estava meu erro.

Paty

7 de novembro de 2016 - 19:32

Eu senti na pele o que o excesso de recontrucao faz no cabelo. Eu nao sabia nada sobre hisdratacao, reconstrucao, umectacao..achava tudo a mesma coisa. Entao, comprei o absolut repair,e aí comecaram meus problemas, Usei ate acabar o shampoo e a mascara, usando em todas as lavagens. Comecei a perceber meu cabelo opaco, ralo, quebrando, e qdo percebi ja era tarde demais, Meu cabelo era gigante, forte, e ficou acima do peito..uma do..Entao, fui buscar orientacao e qachei o blog da Bia e ai fui ver como era ignorante em relacao a cabelo. Segui as dicas de ouro do blog e meu cabelo foi reagindo. Hj, uso o chronologiste da kerastase, que é o melhor q existe! meu cabelo hj esta bem bonito, mas ainda nao cresceu como era…agora é ter pacinecia..

Bia Munstein

8 de novembro de 2016 - 12:20

que relato hein flor? achei super interessante e valido para outras meninas 🙂
comentarios são sempre enriquecedores 😉
beijos

Pat

7 de novembro de 2016 - 15:10

Sem dúvida muito melhor! Devagar e sempre né? Torcendo que vc dê uma trégua e adote a raíz esfumada. ( tô parecendo a psicopata da raíz esfumada né?hahaha)
Ciúme sim; seu cabelo é um “pouquinho nosso” tbém né? Hahaha
Bjoca

Bia Munstein

7 de novembro de 2016 - 15:20

hahaha pode ficar com ciume! eu deixo rs
mas flor minha raiz já esta mega esfumada, ce não acha não? só que não usei tinta rs

Mirella

7 de novembro de 2016 - 20:55

Eu acho que ta super esfumada sim Bia. Inclusive preciso comentar o quanto você esta mais nova e elegante com esse tom de cabelo, a cara da riqueza. ..ehehe. Ta linda linda. Bjusss!!!
Ah quando puder faz resenha da absolut repair pos química. Comprei uma pra usar na etapa de nutrição pois pelo que vi na Internet ela não tem queratina na composição, e como meu cabelo é fino e to na luta pra virar rapunzel vou alternar ela com a joico azul para a nutrição.
:*

Bia Munstein

8 de novembro de 2016 - 12:19

obrigada <3 tbm levo susto quando vejo aquela raiz loiríssima que usava ano passado kkkk mas na epoca adorava, vai entender...
ta gostando dessa linha? preciso testar mesmo

Mirella

8 de novembro de 2016 - 19:53

To esperando chegar a minha. Assim que chegar te conto. E você com a raiz loira também fica linda, mas esse tom ta mais elegante. Beijos!!!

[]

Pat

8 de novembro de 2016 - 15:55

Sim, claro! 😉 Notei as pontas mais claras em relação ao topo e até perguntei se vc havia feito inversas na raíz esses tempos. Me refiro ao próximo retoque; tentar manter assim como está. Outra alternativa é iluminar mais apenas no contorno no rosto e pontas. No restante deixar esse constraste bonito da cor de fundo com as mechinhas clarinhas mais discretas. ( Nem eu me agüento com tanta metidez, sabia? Hahaha)
Bjocas

Bia Munstein

10 de novembro de 2016 - 10:52

aceito as dicas de bom grado rs até gostei de manter o contorno mais iluminado 😉
beijos

Flavia

7 de novembro de 2016 - 13:17

Bia, ainda sobre reconstrução, o creme reconstrutor pode ser passado 1 vez por semana?

Bia Munstein

7 de novembro de 2016 - 15:21

se vc acabou de retocar ou fazer alguma quimica até pode, no mais o ideal é a cada 15 dias. Vai muito do tanto que a mascara é “potente”. Tem produtos que so uma vez por mes (cpr por exemplo)

Diana

7 de novembro de 2016 - 10:13

Bia, você está cada dia mais linda, parabéns!!
Se você tivesse que indicar um único produto para as loiras que estão necessitadas, assim como eu, qual você indicaria?
Meu cabelo está meio seco e sem vida..
Estou usando a linha da salon line para crescimento, o shampoo bomba deles e gosto, mas sinto que não é o suficiente.
Estou disposta a gastar mais um pouco com produtos, mas gostaria que fosse um produto realmente bom e não só mais um para a minha prateleira .
Aguardo sua resposta!
Bjss

Bia Munstein

7 de novembro de 2016 - 12:10

flor o produto realmente bom também vai muito do cabelo sabe? eu nem gosto muito de indicar produto por isso, mas como vcs costumam desejar muito a indicação acabo fazendo,rs mas lembre-se que é pela minha experiência.
eu gosto da penetraitt da sebastian: http://www.euvouderosa.com/2015/03/produtos-indispensaveis-para-o-cabelo-loiro-video-e-post.html

Flavia Maria Ratis

7 de novembro de 2016 - 9:33

Bom dia, Bia!
A mascara da probelle pós quimica é reconstrução ou nutrição.

Bia Munstein

7 de novembro de 2016 - 12:11

flor eu nunca testei, mas ela ser pos quimica indica que seja reconstrutora…

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"