Categorias: Culinária Por Bia Munstein

Essa coisa de glúten ta se tornando tão comum, né gente? Dizem que uma grande parte da população tem alguma intolerância, mesmo que leve, ao glúten, e que ela pode se manifestar em alguma fase da vida. Infelizmente parece que a minha fase chegou…

Pra quem não sabe o glúten é uma proteína presente no trigo, cevada e aveia, então todo alimento que contenha alguma dessas substâncias, ou até mesmo traços dela, faz mal a quem é intolerante. Os sintomas são vários, porém o mais aparentes são diarreia, gases e dores abdominais.

Mas a intolerância vai além de uma simples dor de barriga, a pessoa que não pode consumir e consome deixa de absorver os nutrientes necessários e pode ter desde anemia até danos neurológicos, isso porque o organismo fica sensibilizado e mais defensivo do que deveria. Mais complicado do que parece…

Minha história começou em janeiro desde ano, não sei bem ao certo, mas foi quando comecei a perceber os sintomas que me incomodavam muito! Sempre que eu comia alguma coisa com glúten, especialmente pão, bolo e massas em geral, minha barriga inchava, tinha tandos gases (ai que vergonha rs) que poderia tomar um vidro de luftal que não resolvia! A barriga ficava dura e distendida, e claro que doía e incomodava bastante. Até pra dormir era ruim é chegava ao ponto de ficar com dificuldade de respirar.

Na realidade sinto tudo isso até hoje, é só consumir qualquer alimento a base de trigo.

Mas to contando isso pra vocês porque?

Porque aparentemente isso vai fazer parte da minha vida daqui em diante e quero começar a colocar minhas receitas sem glúten aqui no blog. A internet, graças a Deus, é bem variada e temos muitas opções de receitas pra quem é intolerante a glúten.

E até que to me virando bem! Só o pão que é um pouco mais difícil pra mim, mas tenho fé que ainda acho uma receita bacana. rs

Pra começar vou colocar aqui uma receita de torta salgada de liquidificador que eu e meu marido amamos! Fica super leve e gostosa.

 receita de torta salgada sem glutenReceita de Torta Salgada de liquidificador sem glúten

1 xícara  de farinha de arroz
1/2 xícara de polvilho azedo
1 colher de sopa de fermento em pó (pó royal)
1 xícara  de água
1 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 xícara de óleo de milho (pode ser de soja)
3 ovos

Bate tudo no liquidificador, colocando o fermento por ultimo.

O recheio pode ser da sua preferencia! Nesse dia eu tinha frango cozido e desfiado na geladeira, aí só misturei com duas colheres de requeijão mais uma cebola picada e usei de recheio. No caso do recheio de frango ou carne só não deixe com molho pra não “abatumar” a massa. De próxima vez quero fazer com queijo, presunto e orégano pra ficar tipo uma pizza. 🙂

A montagem é assim:

Coloque metade da massa num refratário untado com óleo e farinha de arroz, depois ponha todo o recheio no meio e o restante da massa por cima. Aí se quiser pode polvilhar com queijo ralado, eu não tinha nesse dia.

Asse em temperatura alta por uns 40-50 minutos, dependendo do forno.

Fica uma delícia e não da gosto de fermento como quando a gente faz com trigo!

Esses ingredientes como farinha de arroz são encontrados no Mundo Verde e nesses casas de produtos mais naturais. Se quiser que a receita também seja sem lactose  é só não usar o requeijão.

 

Pra quem quiser outra receita maravilhosa sem glúten eu já ensinei o waffle de pão de queijo aqui. É meu café da manhã preferido! Alias preciso invetar opções pro meu amado “café colonial” hehe

 

*há um ótimo texto sobre intolerância ao glúten ou doença celíaca aqui.



Artigos Relacionados

Patricia

30 de julho de 2014 - 10:52

Bia, me desculpa mas ainda acho que é modinha, as pessoas nem consultam um especialista e já saem dizendo que tem intolerância a isso ou aquilo….

Bia Munstein

30 de julho de 2014 - 12:26

@Patricia, sua opinião…

juliana

30 de julho de 2014 - 10:10

Bia, boa tarde, agora a feelunique não envia mais o Uni One, para o Brasil, que raiva, você poderia me indicar um outro produto semelhante a ele , e que tem o mesmo efeito???

Obrigadooooo:)

Bia Munstein

30 de julho de 2014 - 12:27

@juliana, tem o Salvation que é bem parecido! tem resenha dele aqui no blog 😉
Beijos

Aline T.K.M.

30 de julho de 2014 - 9:14

Bia, que tipo de exame você fez para descobrir a intolerância? Tenho sintomas parecidos, e achei que fosse intolerância à lactose, mas fiz o exame e não deu nada…

Beijos!
Livro Lab

Joyce

30 de julho de 2014 - 7:00

Oi Biaaaaa!!!!
Que bom que você irá postar receitas sem glúten!!!! Eu necessito!!!! Mas as receitas que normalmente encontramos na internet sempre tem muitos ingredientes impossíveis de achar na minha cidade, o que dificulta muito. Gosto das suas receitas porque sempre são com ingredientes fáceis e práticos, que encontramos em qualquer mercadinho de bairro. Muito obrigada por salvar minha dieta!!!! Beijo!!!

Halanna

30 de julho de 2014 - 6:50

Ai Bia, sei bem como é isso! Há um ano descobri que tenho intolerância a lactose e sei como é ruim se adaptar a esse tipo de coisa, ainda mais depois de tanto tempo comendo de um tudo, mas para tudo dá-se um jeito!
Adoro teu blog, venho aqui todos os dias mas nem sempre da tempo de comentar hehehe
Beijossss

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"