Categorias: cabelos, Cauterização, Reconstrução Por Bia Munstein

receita cauterização caseira

Cauterização caseira é um assunto que vou abordar no nosso E-book então achei que valia dar uma atualizada no tema aqui no blog também. Faço questão que tudo tiver no e-book tenha no blog, a diferença é que lá vai estar tudo juntinho, atualizado e como um manual.

A cauterização é um processo para repor a queratina dos fios. A queratina é o cimento capilar, é ela que mantem o fio inteiro, quando fazemos químicas ficam como se fossem buracos no fios. E é ali que entra a queratina tampando essas falhas e deixando o fio mais inteiro e resistente.

Muito importante saber antes de se animar a fazer uma cauterização é que:

1-cauterização é só para cabelo danificados.

2-o cabelo fica meio duro, não fica lindo no dia da aplicação.

Receita básica de cauterização:

  • Queratina líquida
  • Defrizante

Modo de fazer: Misture uma parte de queratina líquida para duas de defrizante (um bem hidratante, nada de Gel ou spray). A quantidade vai do tamanho do seu cabelo, use por exemplo três colheres de queratina e seis colheres de defrizante.

Lave o cabelo duas vezes com shampoo transparente ou anti resíduos, retire o excesso de água e aplique a mistura mecha e mecha nos fios. Seque com secador -se quiser fazer escova pode, mas ela serve só pra facilitar o processo da chapinha- e passe a chapinha três vezes em cada mecha (mechas com espessura de médias a finas)

Fique sem lavar o cabelo de dois a três dias e quando lavar faça um hidratação. De preferencia use uma máscara nutritva, a base de óleos. Não use reconstrutora.

 

A parte da hidratação no final tem que ser feita para o cabelo perder a aspereza e completar o tratamento.

Turbinado a receita:

Além do defrizante e da queratina você pode adicionar itens extras. Eu já usei: uma tampinha de glicerina líquida, uma tampinha de bepantol líquido ou até mesmo uma ampola de tratamento. Escolha um item a seu gosto de inclua.

 

——————————

Alguns de meus defrizantes preferidos mostrei aqui.

Aqui tem um post antigo de uma vez que fiz essa cauterização e conto como ficou.

Artigos Relacionados

Categorias: cabelos, Cauterização, Reconstrução Por Bia Munstein

cauterização a frio joico k-pak

Essa semana vou contar pra vocês sobre a reconstrução que fiz da Joico usando o kit da linha K-Pak! Meu cabelo voltou da praia muito danificado e decidi pra precisa de cauterização.

Essa reconstrução é poderosa pois é rica em aminoácidos, recupera a fibra capilar danificada ao máximo e ainda sela as cutículas ajudando interromper a quebra, oxidação e reduzindo muito porosidade do fio. Realmente é um dos processos de reconstrução capilar mais completos do mercado -além de ser um dos mais famosos também-

Pra quem não sabe o reconstrutor k-Pak da Joico é um dos mais famosos do mundo, ganhando inúmeras e consecutivas vezes o posto de melhor do ano. Confesso que ele nunca foi meu preferido no quesito maciez dos fios, mas sempre que tenho um problema grave no cabelo recorro a ele hehe

cauterização a frio joico k-pak

Vamos ao passo a passo? Eu tenho quase todos os produtos da linha e os que são necessários ao tratamento, menos o acidificante, que é ruinzinho de achar, e o shampoo. Mas como eu tenho meu acidificante lindo e maravilhoso Ph Balancer da K-Pro eu não passo apuros (ele mudou a embalagem)

 

