Categorias: cabelos, Tipos de cabelo Por Bia Munstein

rp_Sem-Título-1-693x174.jpg

Oi meninas!

Esses dias deixei combinado com vocês que voltaria com os posts atualizados da série “cada cabelo um tratamento” e hoje vamos falar sobre o mais procurado: como cuidar de cabelos secos e ressecados!

Antes e queria deixar registrado uma diferença básica entre cabelos secos e cabelos ressecados: o cabelo seco normalmente é assim porque é sua natureza, já o cabelo ressecado se encontra nesse estado devido a uma piora de sua situação -um cabelo que já era seco- por conta de constantes agressões ou falta de cuidado. Porém até mesmo um cabelo oleoso pode se tornar ressecado no seu comprimento, é só haver abuso de químicas e ou chapinha por exemplo.

Dito isto bora para as partes dos cuidados?

Não custa lembrar que o cuidado começa sempre pela lavagem. Use um shampoo hidratante, meus preferidos já listei aqui, mas existem vários. O ideal é lavar esse cabelo duas ou três vezes por semana no máximo! E lavar duas vezes com shampoo em cada lavagem. (uma limpa a outra dá brilho). Eu lavo -e escovo- duas vezes por semana como vocês sabem.

Outra dica valiosíssima é aposentar o condicionador depois do shampoo! O próprio Marco Antonio di Biaggi fala isso e eu já me tornei cansativa de tanto repetir aqui no blog. Faço isso há anos!  No lugar dele use uma máscara hidratante ou de outro tratamento em toda lavagem. Você vai notar a diferença em pouco tempo. Boas máscaras agem em no máximo 5 minutos, ou seja, dá pra deixar agir enquanto se ensaboa, esfrega, depila, etc. Se o estado estiver crítico após enxaguar a máscara aí sim aplique seu condicionador. Serve para selar as cutículas e turbinar a hidratação (o cabelo costuma ficar mais macio e mais hidratado).

Use sempre um leave-in (creme para pentear) e se for fazer escova use um bom termo-ativado. Aqui tem alguns dos meus preferidos. Dizem que fazer escova depois da hidratação retira boa parte do tratamento e é verdade! Mas se você assim como eu, não fica sem escova, não vai deixar de hidratar por conta disso! Perde um pouco o efeito, mas mesmo assim hidrata. É por isso que aconselho hidratar toda vez que lavar principalmente nesses casos.

cabelos-danificados

Aos fins de semana pode fazer uma hidratação mais demorada. Deixe de 20 min. a meia hora se a máscara for hidratante ou nutritiva. Se for reconstrutora não pode passar de 10. Nessa hidratação mais demorada, que você não vai estar no banho, tente enxaguar o cabelo na água fria pra selar as cutículas. Essa hidratação é um plus, ok? Se você estiver mantendo a máscara nas outras lavagens e não fiz ela vez ou outra não vai ser nenhum desastre.

Uma vez a cada 15 dias ou uma vez por mês -depende do quanto está danificado seu cabelo- use uma boa máscara reconstrutora!

Tenha um bom finalizador! Me refiro a esses óleos de argan que são levinhos e dão brilho e sedosidade. Eles ajudam a manter o cabelo comportado, com menos frizz e mais macios. No momento meu preferido é esse mas use o da sua preferência.

Um cabelo seco por natureza sempre vai ser seco, a natureza do fio não muda -exceto aquela mudança natural com a idade-, mas com esses cuidados dá pra você manter seus cabelos sempre macios e hidratados!

 

Dá trabalho? Um pouco! Mas em pouco tempo você acostuma, vira rotina, e só vai ouvir elogios. 😉

 

Para ver mais posts como esse acesse a tag Tipos de Cabelos e outra tag muito bacana pra você visitar é a Pergunta da Semana 

 

Artigos Relacionados

Categorias: cabelos, Tipos de cabelo Por Bia Munstein

Sem-Título-1

Ontem eu estava respondendo comentários e tinha um sobre cabelos mistos. Lembrei de uma série de posts que criei lá em 2010 onde eu dava dicas para cada tipo de cabelo. Achei que era hora de “repaginar” e dar uma atualizada nas dicas.

 

Por isso teremos de volta a série “Cada cabelo um tratamento” e o cabelo hoje vai ser justamente o misto! Um fio tão difícil de cuidar, que ao mesmo tempo que tem raiz oleosa e precisa de constantes lavagens, tem o meio e as pontas secas, que se ressecam ainda mais com shampoo agressivos.

 

Vamos as dicas?

Porque meu cabelo é misto? Pode ser genético e pode ser pelo excesso de química, secador e chapinha. O segundo caso -excesso de danos- acontece muito com quem tem cabelo oleoso, fino e decide fazer luzes, ombre hair ou mesmo abusa da chapinha e secador todos os dias. A raiz sempre será oleosa mas o restante do cabelo se resseca, danifica e ainda sofre dobrado pelo o excesso de lavagem. Afinal a raiz esta sempre pedindo shampoo e as pontas implorando por hidratação.

Cabelos Mistos: como cuidar? Cada cabelo um tratamento

Como tratar um cabelo misto: 

Preciso começar dizendo que não acredito muito nessa história de shampoo que tira a oleosidade da raiz e hidrata as pontas! Shampoo inteligente… Notem que o mercado até abandonou um pouco as linhas para cabelos mistos.

Minha sugestão é sempre usar shampoo de acordo com sua raiz: se ela é oleosa use shampoo para cabelo oleoso. Aí como você tem que lavar todo dia (ou quase) e suas pontas não precisam disso, proteja-as com uma camada de condicionador ou até mesmo óleo vegetal, antes de começar a lavagem e reaplique o condicionador no final. Nunca esfregue shampoo nas pontas, massageie somente a raiz.

Hidratação: Aquela dica de usar máscara de hidratação no lugar do condicionador  também vale pra esse caso, principalmente se seu cabelo estiver muito seco e danificado, mas lembre-se que é pra aplicar só nas pontas. Outro modo de hidratar somente onde precisa é jogando o cabelo pra frente e passar o tratamento nas pontas. *Enxague nessa mesma posição.

Agora se sua raiz for muuuito oleosa mesmo misture com seu shampoo um pouquinho de talco (aquele de bebê) -só na quantidade que for usar na hora- e depois lave somente a raiz protegendo bem as pontas. O talco retira toda oleosidade mas não faça isso em toda lavagem que pode ser prejudicial!

Use sempre leave-in nas pontas (ou do meio pra baixo).

Para pular uma lavagem eu também recomendo shampoo a seco ou até mesmo talco, que já dei a dica aqui. Sempre longe das partes ressecadas.

 

Gostaram das dicas? Deixem sugestões de outros tipos de cabelo nos comentários! 😉

Artigos Relacionados

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"