Categorias: off-topic Por Bia Munstein

img_8208

Meu presente de natal! <3

Tem tempos que eu estava querendo investir numa lente nova, mas custei decidir qual lente comprar!

Eu tinha algumas exigências que eram que a lente devia ter uma distancia boa (gente, não conheço termos técnicos, não sou fotógrafa, então eu falo do jeito que eu interpreto as coisas, tá? Me corrijam aí, rs!) e o que quero dizer com distância é que eu gravo e fotografo sentada na minha mesa, com a câmera bem na frente, então ela não podia ser igual uma lente 50mm por exemplo, que só pega meu rosto. Ela precisava pegar até o busto, mesmo eu estando tão perto.

Outra coisa que ela precisava ter era a tecnologia STM. Essa tecnologia da Canon significa que a lente é silenciosa ao fazer o foco. Isso é determinante na gravação de vídeo -foco automático e silencioso-.

A última exigência é que ela deveria ser uma lente clara. Com abertura de no máximo 2.8.

Um parêntese sobre essa tecnologia STM é que ela só funciona nas versões T4i em diante. A minha é T5i. Isso falando em câmeras de entrada, as que nós chamamos “semi profissionais”.  Teoricamente ela impede que a câmera faça aquele barulho de robozinho sempre que vai focar. Mais abaixo vou explicar o porque do “teoricamente”.

Bom, tendo em vista essa 3 condições eu finalmente escolhi a lente 24mm F2.8 STM.

Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenha Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenha img_8224 Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenha

Na verdade eu queria uma que chegasse 18mm e tivesse uma abertura ainda maior, f1.8, porque seria uma lente ainda mais clara! A lente quanto mais clara mais desfoca o fundo e obviamente deixa a foto mais clara, precisando de menos iluminação artificial. Só que com essas especificações não tinha STM. Foi um parto pra me decidir….

A minha lente perfeita seria uma similar a que já tenho, e veio no kit quando comprei a câmera: a 18-55mm STM. Só que a abertura dela máxima dela é 3.5, então não é uma lente muito clara e isso me incomodava. Mesmo assim eu amo essa lente e 95% das fotos que vocês veem no blog é feita com ela! A outra lente que tenho é a 50mm f1.8, conhecida como cinquentinha, e uso as vezes para desfocar bem o fundo de produtos, mas não é sempre (fiz as fotos da lente com ela).

Voltando a 24mm…

img_8066Canon T5i + lente 24mm

Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenhalentes 18-55mm vs 24mm

Lente Canon 24mm f2.8 STM: resenhaComparativo de foto: 24mm vs 18-55mm

O que achei dela: a qualidade de imagem é notavelmente melhor e mais nítida do que a 18-55. Isso por causa da qualidade da lente mesmo, já que ambas conseguem fazer os 24mm. Além de ser uma lente mais clara, por causa do f2.8, ela também é mais nítida e faz um contraste melhor na imagem.

Nessa foto que fiz comparativa eu não achei taaanta diferença na qualidade da imagem, mas notem o fundo mais desfocado na pérola e a imagem mais clara em comparação a 18-55. A nitidez também é maior! Nas fotos de rosto eu senti mais diferença ainda! Só vou usar ela pra me fotografar daqui em diante. Tomara que dê pra vocês notarem porque o WordPress tem a péssima mania de reduzir a qualidade das fotos…

A distância de 24mm até que ficou boa para o que eu queria -fotografar sentada na mesa-, só tenho que sentar um tico mais pra trás. Apesar dela não desfocar tanto o fundo quanto uma f1.8 ela ainda desfoca mais do que a lente 18-55 do kit que só vai até 3.5.

img_8231

Falando no corpo da lente, o material que é feito, a 24mm também é muito melhor que a a do kit. A 18-55 é toda de plástico -o que é bom porque fica bem leve, rs- , já a 24mm tem alguns partes em metal que deixam a lente mais durável e resistente -note o encaixe embaixo-.

 

Ainda durante a escolha eu cheguei comprar uma lente Sigma (que é uma marca que faz tipo peça paralela de carro, sabe? Ela faz lente para Canon e Nikon). A Sigma tinha uma lente 17-50mm -o que facilita bem porque não é fixa como a que comprei, você pode dar zoom- e também tinha a tecnologia HSM, similar a STM, que deveria deixar a lente mais silenciosa. Porém quando a lente chegou eu vi que na prática essa tecnologia na funciona e o barulho o motor era captado pelo vídeo. Aí acabei devolvendo e me decidindo pela da Canon, que além de original ainda era bem mais barata.

 

Pra finalizar vou falar do STM que era uma coisa que eu não abria mão e me decepcionou demais na 24mm! A lente do kit, 18-55mm, é STM e é a que eu uso sempre para gravar meus vídeos. Ela demora um pouco para fazer o foco, porém é totalmente silenciosa e muito suave. A parte do suave quer dizer que você não nota a lente aproximando e afastando para focar. Já a 24mm, não sei porque cargas d’água, mesmo sendo STM faz barulho ao focar e ainda mostra lente se movendo durante o foco. Ou seja, achei ela maravilhosa para as fotos, mas para o vídeo ainda não vou poder usar o foco automático porque vai ficar super incômodo… Uma opção seria eu acostumar gravar com foco parado, mas eu considero isso um retrocesso já que não poderia aproximar o produto da lente e ela focar sozinha 🙁

Vou ligar pra Canon pra saber que palhaçada é essa, rs!

 

Mas foi isso!

 

Gostam de post sobre fotografia? Se quiserem posso fazer mais! 😉

 

 

Onde encontrar: eu comprei a minha aqui no Mercado Livre.

Artigos Relacionados

Laura

28 de dezembro de 2016 - 13:04

Sempre segui você, mas está ficando chato, sempre, sempre as mesmas coisas. Antigamente quando você fazia vídeos escovando os cabelos ou resenha aplicando em você era mais legal, gosto muito do blog mais esta enjoativo.

Aline T.K.M.

21 de dezembro de 2016 - 20:11

Oi Bia, gostei muito do seu post, até porque ando precisando considerar a possibilidade de comprar uma câmera semi, e não entendo muita coisa de câmeras, lentes e afins – apesar de ter tido aula de fotografia básica na faculdade, faz tantos anos…
Enfim, gostei bastante da foto feita com essa lente nova, o fundo mais desfocado faz diferença sim.

Beijinhos,
Aline – Livro Lab

Bia Munstein

22 de dezembro de 2016 - 13:24

Que bom que gostou 🙂

Moema

21 de dezembro de 2016 - 19:22

Faz sim! Amo fotografia.

Bia Munstein

22 de dezembro de 2016 - 13:24

😉 ebah

Pati

21 de dezembro de 2016 - 10:14

Faz um resumão da máquina e lentes e como vc mais usa, conta dicas e segredinhos p/ se obter os melhores resultados em luz natural e a noite por exemplo. ( sem aparatos de iluminação extra)
Beijocas – da quase nada abusada haha -,
Pati

Bia Munstein

22 de dezembro de 2016 - 13:25

haha acho que nem sei essas respostas rs mas vou tentar

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"