Categorias: Aniversario, Culinária Por Bia Munstein

bolo tubets e m&m's

Esse sábado foi a comemoração do aniversário da Stephanie, minha irmã, e eu fiquei encarregada de fazer o bolo. Como ele faz bastante sucesso nas redes sociais eu resolvi colocar a receita aqui.

Eu fiz bem parecido com o bolo do meu aniversário no ano passado (receita aqui) mas mudei uma coisa e outra e achei melhor publicar de novo.

O recheio foi de creme e abacaxi e eu “confeitei” com tubets (aqueles rolinhos de waffle) e por cima coloquei M&M’s. Quem inventou essa forma de confeitar bolos merecia uma medalha! Como eles fica lindos e são fáceis de fazer.

bolo tubets e m&m's IMG_5830

Vamos a receita! 

O bolo em si eu fiz o festa de pacotinho da Dona Benta, aí é só fazer como manda na embalagem. Eu usei 3 pacotes, assei em uma forma de 30 cm e dividi a receita em duas fornadas. Mas se quiser faça somente dois pacotes de bolo e asse tudo de uma vez. Ele só não vai ficar tão alto. O pulo do gato pro bolo ficar retinho em cima é não untar as laterais da forma! Isso mesmo, não untar as laterais, somente coloque papel manteiga no fundo, como mostra a foto. Ele agarra levemente na lateral mas é só passar a faca em volta que sai. Isso é muito importante pra estética final do bolo. E também não deixe o bolo assar em fofo muito alto pra não dar aquele casca dura em volta, porque ele quebra na hora de fazer as camadas.

IMG_5357-horz

Recheio de creme:

  • 3 latas de leite condensado
  • 600ml de leite
  • 2 colheres de sopa bem cheias de maizena
  • 2 gemas
  • 1 caixinha de chantilly (aquelas que vc bate e vira chantilly) *opcional

Misture todos os ingredientes, menos o chantilly, e leve pro fogo até engorssar bem, fica um mingau duro, depois que esfria ele endurece mais. Aqui já esta pronto mas se quiser um creme mais leve, fofo e menos doce misture o chantilly batido quando já estiver frio.

Recheio de abacaxi:

  • 3 abacaxis maduros e cortados em cubos pequenos
  • 3 xícaras de açúcar
  • 2 a 3 xícaras de água

Leve tudo ao fogo e deixe cozinhar até o abacaxi ficar transparente e levemente dourado. Uns 30-40 minutos. Ele tem que ficar com muito caldo porque é isso que vai molhar o bolo, vai ser a calda.

IMG_5365-horz

Montagem:

pra facilitar coloque uma cartolina em volta da primeira camada, assim você monta ali dentro e o bolo fica certinho. Se quiser fazer dentro da própria forma também da certo, mas coloque um plastico dentro pra facilitar na hora de desenformar. (eu prefiro a cartolina porque o bolo dobra de tamanho).

Aí coloque: uma camada de bolo, uma de recheio de abacaxi usando bastante calda pra molhar e uma de creme. (molhe sem medo! o meu eu poderia ter molhado mais) Repita até terminar a ultima camada que deve ser de bolo. Deixe uma xícara de recheio de creme pra colar os enfeites no final.

Deixe o bolo coberto na geladeira por no mínimo 4 horas (eu deixo de um dia pro outro porque faço o bolo um dia antes da festa e decoro no dia) depois retire a cartolina a passe o creme que sobrou do recheio em volta e em cima do bolo, aí é só comece a “colar” os tubets e por cima colocar os M&M’s.

Decore com uma fita e pronto!

Dicas: Eu usei cerca de 100 tubets por isso comprei uma caixa nas DIB (lojas que vendem pra atacado, tudo em embalagem grande) custou 22,90 e dá pra fazer outro bolo com o que sobrou.

No lugar dos confetes que custaram 19 reais meio quilo (M&M’s) você pode baratear a receita usando jujubas coloridas. Meu bolo ficou bem alto e pesado, faça somente com dois recheio ou até mesmo um se preferir. No caso do bolo ficar baixinho você pode usar BIS em volta no lugar do tubets.

