Nussa, como eu demorei pra fazer esse post! Mas ando com a cabeça tão cheia de coisas (vou me mudar me breve) que só lembro das resenhas, que pra mim são como uma obrigação: ao menos uma resenha por semana!
Mas cá estou pra falar que sim, já finalizei o curso de cabeleireiras que fiz pelo IUB! E hoje vou fazer um apanhado geral e dizer o que eu achei na prática, se valeu a pena, o que aprendi etc... (Neste post e neste já falei sobre o material didático, que é muito bacana)
Se eu tivesse que resumir o curso em uma frase, usaria exatamente a mesma especificação do próprio IUB: Curso básico de cabeleireiro!
 
Eu criei o blog tem 3 anos, mas me interesso por cabelos desde os 15, ou seja, são 12 anos de "pesquisas" sobre cabelos e os últimos 3 de forma intensiva por causa do blog. Nunca me denominei cabeleira primeiro porque não tinha diploma e segundo porque eu gosto mesmo é de tratamentos, ou seja, eu não seria uma cabeleireira completa!
Não gosto de cortar, nem de fazer química, eu gosto é de tratar, pensar em como devolver a saúde dos fios e ter os cabelos mais lindos que alguém pode ter -tarefa super difícil ainda mais pra quem tem química-  mas isso sim sempre me animou muito, por isso gosto tanto de escrever aqui no blog.
Mesmo eu gostando mais de tratamentos achei uma ótima oportunidade fazer o curso, me aprofundar um pouco mais no assunto e aprender coisas novas. Ter o certificado também seria muito legal.
Minha experiência foi empolgante mas também passei por algumas frustrações ao longo do tempo. Entenda: quase tudo que estava escrito lá eu já sabia! Tanto que na 4º apostila eu respondi o prova final. Claro que isso não chega ser desmérito pro curso se levarmos em conta que eu já tinha alguma experiência na área...
As apostilas falam de tudo em pouco: tratamentos, alisamentos, progressivas, descoloração, tintura, cortes, etc. O material que mais me agregou conhecimento foi a parte das químicas, achei bem explicado e detalhado. A parte do tratamento também foi bem legal mas achei que podiam ensinar melhor como identificar os danos já que é uma parte de muitas dúvidas e também aconselhar mais precisamente o tratamento adequado.
A parte dos cortes vou ser bem sincera em dizer que não aprendi cortar cabelo, mas acredito que cortar cabelo exija bem mais do que teoria, eu seja, você precisa colocar em prática e de preferência com alguém te auxiliando (coisa que não fiz). Mas continuo cortando meu próprio cabelo e me arrisquei cortar as pontas do cabelo da minha irmã também, no fim me deu um pouco mais de segurança ver que não é bicho de sete cabeças.
Resumindo: se seu desejo é trabalhar na área esse é um curso básico, se você não pode fazer um curso presencial, esse curso (bem mais em conta) vai lhe dar suporte para iniciar uma carreira de ajudante de cabeleireiro, com o diploma será mais fácil entrar num salão, já ter noção de tudo e lá aprender as coisas na prática.
Agora se você quer fazer apenas pra aprender cuidar do seu cabelo não sei se seria tão vantajoso, a menos que você seja como eu, uma entusiasta apaixonada por cabelos, acho que se informar sobre seu tipo específico de cabelo, aprender como cuidar melhor dele já estará de bom tamanho. (como? lendo aqui o blog oras! o/)
No geral achei boa a relação custo-beneficio!