IMG_62761

Como vocês sabem passei a semana passada em Porto de Galinhas-PE de férias junto com a minha família e como muitas meninas no Instagram me pediram dicas sobre o passeio resolvi fazer um post contando como foi tudo e minha visão sobre a cidade.

Porto de Galinhas é um lugar maravilhoso e com certeza foi uma das melhores praias que já curti na vida! Vim embora com muita tristeza porque 5 dias é muito pouco tempo pra conhecer tanta beleza natural.

Valeu cada minuto e cada centavo gasto e espero que gostem das dicas e que elas ajudem quem pretende passear por lá!

Praia do centro/ Porto de galinhas

IMG_6212 IMG_6208 IMG_6203 IMG_5974

Foi o primeiro lugar que conheci e meu preferido pra passar o dia. Fica pertinho da Vila, que é tipo uma rua das pedras de búzios, e você pode curtir a praia e o comércio ao mesmo tempo. Eu não gosto de ficar o dia TODO na areia então pra mim é o local perfeito.

A praia do centro é lindíssima! Águas cristalinas e mornas com areia branca. Não tem ondas. O melhor horário pra curtir é com a maré mais baixa. É onde tem as mais visitadas piscinas naturais que falarei abaixo. E é onde pessoal faz mergullo também. Lá você tem que alugar uma barraca pra sentar, custa 30 reais o dia e caso você consuma algum prato (bebida não conta) a barraca não é cobrada. Mas os pratos já são mais caros pra compensar. Eu pagava a barraca (dividido pra 5 ficava barato) e comia na rua.

Piscinas naturais

IMG_5966 IMG_5960 IMG_5931 IMG_5949 IMG_5955IMG_5942IMG_5929 IMG_5928

Acho que era o que eu mais queria ver! As piscinas naturais e seus peixinhos não saiam da minha cabeça. Chegando lá vi que não seria assim tão simples de visitar mas valeu a pena. Pra começar você deve ir na maré mais baixa possível, eu fui na 0.3 e estava ótimo, mas dizem que a 0.0 é a perfeita. No hotel te dão um folheto com a tábua das marés dias e horários, é facil de entender.

Funciona assim: a maré baixa e os peixes ficam presos em piscinas que se formam nos corais. Pra chegar lá você pode ir de jangada ou a pé, andando por dentro do mar. Foi assim que eu fiz, a água ia no máximo até nos ombros e quanto mais baixa a maré mais fácil atravessar. Um trajeto de 5 minutos mar a dentro, mas sem perigo algum. Pode ir tranquilo que tem salva vidas pelo caminho e mesmo assim "da pé" o tempo todo.

Só que não é só chegar e ir andando até lá, você precisa de uma pulseirinha que o pessoal do meio ambiente distribui. Tem horário certo pra distribuição que é  quando a maré está boa e segura pra travessia e normalmente forma uma boa fila. É de graça.

A travessia de jangada custa 20 reais e eu achei desnecessário, só se você não quiser ficar na fila mesmo, mas atravessar o mar foi muito mais legal.

Sobre o famoso nadar com os peixes enquanto você esta andando mar a dentro vários deles estão a sua volta, mas quando você sobe no coral, que é onde estão as piscinas lotadas deles, não pode nadar porque contamina a pouca água que tem ali e prejudica os peixes. Nadar só numa piscina bem maior e mais funda, com mais fluxo de água.

Os corais machucam os pés! Leve o chinelo pra subir.

Praia dos Carneiros/ barraca Bora Bora

IMG_6042 IMG_6043 IMG_6048 IMG_6055 IMG_6041

No segundo dia queríamos conhecer a famosa praia de Carneiros. O passeio era 50 reais por pessoa e como estávamos em 5 foi mais interessante alugar um carro por 120 reais e fazer o passeio sozinhos.

Fomos direto a Bora Bora que é o lugar mais badalado. É quase um club, você paga 30 reais pra entrar com seu carro -como se fosse o valor do estacionamento- e pode usar toda instalação que tem redes, lugares pra sentar, deitar, chuveiro, banheiros.. muito completo! O lugar é um dos mais lindos que já vi! A praia em si é praticamente uma piscina e você anda muito com água nas canelas, mas é lindo demais de se ver.

Atenção aos preços da alimentação que é super caro! Coisa de 120-150 por casal. As bebidas também são caras.

Praia de Muro Alto

IMG_6144 IMG_6145

Eu quaaase fiquei hospedade em Muro Alto! Lá ficam o resorts e eu quase optei pagar mais caro achando que ia ter mais vantagens. Felizmente eu desisti desse idéia rs claro que os resorts devem ser lindos, mas se você vai pra pessear e não ficar no hotel não compensa! Seria taxi todo dia indo pro centro. A praia é bacaninha, bem calma e rasa até uma "parede de corais" que tem no meio. Mas sinceramente não gostei muito, fiquei só um pouco e voltei pra praia do centro.

A noite em Porto de Galinhas

IMG_6288IMG_6250 IMG_6246IMG_5888IMG_6174Minha mãe, eu, meu tio e minha tia (marido bateu a foto)

Todas as noites passei na famosa "Vila" que é uma rua parecida com as rua da pedras em Búzios. Tem muitas lojas e restaurantes e tudo fica aberto até as 22hs. A gente ia umas 6 horas, quando ainda estava claro, passeava nas lojas, (comprando galinhas haha) e depois escolhia onde jantar. É um passeio muito agradável e as coisas não são muito caras. dá pra comprar biquíni, saída de praia e muita lembrancinha.