  • Passo 1– shampoo duas vezes deixando o cabelo mega limpo (eu usei o Color endure da Joico)
  • Passo 2– cuticle sealer tratamet: o acidificante da linha. Eu usei o K-Pro como disse acima. Aplique nos fios, massageando, e deixe agir por 5 minutos. Enxágue.
  • Passo 3– Deep penetraitt reconstrutor: o reconstrutor k-pak. Aplique nos fios (retire o excesso de água antes) massageie e deixe agir por 5 minutos. Enxague. O Ph dele é entre 4,5 e 5,5. Sendo necessário finalizar com máscara hidratante.
  • Passo 4– Instense Hydrator: aplique logo em seguida do enxágue do reconstrutor, massageie e deixe agir por mais 5 minutos.
  • Passo 5– smoothing balm: esse passo não faz parte necessariamente da reconstrução mas como eu tenho o Leave in da mesma linha preferi usá-lo no lugar de qualquer outro. Apliquei normalmente nos fios, uma pequena quantidade, e sequei com secador. Você pode deixar secar natural ou fazer escova se já tem o costume.

O processo tem algumas etapas mas como puderam ver é fácil fácil, fica só no aplica e enxágua!

cauterização a frio joico k-pak

O que eu achei: o cabelo fica notavelmente mais forte e mais encorpado! Que ressaltar que as fotos do post não foram condizentes com o resultado do produto! Eu fiz todo o processo e deixei o cabelo secar ao natural por motivo de ~preguiça~, aí no outro dia escovei os fios secos que é bem mais rápido mas o cabelo fica mais esquisitão hehe então favor não se basear muitos nelas. Mas o resultado é realmente muito bom! Recomendo demais para -e somente para- cabelos danificados!

Se você está com cabelo danificado por luzes, relaxamentos ou mesmo por muita chapinha pode apostar!

Onde encontrar: aqui na Beleza na Web (nacional e frete grátis)

Quem mais já faz essa cauterização a frio?

Artigos Relacionados

Categorias: cabelos, Cauterização, Produtos Testados, Reconstrução Por Bia Munstein

Olá meninas! foram bem de final de semana? Espero que sim 🙂
Hoje teremos resenha da cauterização/reconstrução térmica Midollo di Bamboo Afaparf!
Nós já tivemos resenha dessa linha aqui no blog feita pela minha amiga Jana do Rosa e Pink (aqui) Desde que ela falou maravilhas sobre esse kit fiquei com vontade de testar.
Recebi para fazer resenha pro blog, fiz todos os passos direitinho e hoje vim contar pra vocês como foi.

O kit da cauterização térmica é composto de: Shampoo, 3 ampolas, máscara (potão!) e leave in em spray.

O cheiro: toda linha tem a mesma fragrância, um cherinho de mato. Eu achei bem coerente com a linha, (verde, bambu) realmente não é aquele cheiro delicioso, mas não chega ser ruim. A mim não incomodou, até porque não fixa no cabelo..

Shampoo Midollo di Bamboo: Perolado, espalha super bem  e faz bastante espuma.
Máscara Midollo de bamboo Pro ConcentrateSuper consistente! Não cai do pote nem se sacudir, mas mesmo assim é fácil espalhar nos fios.

Ampolas: Quando vi achei que fossem bem líquidas, mas não, são tipo um olinho, o que ajuda espalhar nos fios e por isso ela rende muito. Uma ampola deu pra todo meu cabelo.

Leave in: ele é bem líquido, um tico leitoso e serve pra finalizar o processo borrifando por todo cabelo. Não é gorduroso.
Resultado nos fios: Eu simplesmente amei! Os cabelos ficam mais encorpados, um cabelo mais inteiro mesmo. Senti os fios menos frágeis do que estavam antes, mais fortes e com menos quebra.

A aparência do cabelo também ficou ótima! Mesmo sendo uma cauterização bem potente não deixou meu cabelo duro.
Recomendo demais pra cabelos muito danificados!
Preço e onde encontrar: Eu não gosto de ficar opinando sobre preços de produtos porque acho bem pessoal, mas esse kit realmente vale a pena. Ele sai por 193 reais (tem aqui) o que é quase o preço de uma cauterização no salão, onde nem temos a garantia que os produtos usados serão de qualidade.
Amei e vocês?

