Categorias: Como Comprar?, off-topic Por Bia Munstein

receita não pode taxar abaixo 100 dolares

As compras internacionais se tornaram grande parte das minhas compras desde que comecei o blog, eu amo comprar de fora porque me sinto bem fazendo uma economia que é realmente significativa, ainda mais se tratando de produtos de cabelo.

Acontece que ultimamente o governo apertou o cerco em relação a essas compras e esse é o motivo do post: Analisar se em meio a isso tudo ainda vale a pena comprar de fora em lojas como Feelunique, Beauty Bay, etc.

Quando eu corro o risco de ser tributada? Primeiro a gente precisa entender que de acordo com nossa legislação toda compra internacional que fazemos em loja -pessoa jurídica- deve ser tributada em 60% pela receita federal quando entra no Brasil. Eu disse TODAS! (a exceção é apenas para livros e medicamentos se não me engano) Isso é lei, é uma regra do nosso país e nenhuma loja tem o poder de impedir isso e muito menos tem o obrigação de devolver esse valor.

Acontece que como o fluxo de compras é muito alto a Receita Federal nunca teve pessoal suficiente para inspecionar cada encomenda e aí faziam a tributação por amostragem, ou seja, a maioria das encomendas acabavam não sendo tributadas, principalmente as mais discretas.

Só que atualmente esse cerco se fechou e o governo tem um lindo plano de começar a taxar todas as encomendas internacionais sem exceção. Eu não sei se isso realmente será possível já que envolve muitas coisas mas a realidade no momento é que a tributação aumentou sim! Muito mais encomendas estão sendo taxadas/tributadas e eu tenho sentido isso na pele. Eu quase nunca era taxada e agora esta meio a meio praticamente. No ultimo mês recebi três sem taxa e três com taxa.

Qual é o valor da tributação e como sei se fui tributada? O valor da taxa é fixado em 60% sobre o valor da compra, muitas vezes incluindo o frete.

Exemplificando: comprei um produto de 20 dólares e o frete foi grátis. Convertendo esse valor para o real (veja cotação do Dólar aqui) daria cerca de 44 reais. A esse valor você acrescenta 60% da taxa alfandegária para obter o valor total do produto.

Ficaria assim: 44 (produto) + 26,40 (60% de tributo) = 70,40 

Não esqueça de acrescentar também os 6,38% de iof que é cobrado no seu cartão independente de ser tributado ou não (nesse caso o iof seria de R$2,80) e dos 12 reais que o correio cobra para “guardar” seu produto quando ele é tributado.

Aí cabe a você verificar se esse valor ainda é significativamente mais baixo que o valor praticado aqui no Brasil. Digo significativamente porque tem que se levar em consideração o tempo que as encomendas levam para chegar.

E já que tocamos no assunto do prazo as minhas encomendas chegam em cerca de 30 dias, mas pode demorar bem mais ou até menos, varia muito.

Saber se você foi tributada é fácil: você recebe no seu endereço uma cartinha avisando pra ir aos correios pagar o imposto e retirar a encomenda. (o mesmo endereço que você receberia o produto)

O que eu, Bia, estou fazendo: continuo comprando porém sem ansiedade e sabendo que boa parte será taxada. Confesso que algumas coisas que chegam eu vejo que não vale a pena pagar a taxa (ou não quero pegar) e deixo devolver pra loja. Desse modo a loja credita o valor de volta quando recebem a encomenda (você precisa enviar e-mail avisando). Mesmo eu tendo alguns produtos taxados as taxas foram até baixas, duas de 20 e uma de 50. Então acho -apenas acho- que estão mais ponderados nos valores também.

Resumindo: compre sempre considerando a taxa! Se não for taxada será lucro já que essa tributação é obrigatória no nosso país. Essa coisa de exigir que a loja devolva o valor tributado não só é absurdo como faz com que os preços sejam aumentados e muitas delas parem de vender para o Brasil definitivamente.

Em tempo: Encomendas enviadas de pessoas física para pessoa física até um limite de 50 dólares não podem ser taxadas. O burburinho sobre as compras abaixo de 100 dólares que repliquei neste post  ainda é mito pra nós. Se procede ou não o caso é que o governo parece não esta nem aí pra isso.

 

Artigos Relacionados

Categorias: Como Comprar? Por Bia Munstein

logo

Continuando nossa série de como comprar no Ebay agora nós vamos para parte divertida da coisa: escolhendo os produtos!

