Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

Eu sei que tem muita gente se conscientizando que precisa cuidar melhor do cabelo só agora, e em meio a tantas coisas não sabe nem por onde começar…

Resolvi então fazer um post falando de modo geral sobre como podemos cuidar melhor do cabelo e no fim também vou dar dicas de coisas que devemos evitar.

Vamos lá!

 

Lavagem: o cuidado sempre vai começar na lavagem! O cabelo precisa ser bem lavado, com um shampoo para seu tipo de fio, massageando sempre a raiz. Porém até pra lavar você tem que ter cuidados e saber algumas coisas que não deve fazer -como passar shampoo direto nas pontas por exemplo. A frequência de lavagem vai de cada cabelo, é muito pessoal. O meu, sendo seco, não pede mais do que duas lavagens semanais.

Eu já fiz um vídeo aqui mostrando como eu lavo meu cabelo, sem embaraçar demais os fios para não arrebentar na hora de pentear.

A dica da máscara no lugar do condicionador é muito importante pra mim: Funciona melhor em fios secos e ressecados, que é meu tipo de fio. Então eu praticamente não uso condicionador! Como só lavo o cabelo duas vezes na semana já aproveito a lavagem para fazer minha hidratação, ou seja, só uso máscaras de tratamento em toda lavagem. Eu começo o banho pelo cabelo assim a máscara age enquanto termino de me lavar.

 

A máscara é um produto mais concentrado em ativos do que o condicionador, que é mais diluído, então cabelos muito secos e até danificados podem ficar melhor tratados usando somente máscara.

 

Isso é maravilhoso para o meu cabelo e a maioria das meninas com cabelo seco que testa também gosta, porém se você é feliz usando condicionador não tem problema, mas é muito importante que pelo menos uma vez na semana você faça uma hidratação. -Se tem dúvida sobre o condicionador ser necessário para selar as cutículas leia aqui.

 

Tratamento reconstrutor: A reconstrução só é necessária para cabelos danificados -que normalmente também estão secos. Então além de hidratar você vai precisar de uma máscara de reconstrução. A frequência vai muito do estado do cabelo! Se o cabelo estiver muito danificado, use uma vez por semana até o cabelo estar melhor. Sempre intercalado com outra máscara de hidratação e nutrição.

Aqui no blog tem um post com minhas máscaras preferidas.

 

O cabelo danificado é todo aquele que faz qualquer tipo de química -tinturas, descoloração, alisamentos, etc- e também aquele que faz chapinha e escova com frequência -chapinha principalmente-.

 

Cronograma Capilar: Eu não chamo meus tratamentos de cronograma porque vou observando meu cabelo e vendo do que ele precisa, mas no fim dá no mesmo porque o princípio é intercalar tratamentos. Na minha rotina de tratamento (cabelo seco e descolorido) eu gosto de fazer mais ou menos assim: hidratação- reconstrução- nutrição- reconstrução- hidratação e sigo assim, sempre intercalando a reconstrução com outro tratamento, tanto antes, quanto depois dela.

Porém como são muitas reconstruções eu tenho que ficar de olho no excesso de reconstrução porque o fio começa ficar áspero quando não está mais precisando. Falei sobre excesso de reconstrução aqui e como resolver. Eu também observo os ativos para ver o quão reconstrutora a máscara é. As máscaras mais potentes mesmo eu uso no máximo duas vezes no mês. São as que coloquei o link acima como sendo minhas preferidas na categoria.

-Se você tem dificuldade para identificar o tipo de máscara que você tem eu fiz um post -meio antigo- aqui falando sobre isso.

 

Leave in/finalizador: Eu acho que todo cabelo precisa de leave in, mesmo que seja só nas pontinhas. Ele protege do sol, da poluição, ar condicionador, etc. Se você faz escova é obrigatório usar um que seja termo protetor, essa semana mesmo fiz um vídeo com meus preferidos.

 

Então agora que você já lavou, tratou e protegeu seus fios, vou deixar um listinha de coisas que você não deve fazer com seu cabelo, são coisas meio obvias mas que muita gente não sabe:

  • Dormir com cabelo molhado
  • Usar elástico muito apertado
  • Lavar as pontas do cabelo com shampoo
  • Esfregar as pontas do cabelo com a toalha
  • Morder as pontas do cabelo
  • Deixar restinho de condicionador no cabelo
  • Fazer chapinha e/ou escova todo dia
  • Usar somente shampoo e condicionador 

 

E você, qual a sua dica para cuidar melhor dos fios? Deixe nos comentários, quem sabe eu incluo aqui no post 🙂

 

Artigos Relacionados

Anônimo

25 de julho de 2017 - 19:11

Bia, tenho uma dúvida quanto à escova. Eu vi em um post seu sobre o orofluido que vc usou o óleo antes de fazer a escova e no vídeo dos óleos favoritos vc usou as cápsulas da senscience depois de aplicar o leave in e aí prosseguiu com a escova. Ai eu fiquei na dúvida… Como é a sequência da escova pra melhorar os resultados? 1)Leave in – 2)óleo – 3)escovação – 4)óleo de novo para finalizar?

Bia Munstein

26 de julho de 2017 - 12:21

Não tem norma! Às vezes uso sozinho, mas meu modo preferido e depois do leave in e depois do cabelo seco. Mas veja como vc gosta mais

Pat

22 de julho de 2017 - 17:51

Desembaraçar os cabelos com pressa usando qualquer pente ou escova; principalmente se estiverem molhados.
Onde está meu comentário no post anterior? 🙁
Bjocas

Bia Munstein

24 de julho de 2017 - 11:24

Me enrolei rs tô aprovando agora

Jeniffer

22 de julho de 2017 - 11:12

Bia, faz post sobre petrolatos. Ruim mesmo?

Bia Munstein

24 de julho de 2017 - 11:24

Vou fazer um post 🙂

Anônimo

21 de julho de 2017 - 18:07

Outra dica: não lavar o cabelo com água muito quente.

Bia Munstein

24 de julho de 2017 - 11:25

Perfect

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"