Post de receita fica enorme porque eu gosto de explicar pra quem não tem nenhuma noção, espero que tenham gostado 🙂

 

 

 

Artigos Relacionados

Categorias: Aniversario, Culinária Por Bia Munstein

IMG_2005

Atenção: meninas, quem está vendo essa postagem na página inicial do blog por favor clique em “CRTL + F5” pra atualizar todo o blog. Ou delete o cachê e os cookies do seu navegador. Já tivemos vários posts depois desse. Obrigada 🙂

———————–

Eu postei todas as receitas que fiz no meu aniversário e esqueci de colocar a receita do docinho mais gostoso da festa! Mas essa injustiça não vai se perpetuar e aqui está a receita desse doce fino de castanha do pará maravilhoso que eu inventei haha #mentira

Se você não viu as outras receitas aqui vai:

Voltando ao docinho eu confesso que ia fazer de nozes (camafeu) mas o preço das nozes me fizeram mudar de ideia (89,90 0 quilo!) na verdade eu até ia comprar porque eram só 300gr e nem ia ficar tããão caro assim mas vi as castanhas do pará lindas e por ~apenas~ 45 o quilo e não resisti.

E posso falar com toda sinceridade do mundo: ficou delicioso!

O interessante é que no fim as castanhas dão um gostinho longe de leite em pó no doce, achei muito especial.

Eu quis fazer os docinhos fondados e comprei o fondant pronto, mas pra falar a verdade acho que teria ficado ainda melhor sem ele.

Bom, mas vamos a receita! 

  • 3 latas de leite condensado de boa qualidade
  • 300gr de castanhas do pará moídas ou trituradas
  • meio quilo de fondant pronto (aqui a Palmirinha ensina fazer em casa)

Eu passei as castanhas no processador, mas você também pode ir triturando aos poucos no liquidificador ou se quiser os pedaços aparecendo mais no docinho soque elas com o soquete dentro de um plástico. Depois de trituradas eu coloquei uma pitadinha de nada de sal na castanha (muito pouco mesmo)

foto-horz

Doce assim que saiu do fogo e depois de frio com uma bolinha

Misture o leite condensado com as castanhas trituradas e leve ao fogo médio mexendo sem parar até começar a soltar do fundo da panela. Eu nunca tinha feito docinho assim sozinha e não sabia o ponto. Mas é fácil: quando ele começar soltar o fundo da panela é quando você vira a panela de ladinho e ele se desprende do fundo com facilidade, quando você passa a colher de pau, puxando o doce pro meio da panela, e ele vem acompanhando a colher. O meu demorou uns 20 minutos pra ficar no ponto. Não pode deixar muito duro porque agarra no dente, ele fica um mingau bem grossão e depois de frio endurece mais.

Deixe esfriar fora de geladeira por umas 4-5 horas. Aí é só enrolar. Eu enrolo molhando a mão na água mesmo, até porque esse doce já tem bastante gordura da castanha. Docinho mais fácil de enrolar que já vi na vida.

Fondant: eu não gosto do gosto do fondant mas eu queria fazer um docinho com cara de fino hehe comprei meio kilo de fondant pronto por 6 reais, aí é só derreter em banho maria com um pouquinho de água e tá pronto, só mergulhar os docinhos e escorrer segurando eles com um garfo. (é simples mas foi um saco de fazer) Pra quem quiser fazer o fondant em casa aqui tem um vídeo da Palmirinha ensinando.

Por fim é só colocar um pedacinho da castanha em cima pra decorar logo que tirar o doce do fondant, ainda molhado.

Hoje eu faria sem o fondant e passaria o doce no açúcar, no côco, na própria castanha triturada, etc.

A receita me rendeu 70 docinhos ENORMES, quase uns 3 do tamanho festa.

Artigos Relacionados

Categorias: Aniversario, Culinária Por Bia Munstein

Receita: Cupcake de chocolate com doce de leite

Gente, é praticamente um atrevimento da minha parte chamar esses monstrinhos de cupcakes! Mas eles ficaram gostosos!