Vou mostrar pra vocês como eu procuro os produtos, escolho o menor preço e acho os vendedores que enviam para o Brasil. Eu compro no Ebay há mais de 4 anos, já fiz mais d 100 compras por lá e nunca tive problemas…

Pra começar a comprar no Ebay você ter cadastro no site (ensinei aqui) e cartão Internacional cadastrado no Paypal (ensinei aqui)

Como eu acho o que eu quero: depois de tantos anos fuçando hoje eu sei o nome de quase tudo, mas o que eu não sei eu coloco o nome em português no Google Tradutor pra saber como é em inglês, simples e tosco hehe (ex: blusa=blouse) Aí é só colocar na busca do site ou escolher pelas categorias na lateral: Fashion-Women-top e blouses

Pronto, cheguei na categorias onde eu acho aquelas camisas de tecido lindas que são vendidas pela bagatela de 10-12 dólares. Mas tem milhares de modelos e vendedores então eu prefiro ser objetiva e saber logo o preço do produto+frete pro Brasil.

como comprar ebay

Então como eu sei o valor do produto + frete e se o vendedor envia pro Brasil: eu clico em price+ shipping: lowest first que vai me dar o preço mais em conta levando em consideração o frete. Aí vai aparecer uma janelinha pra você selecionar o país, selecione Brasil e pronto. Depois eu clico em “Buy it Now” que vai me mostrar somente os produtos que são pra venda imediata (nada de leilão)

Depois disso é só começar procurar o que você quer, na primeira página normalmente aparecem coisinhas que não são exatamente o que você procura, aí eu gosto de dar uma avançada nas paginas e ir logo pra um valor de no mínimo 5 dólares (porque tem produto que ainda tem o  frete)

camisa oncinha ebay

Nesse print eu fiz uma busca por “blouse Leopard print” que vai te mostrar camisas com estampa animal, oncinha, etc… E encontrei essa camisa de oncinha (que eu já tenho) por menos de 8 dólares e frete grátis (frete=shipping).

Antes de clicar em comprar (Buy it Now): observe a reputação do vendedor (positive Feedback) eu prefiro só comprar de quem tem acima de 98% positivo. E veja quantas pontos ele já acumulou (onde tem a estrelinha verde na imagem) quanto melhor forem esses dados menos a chance de você ter problemas! (se bem que o Ebay é super rígido com os vendedores).

Sobre o tamanho das roupas: no anuncio sempre tem a descrição da peça, incluindo o tamanho. leia todo o anuncio (logo no começo já tem um botão pra você escolher a linguagem) não sai comprando por impulso.

Quando estiver certa que é esse produto mesmo que você quer: clique em “Buy it Now” -aquele botão azul grande-. Depois vai pedir pra você confirmar a compra (ou fazer seu login caso não esteja logado) e depois o “pay now” que onde vai direcionar pro paypal e você vai pagar a compra (presumindo que você tenha vinculado as contas como ensinei aqui). É importante observar que na página do paypal vai aparecer o endereço que você registrou, é pra onde vai sua encomenda (tem a opção de mudar ali mesmo).

Agora é só ter paciência e aguardar! (as minhas compras chegam em média com 30 dias, mas pode vir antes ou demorar bem mais). O Ebay lhe envia e-mails avisando que sobre sua compra, que ela já foi enviada, etc.

 

Sobre ser taxada ou não: vale a mesma regra de qualquer compra internacional: compras até 50 dólares enviadas de pessoa física para pessoa física não paga imposto. Fora disso qualquer compra corre o risco de ser taxada, é loteria mesmo. Ou seja, se quem vai fazer o envio for uma empresa pode ser até 1 dólar que tem o risco. eu já fui taxada no máximo umas 3-4 vezes até hoje, mas isso varia muito.

Deixo aqui algumas buscas coringas pra facilitar pra vocês até ficarem craques: (não arrisco de forma alguma comprar eletrônicos no Ebay, acho que é taxa na certa sem falar o risco de extravio, aliás só compro coisas no mááááximo 20-30 dólares)

Vestidos

Camisas

Bijuterias

Capinha/case  para Iphone 4

Usem a criatividade, cautela e boas compras!