Restaurantes:

IMG_5885IMG_6329

Porto de Galinhas tem lugares caros e baratos. Durante o dia você acha prato executivo por 17 reais e até os famosos Self-Services sem balança por 10 reais.  Eu provei de tudo e meus preferidos foram o Gaucho Grill onde você como a vontade por 25,90 por pessoa. É quase uma churrascaria mas a carne é só fraldinha e alcatra. Vale muito e pena porque tinha muitos pratos quentes como bobó, lasanhas, pirão, etc.. Outro que também achei legal foi uma churrascaria com bufet livre por 31,90 por pessoa. Essa eu esqueci o nome mas não tem erro porque eles ficam chamando a gente na porta hehe O buffet é bem variado mas todas as carnes lembram carne seca no gosto, até a picanha.

Pro dia tinha um executivo de 17,90 que a comida era ótima! Várias opções de pratos.

Eu queria ir no famoso Barcaxeira que dizem ter ótimos escondidinhos de aipim/macaxeira mas o povo que tava comigo só queria saber de comer carne heheSe bem que eu também prefiro, não vou negar...

Ah! Boa parte dos estabelecimentos não é muito fã de aceitar cartão.

Onde eu fiquei hospedada:

estação do sol porto de galinhasIMG_5856 IMG_6154 IMG_6253 IMG_6330 IMG_6276

Quando pesquisei onde era o melhor lugar pra se hospedar em Porto da Galinhas a maioria dizia que era próximo a Vila, que consequentemente era perto da praia do centro e das piscinas naturais (a praia é no final da vila). Decidi me hospedar o mais próximo possível e confesso que foi a melhor opção mesmo. Na ida do aeroporto do Recife pra Porto um casal foi na van junto com a gente e ficaram numa pousada só um pouco mais afastada, mesmo assim imagino que tudo deve ter sido mais difícil pra eles.

O hotel que eu fiquei chama Estação do Sol praia Hotel. O quarto de casal estava 190 reais por dia e a localização é excelente, praticamente de frente pra Vila.

Esse hotel me deixou bem dividida porque a localização e instalações eram ótimas, mas deixavam muito a desejar na limpeza. Tinha piscina, um ótimo café da manhã mas se você pediam um cafezinho no meio do dia por exemplo a xícara vinha suja. Era uma coisa que eu não conseguia entender, como um hotel tão bacaninha podia ser tão sujinho. Trocavam as toalhas e arrumavam o quarto todo dia, faziam até "esculturas" com as toalhas, decoravam com flores, mas o banheiro era sujo. Minha tia comprou uma garrafa de água sanitária e saiu limpando tudo! kkk

Outro problema que tivemos no hotel foi que alugamos um "quarto triplo" mas como marcamos dois adultos no Decolar por descuido (na verdade já ficou marcado automático por conta da primeira reserva ser de casal) não aceitaram a terceira pessoa e tivemos que pagar cama extra. Fiquei passada! Paguei bem mais caro pelo quarto triplo e mesmo assim tive que pagar cama extra. Ele alegavam que como no voucher aparecia 2 pessoas o quarto deveria ser duplo e não triplo, mesmo eu tendo pago a mais pelo quarto triplo. Quase chorei de ódio mas decidi não deixar isso estragar o passeio.

Sobre o Mergulho: assim como tudo em Porto de Galinhas a cada 5 passos que você dá tem alguem tem oferecendo mergulho. É uma chatiação ser parada trocentas vezes até chegar na praia e mesmo depois de sentada toda hora vir alguém oferecendo alguma coisa, mas faz parte. Eu queria muito fazer o mergulho e como ninguem mais queria eu fiz sozinha e posso falar que o meu foi uma completa furada! O rapaz me abordou na areia, falou que fazia por 60 reais _o preço é 80- e eu tentei me certificar de todas as formas que estava tudo certo. Falei que queria mergulhar com a roupa especial pra mergulho e somente se fosse com a roupa e ele confirmando tudo. Pra mergulhar você vai na "loja" assina os papeis passa por uma aulinha de como respirar pela boca e depois alguem te leva pra areia pra pegar a jangada. Depois da travessia eu chego no barco do mergulho e não tinha roupa coisa nenhuma, pra usar a raupa tinha que pagar mais 25 reais e mesmo assim tinha que voltar pra pegar. Eu já ia desistir mas todo mundo ia fazer sem a roupa e ficaram falando que ela nem era higiênica e que não fazia falta. (não é verdade porque a roupa protege o corpo)

Pra começar eles nos levaram pra mergulhar muito perto da praia, a água estava turva e eu não via quase nada. Eu tenho uma fobia de infância de água turva e fiquei com muito medo. Quando percebi que abaixo de mim havia muitos corais e que eu ia me ralar toda neles em questão de minutos, pedi pra subir. Não mergulhei nem 20 minutos, entrou água no meu nariz duas vezes e foi HORRÍVEL. Acho que eles não podiam fazer isso com o turista e foi a única parte que me deixou um pouco triste... Então fica a dica pra quem quiser mergulhar: pergunte onde vai ser, pegue a roupa antes de ir pra embarcação, aperte bem sua máscara e desconfie das promessas. As fotos ficaram as mais horrorosas possíveis, não se via nada. (fiz o mergulho com a PE Scuba) Mas não quero desmerecer a prática, feito da forma adequada com certeza é lindo!

------------------------------------------------------------------------

O post ficou enorme mas creio que quem for fazer a mesma viagem vai achar mais informativo do que só colocar as fotos! No fim se ajudar alguém já valeu a pena. 😉

Mesmo tendo me estressado um pouco com o mergulho e a hospedagem não desabonou em nada o passeio que foi fantástico! Fiquei encantada com o lugar e com o povo que é super simpático e receptivo!

Recomendo demais!