Artigos Relacionados

Categorias: cabelos, Cauterização, Da leitora Por Bia Munstein

Olá meninas!
Vamos ressuscitar a tag “Resenha da leitora”? Na verdade eu amo fazer essa tag, infelizmente parei de fazer porque as fotos que recebo são de qualidade ruim e acabo não conseguindo montar o post 🙁
A resenha dessa semana foi enviada pela Tatiana e como as fotos estavam bem nítidas resolvi postar pra vocês!
—————————————————————————————–
image
Oi Bia!
Visito o blog tooooodos os dias e levo suas resenhas bem a sério. Meu cabelo é exatamente igual ao seu (pelo diagnóstico de cabelo). A diferença é que não assumo meus cachos e costumo fazer escova inteligente a cada dois meses.
Sempre vou no mesmo salão para fazer as luzes e o alisamento. O profissional de lá é meu cabeleireiro há anos e já conhece meu cabelo, o que me deixa sempre tranquila. Estou em processo de clareamento, aos poucos, porque quero que meu cabelo fique maior.
Passei alguns dias na praia e na volta achei que minhas madeixas mereciam um cuidado especial. Apesar de vir seguindo suas dicas de tratamento de verão, optei por realizar uma cauterização.
O nome do tratamento é Pro-Keratinização Molecular Plus. A linha usada é a X-Tenso.
Primeiro, o profissional aplicou o X-Tenso Care Shampoo Nutri-Reconstrutor (limpeza), duas vezes. Em seguida, desembaraçou meu cabelo com cuidado e aplicou o X-Tenso Moisturist Pré-Tratamento (injeção de força), dando 2 a 3 borrifadas por mecha.
De acordo com o profissional, é o composto que contém a queratina. Esse produto não é enxaguado e logo em seguida, ele retira 80% da água com o secador e depois cauteriza mecha por mecha, passando a prancha.
O cabelo fica um pouco pesado, por conta da queratina e por isso, esse produto é enxaguado (dá uma pena…rs). No lavatório, ele procede com a parte da nutri-reconstrução. Enxagua, retira o excesso de água e aplica a X-Tenso Care Máscara Intensiva Nutri-Reconstrutora.  Deixa agir uns 5 minutos e enxagua.
Depois ele escova o cabelo normalmente.
Antes da escovação, ele aplicou o Mythic Oil, da Lóreal, como protetor térmico. É tipo um primo de Oroflúido, que eu já uso em casa.
Quando termina a escova, ele passa o X-Tenso Care Sérum de Brilho Nutritivo no comprimento e nas pontas.
O cabelo fica com um balanço incrível, bem macio e extremamente brilhante. Eu adorei o resultado e faria de novo.
Indico para quem está com o cabelo muito danificado ou até mesmo após uma coloração, que faz o cabelo perder bastante água. No folheto que ele me deu, falando sobre esse procedimento, a marca indica “para uma recuperação extrema dos cabelos processados por tioglicolato”.
image
Beijos, espero que goste.
————————————————————————————–
Gostei sim, Tati! Muito obrigada Alegre
Pra quem se interessou tem os produtos aqui na Beleza na web.

Beijos

Artigos Relacionados

Categorias: cabelos, Cauterização Por Bia Munstein

 

image_thumb-25255B24-25255D

Desde que eu fiz aquele post polêmico sobre a visita do técnico e a avaliação do meu cabelo (aqui) que estou com vontade de fazer este post.

A verdade é que algumas pessoas não compreenderam bem o que eu escrevi e deu a maior confusão, fui xingada e tudo, “mó barraco”! rsss

Bom, a polêmica se deu porque entenderam que o técnico tinha dito que foi a queratina que estragou meu cabelo, e não foi isso! Ele disse pra eu parar de usar, somente isso.

Aí veio a dúvida: mas queratina estraga o cabelo? E é isso que vamos esclarecer nesse post.

A queratina é super importante pra saúde dos fios, afinal o cabelo é composto principalmente de queratina. Sempre que a gente faz alguma química nos fios, uma parte dessa queratina se perde e é essencial repor essa queratina perdida.

Agora se seu cabelo não estiver precisando de queratina e você insistir em usar produtos reconstrutores, seu cabelo começa a fica áspero, seco e sem vida.

