Categorias: cabelos, nutrição, óleos, Sem categoria Por Bia Munstein

O óleo de coco virou febre tanto nas dietas quanto no cuidado com os cabelos, mas o que muita gente não sabe é que se tratando de tratamento capilar  ele não serve apenas para fazer umectação.

Então no post de hoje vou explicar de quais formas você pode tirar o melhor proveito do seu óleo de coco!

 

Como usar óleo de coco no cabelo: dicas

No cabelo seco: Pode parecer suspeito, mas se você tem fios ressecados será de grande valia aplicar algumas gotinhas do óleo nas pontas do cabelo depois de seco. Como se fosse um reparador de pontas, da mesma forma que fazemos com os famosos e já saturados “óleos de argan”, que na verdade são 90% silicone -ou mais-. Claro que o óleo puro engordura se aplicado em excesso, mas 3 gotinhas na palma das mãos, friccionando bem pra aquecer e depois aplicado nas pontas ajudam demais a combater o ressecamento. E você vai ver que o cabelo absorve em alguns minutos.

Outro modo de usar o óleo de coco no cabelo seco é na já famosa e reconhecida umectação! Você também pode conhecer como nutrição, que na verdade é o que o óleo faz pelo cabelo: nutrir!

 

Umectar é o ato de embeber o cabelo seco em óleo e deixar pausar por um tempo mais longo.

 

O ideal é deixar a noite toda e lavar normalmente pela manhã, mas caso isso seja impossível pra você deixar 2-3 horas já será suficiente para colher bons resultados.

Se você não esta por dentro do que é umectação e ficou interessada eu já fiz um post ensinando fazer aqui no blog e explicando pra que serve. 

 

Na hidratação para fios cacheados e secos: eu já ensinei vocês fazerem uma super nutrição usando óleo junto com a máscara. Só que na ocasião eu usei um óleo com silicone volátil pra evitar pesar os fios e dar mais sedosidade. Porém se você tem fios cacheados e secos pode se beneficiar demais do up no poder de nutrição e até controle de volume usando óleo de coco misturado a sua máscara de tratamento.

-Misture poucas gotas somente na porção que vai usar e faça o tratamento como esta acostumada. O óleo deixa a máscara mais nutritiva e ainda ajuda deixar o cabelo mais domado. Fiz muito isso na minha adolescência de cabelo cacheado (meu cabelo é super cacheado pra quem não sabe).

Aqui também vale a dica de aplicar gotas do óleo puro no cabelo! Pode ser no cabelo seco ou molhado, como se fosse um leave in. Vá dosando a quantidade e vendo qual efeito prefere.

Alisamento dos fios: muita gente acredita que o óleo de coco possa alisar os fios. Eu não concordo exatamente com a palavra alisamento, mas sim ele ajuda disciplinar um cabelo ressecado porque atua na causa do problema que é o ressecamento. Aliás  essa é uma dica que sempre dou pra quem me pede o “segredo” pra deixar meu cabelo tão liso fazendo somente escova, sem chapinha: a dica é sempre a mesma! Hidratar o cabelo sempre, inclusive antes de escovar. Cabelo ressecado não segura a forma lisa por muito tempo!

Voltando ao alisamento eu fiz um post contando minha experiência de 6 meses usando o óleo de coco para alisar aqui no blog.

Proteção em cabelos mistos: essa dica vai especialmente para quem tem fios mistos, ou seja, cabelos com a raiz oleosa e pontas ressecadas. Se você tem esse tipo de fio sabe o que é ficar dividida entre a necessidade de lavar o cabelo todo dia por causa da raiz e de não querer sacrificar as pontas secas e fragilizadas com tantas lavagens.

Então a dica é muito simples e super funciona: aplique algumas gotas de óleo somente nas pontas, antes de entrar no banho. Assim o shampoo remove o óleo de coco e não a proteção das suas pontas. Siga sua rotina de lavagem normalmente e não esqueça de leave in só nas pontas depois de enxuto com a toalha.

-Eu fiz um post aqui só com dicas para cabelos mistos caso tenha perdido.

 

E por hoje é só!