Na verdade eles ficaram feinhos assim porque eu achei que daria pra assa-los sem a forma própria, ou seja, assar só na forminha de papel de fazer cupcakes. #fail

Eu tinha visto alguém dizer que funcionava mas acho que essa minha forma era muito fraquinha.. enfim! Depois que já tinha colocado a mssa resolvi fazer uma gambiarra com papelão e assar ali dentro (veja aqui). Ajudou bem, mas como elas já estavam todas arreganhadas kkk não ficou 100%.

Além disso ainda tivemos mais alguns problemas (o cupcake foi o que mais deu stress) eu não quis nem saber de massa para cupcake eu fiz um dona Benta de chocolate e pronto (na verdade foi um da Flashmann) afinal é só um bolo pequeno com cobertura. O ultimo erro foi na cobertura de doce de leite -comprei aquelas fabricações da casa no mercado, uma delicia, lá no Terê Frutas- coloquei no saquinho de confeitar e ele estourou porque o dece estava muito duro. Novamente não consegui fazer aquela torre de doce de leite em cima do bolinho, aí eu respirei fundo, passei o doce com a colher e joguei o confeito por cima.

Mas quer saber? Ia ficar muito enjoativo aquele tantão de doce de leite em cima, foi melhor assim.

Receita: Cupcake de chocolate com doce de leite

fotos do Instagram

Agora que já contei todos os desatres vou contar como foi feito, quem sabe vocês consigam fazer um melhor né? Aprendendo com meus erros  hehe Repito que ficou gostoso, tá?

clica no leia mais!

(leia mais…)

Artigos Relacionados

Categorias: Aniversario, Culinária Por Bia Munstein

IMG_1995

Bolo salgado em festa de aniversário é meio anos 90 né? 🙂 Eu lembro que quando era criança todo aniversário que eu ia tinha! Mas no meu mesmo nunca teve e esse ano eu resolvi que eu ia fazer…

Só que eu queria um “bem feitinho” como diz minha mãe! haha A mãe de vocês também fala essas coisas? “Eu gosto de tal comida mas só se for bem feitinha”

Bom, mas eu busquei várias receitas na net e nenhuma satisfazia completamente o modo como eu queria. Aí resolvi fazer da minha cabeça mesmo. De inicio fiquei com medo de fazer um recheio com requeijão e o outro com maionese, pensei que poderia não ornar… mas como o gosto do requeijão ficou bem suave no frango vi que ia dar certo.

Bora pra receita e truques?

torta salgada de frango e ovos

Clica no leia mais! (eu preferi colocar assim porque a receita fica enorme toda explicadinha)

(leia mais…)

Artigos Relacionados

Categorias: Aniversario, Culinária Por Bia Munstein

bolo de abacaxi para aniversario Como comentei com vocês ontem decidi de última hora (ta, uma semana antes) fazer eu mesma as comidas do meu aniversário. Eu nunca tinha feito nada assim tão completo e confesso que tive medo de sair tudo errado, mas graças a Deus sai tudo certinho e hoje quero ensinar a vocês as receitas.

Consegui fazer tudo em um dia e só (fiz no dia anterior) e comprei pronto os salgados fritos, alguns docinhos e empadinhas. Ficou tudo tão gostoso que nem eu acreditava que tinha feito! O bolo ficou incrível, bem molhadinho, com bastante recheio e o melhor de tudo: lindo! O bolo salgado também ficou maravilhoso, quase não sobra pra contar a história. bolo de abacaxi para aniversariotorta salgada de frango e ovos Pra tudo ficar assim tem vários truques, viu? E eu vou ensinar tudo pra vocês, é bem fácil. Eu fiz:

  • Bolo com recheio duplo de abacaxi
  • Bolo salgado de frango, requeijão e creme de ovos (receita aqui)
  • Docinho fondado/fino de castanha do pará (receita aqui)
  • Cupcakes de chocolate com doce de leite (receita aqui)

Vamos começar pelo bolo! Eu queria um bolo bem lindo e fácil de decorar. Já tinha visto uns de kitkat por aí e achei pulo do gato pra quem não sabe confeitar bolo, mas eu queria branco e não achei. (sem falar que ia ficar uó de caro tanto kitkat) aí eu mesma fiz essas barrinhas de chocolate (mamão com açúcar de fazer).  (leia mais…)

Artigos Relacionados

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"