Logo logo vou mostrar as ultimas compras que fiz no site 😉

Artigos Relacionados

Categorias: Como Comprar? Por Bia Munstein

Como se cadastrar no Ebay

Up: aqui tem o post que fiz mostrando como escolho os produtos caso você já seja cadastrada.

———————

O post de hoje é especial! Tomei coragem pra fazer o que vocês já mediram milhões de vezes e fazer uma série de post mostrando como eu compro no Ebay (cadastro, paypal, como escolho os produtos, frete, etc) Hoje cedo já mostrei como se cadastrar no paypal.

E na série do Ebay vou começar pelo básico: O cadastro!

A primeira dica é que você faça tudo pelo navegador Chorme pelo simples fato dele ter a opção de traduzir a página, qualquer dúvida é só clicar com o botão direito do mouse em cima do texto e escolher a opção traduzir para o português.

Acesse: www.ebay.com e clique em register no canto superior esquerdo da tela (ou clique aqui)

Como se cadastrar no Ebay

Vai abrir uma tela parecida com essa onde você vai colocar seu nome, sobrenome, e-mail e escolher um senha de no mínimo 6 dígitos entre letras e números.

Pronto, você já se cadastrou! Mas pra comprar indico fortemente que vincule sua conta do Ebay a sua conta do Paypal para evitar ter que digitar os dados do seu cartão (já fiz um post ensinando como se cadastrar lá) clique no seu nome, em cima, na pagina no Ebay e vá para account Settings 

Como se cadastrar no Ebay

Mas pro meio da tela vai aparecer esse telinha pra você vincular sua conta do Paypal. clique em “Link my Paypal account”

Como se cadastrar no Ebay

Na próxima tela você deverá preencher com seus dados (endereço e telefone) e selecionar uma pergunta de segurança.

Como se cadastrar no Ebay

Já indo pro paypal coloque seu e-mail e login e clique em Link Your Account. Na próxima tela clique em “return Ebay” e pronto, conta vinculada e tudo certo para começar a comprar.

No próximo post vou mostrar como eu seleciono os produtos, procuro melhor preço, e vendedores que entreguem no Brasil.

Artigos Relacionados

Categorias: Como Comprar? Por Bia Munstein

Como se cadastrar no Paypal

Oi meninas! Eu vou começar uma série de posts ensinando como eu compro no Ebay, desde o cadastro até como eu procuro os produtos, mas antes de tudo precisamos ter uma conta no Paypal pra evitar ter que digitar nosso cartão de crédito em qualquer lugar (é bem mais seguro colocar os dados no Paypal) sem falar que ter conta no Paypal hoje é imprescindível pra quem gosta de comprar na internet, muitos sites de fora já aceitam pagamento por ele, inclusive os brasileiros já estão aderindo a essa moda que passa mais segurança ao comprador. Além de ser muito mais rápido não ter que ficar digitando tudo quando vai fazer uma compra.

É muito fácil, vamos lá?

Acesse o site do Paypal do Brasil aqui e depois clique me criar conta no “pra você”:

Como se cadastrar no Paypal

complete com todos os seus dados (sempre use o e-mail que você mais usa e uma senha fácil de lembrar! É como uma conta bancária, é coisa séria mas também super seguro) o endereço que você colocar é pra onde vão suas compras feitas pelo Ebay.

Como se cadastrar no Paypal

Pronto, sua conta está criada! Agora nesses links laterais abaixo você vai precisar confirmar todos os dados (cartão de crédito e e-mail) Também tem a opção conta bancária mas eu acho que não é obrigatório, eu tenho cadastrada porque alguns sites aceitam que use débito em conta e também porque você pode receber pagamentos através do paypal.

Como se cadastrar no Paypal

 

Para confirmar seu cartão de crédito no Paypal depois que você clicar no link eles vão descontar em sua fatura alguns poucos centavos e você vai voltar na sua conta e digitar o valor certinho que foi descontado. (esse processo demora uns 3-4 dias e você pode ver na sua faturo online, ou então esperar a fatura chegar mesmo) assim que confirmado os centavos são devolvidos e você já pode começar a comprar pelo seu cartão.

*Ao que tudo indica para comprar em sites internacionais ainda é preciso que o cartão seja internacional.

Parece meio chatinho, principalmente a parte de confirmar o cartão mas vale super a pena!

Espero que tenha ajudado!

Volte mais tarde que vou fazer o post de como comprar no Ebay que muuuuitas de vocês já pediram.

Artigos Relacionados

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"