image_thumb-25255B6-25255D3Eu sei que esse assunto já ta super batido, mas esses dias me dei conta que nunca falei explicitamente dele aqui no blog nem dei minha opinião sobre o assunto.

Como o Eu vou de Rosa hoje é um blog basicamente sobre cabelos (a princípio não era, por isso o nome rs) eu achei que seria legal pra ter arquivado.

Vamos lá…

Lembra de onde veio essa história de shampoo sem sal? Eu lembro… foi lá no ínício que “inventaram” as tais escovas progressivas que formavam uma espe´cie de blindagem nos fios e deixavam o cabelo mais liso. A idéia passada era que o cabelo não podia perder aquela blindagem para se manter liso, e que o sal abria as escamas dos fios mandando o efeito liso pelo ralo.

Mas será que isso é verdade?

Pra começar mesmo o shampoo que diz ser sem sal possui sim sal na sua formulação, mesmo que uma "forma diferente" a do nosso sal de cozinha. Então o que realmente acontece é que umas marcas tem mais sal e outras menos.

 

Entao qual é o babado pra proteger o cabelo com progressiva?

O que vai de fato minimizar a abertura das escamas do fio e fazer a escova durar mais tempo é o PH do shampoo, é ele que determina o quanto esse fio vai ter suas escamas abertas.

 

O PH do cabelo é levemente ácido, entre 5 e 6, portanto um shampoo deve seguir esse PH para não abrir as escamos do fio. Não é fácil?

Não, não é fácil… O que dificulta é que a maioria das marcas não põe o ph no rótulo! Mas isso já é assunto pra outro post.

E na prática, como é um shampoo sem sal?

O que posso notar de diferente nesse tipo de shampoo é que eles são menos detergentes, ou seja, lavam menos o cabelo e o couro cabeludo fica oleoso mais rápido –pelo menos a maioria é assim- Outro detalhe importante é a textura que não é cremosa como de um shampoo “normal”, as vezes são aqueles tipos geleinhas que ficam caindo da mão e também não costumam fazer muita espuma.

Eu, nas minhas escolhas de shampoo, nunca procuro os sem sal, eu olho bem mais as outras promessas… brilho, hidratação, anti-frizz, essas coisas. E ultimamente tenho gostado mais dos shampoos transparentes.

E uma coisa que sempre despertou minhas suspeitas sobre os tais shampoos sem sal é que meus preferidos (Absolut Repair, Lumino Contrast, Grey) não vem escrito sem sal na embalagem e são divos toda vida, preciso dizer mais?

Espero que tenha tirado as dúvidas de quem ainda tinha! E caso queiram saber de algum outro “mito ou verdade” é só deixar nos coments!

Beijos Coração vermelho