Se ainda por cima, além de usar produtos com queratina você começar a fazer a famosa cauterização, que praticamente cola queratina por cima do cabelo, aí sim você pode ter um resultado extremo e esse cabelo pode começa a quebrar.

O dano das pontas do meu cabelo, não é em hipótese alguma um dano causado por queratina, é um dano causado por química já que o produto agiu no córtex do fio danificando a estrutura interna do cabelo. Portanto a polêmica foi ou não foi a queratina é infundada, já que ela não é capaz de provocar isso.image_thumb-25255B16-25255D

 

 

Mas Bia, como eu sei que meu cabelo precisa de queratina ou não?

Bom, antes vou dizer pela milésima vez que não sou cabeleireira, ok? Pra quem me chamou de “metida a entender de cabelo” tudo que eu sei é baseado na minha própria experiência e sempre deixei isso claro aqui no blog.

Agora respondendo a pergunta se você nunca fez química, seu cabelo é virgem, ele não precisa de queratina na forma de cauterização. Se você faz muita chapinha, escova, etc. Pode até usar uma máscara reconstrutora de vez em quando.

Agora se seu cabelo é alisado, relaxado, descolorido é praticamente certo que seu cabelo precise. Você só precisa saber o quanto.

Se ele está danificado (somente cabelo danificado precisa de queratina, cabelo ressecado precisa de hidratação) tente fazer uma cauterização e veja como o cabelo vai reagir. Depois da pausa de 2-3 dias esse cabelo quando lavado deve estar mais saudável. Se não estiver é porque não fez bem.

De toda forma não faça mais do que uma cauterização por mês.

As máscaras reconstrutoras, desde que seu cabelo não esteja virando uma arame farpado com elas, podem ser usadas a cada quinze dias, ou dependendo do dano uma vez por semana.

Como disse tudo depende do cabelo!

O meu por exemplo contrariando a opinião do técnico, está se dando super bem com o produtos reconstrutores, mostrando que ele está sim pedindo queratina. Veja o caso da Moroccanoil da tampa laranja (reconstrutora) que muita gente reclama que deixa o cabelo duro, no meu ficou simplesmente maravilhosa.

Foi isso meninas, espero que tenha tirado um pouco da nuvem negra que rondava a pobre da queratina.

Beijos Coração vermelho

Artigos Relacionados

Categorias: cabelos, Cauterização Por Bia Munstein

 

image_thumb-25255B8-25255DNão, eu não estou louca! Mas eu coloquei glicerina líquida na cauterização.

A ideia eu tirei da minha cabeça mesmo, eu vi em alguns lugares por aí a mulherada fazendo hidratação com glicerina, o Beleza Sem Fronteiras foi um deles, e resolvi testar na cauterização pra ver se dava certo.

Sabe quando você não sabe o que usar e sai misturando tudo? Foi isso.

 

A receita mistura:

  • 1 colher de desfrisante
  • 3 colheres de queratina líquida
  • 1 ampola de vitamina
  • 1 colher de glicerina

A queratina eu usei a da Bio Extratus, o defrizante foi o Liso Reto Aroma do Campo e a ampola foi essa, mas pode ser qualquer produto de sua preferência.

Misturei tudo e apliquei mecha a mecha no cabelo bem lavado somente com shampoo.

Sequei com secador (não precisa escovar, mas se preferir pode) e pranchei mechas finas duas vezes cada.

Fiz aquela famosa pausa de 3 dias e o resultado foi o da foto acima.

O cabelo ficou bem brilhoso e um tanto mais liso (aí já não sei explicar o motivo).

Durante a aplicação senti que a Glicerina deixa o cabelo mais hidratado, porem o ruim de usar tantos produtos misturados é que a gente não sabe realmente quem fez o quê.

No final gostei muito do resultado. Embora não tenha surtido muuuito efeito nas minhas pontas podres no restante do cabelo foi bem positivo.

 

*a glicerina líquida pode ser encontrada em qualquer farmácia, custa cerca de 2-3 reais.

 

Beijos

Bia

@euvouderosa

Artigos Relacionados

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"