 

Gostaram das dicas? Quem fizer outros usos do óleo, mesmo que não seja no cabelo, compartilha com a gente os comentários? 😉

Abaixo deixo o vídeo que gravei falando sobre o alisamento com óleo de coco e também mostrando como usar:

Artigos Relacionados

Cris

12 de julho de 2017 - 16:53

Oi Bia! Vim contar minha péssima experiência com o óleo de coco, usei a noite e dormi com o óleo nos cabelos na intenção de tirar pela manhã, pura ilusão! Lavei o cabelo com shampoo Vizcaya Botanique Cabelos Oleosos pelo menos umas 3x e nada! Meu cabelo ficou tão oleoso que passei o dia com ele num aspecto molhado, ok, pensei vou lavar melhor a noite, a noite usei o shampoo do meu esposo rs clear cabelos oleosos e menina melhorou muito pouco. Estou novamente com um coque horroroso e não sei como fazer pra tirar isso dos cabelos 🙁
Acho que hoje a noite vou passar um anti resíduos.
Estou decepcionada, pois comprei o óleo empolgadíssima, mas acho que não deu certo pra mim 🙁

Beijos, adoro seu blog! Você é linda =)

Bia Munstein

14 de julho de 2017 - 10:57

Lindona vc encharcou o cabelo? Porque não precisa! E só passar o óleo mesmo… não vejo motivos pra custar tanto assim a sair 🙁

Greicy Lima

11 de julho de 2017 - 14:04

Oi Bia tudo bem? faz tempo que eu não comento aqui, olho todos os dias seu blog mas ando preguiçosa para escrever rsrs, na verdade é que suas dicas sempre são absolutamente completas acho que é isso também, então, queria saber se vc conhece algum produtos que corte a elasticidade dos fios, tive um choque de produtos( luzes e selante) depois escureci, resultado cabelos extremamente elásticos e nada resolve, me socorre Bia!!!!! Bjão.

Bia Munstein

11 de julho de 2017 - 19:24

esta usando acidificante? se não tiver pode ser vinagre, veja como fazer aqui: http://www.euvouderosa.com/2016/02/acidificante-o-que-e-pra-que-serve-e-como-usar.html
e claro que reconstrução tbm é importantíssimo, mas estou considerando que já esteja fazendo…
o post sobre cabelos elasticos vc tbm já leu, certo?
bjos

Greicy Lima

12 de julho de 2017 - 14:12

Eita menina porreta!!! por isso sou tão fã dessa menina 🙂 obrigada pelo carinho e por se preocupar com meus belinhos e me responder tão rápido( em menos de 24hrs) nem o povo de SAC de empresas são tão solicitos como você Bia, vou fazer isso que você me sugeriu, vou comprar esse acidificante para tentar mudar minha cabeleira, mais uma vez agradeço você pelo carinho. Bjo 🙂

Bia Munstein

13 de julho de 2017 - 11:58

imagina flor! estamos aqui pra isso rs
bjos

Isabela

8 de julho de 2017 - 0:08

Bia, por que silicone não é mais indicados para os fios? Antigamente fazia o maior sucesso aqueles oleozinhos. Beijos.

Bia Munstein

10 de julho de 2017 - 11:32

Não acho que não seja indicado, eu mesma uso sempre! Só não dá pra confundir com tratamento igual óleo natural

Fabiana

6 de julho de 2017 - 10:45

Oi Bia,
Eu sou a louca do óleo de coco, uso muito mesmo.
Meu cabelo é cacheado e muito seco e fica sedento por um óleozinho.
Eu uso na umectação, mas concentro ele nas pontas, porque na raiz ele me dá coceira. Gosto de usar também como reparador de pontas, eu coloco um pouquinho nas mãos (bem mais que algumas gotas, no meu caso), aqueço entre as mãos e passo nas pontas, ele absorve instantaneamente, dá muito certo.
Também gosto de usar como reparador noturno, quando meu cabelo tá meio esquisito, eu passo um pouco antes de dormir e ele amolece na hora, no outro dia eu não enxaguo, só ajeito como sempre faço.
Bia eu uso de outras formas também: nas cutículas para hidratar, para tirar maquiagem e até no rosto, nos dias de muito frio eu aplico na região das olheiras, que a pele é fininha. Ah, e também uso para esfoliar os lábios, é só misturar com um pouquinho de açúcar.
Enfim, óleo de coco é o meu elixir da beleza!!
Só não uso para cozinhar, kkkk.
Beijos

Bia Munstein

10 de julho de 2017 - 11:36

Ótimas dicas! 🙂

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"