Pintando a janela de branco/ Decoração do Home Office

Quando eu resolvi fazer o teto de gesso -mostre aqui- uma das coisas que eu queria era um cortineiro. Como não fazia diferença colocar o cortineiro só em cima da janela ou de fora a fora decidi ter uma cortina grande, ocupando todo o espaço da parede.

Só que minha janela era de verniz bem escuro, assim como o restante da casa, e pra não ficar aquele cortina e enorme com aquele quadradinho de janela no meio decidi que seria bom pintar a janela de branco. Assim ela meio que sumiria e ficariam um coisa mais clean, até porque minha ideia é fazer a cortina branca de voal.

Decisão de pintar a janela tomada era hora de ver como eu faria isso e colocar a mão na massa!

Os materiais usados foram:

  • Lixas
  • Rolinho de espuma
  • Pincel para acabamentos
  • Esmalte sintético branco
  • pessoa com coragem para trabalhar (no caso teve que ser eu mesma mas te encorajo que passe isso pra frente  se puder rs)

Pintando a janela de branco/ Decoração do Home OfficeAntes, durante e depois da pintura

Pintando a janela de branco/ Decoração do Home OfficeAntes e depois

Pintando a janela de branco/ Decoração do Home OfficeResultado final! (ou quase)

Pesquisei na internet e todos eram taxativos a questão do lixamento, ou seja, eu teria que retirar todo o verniz velho, lixando beeem a janela pra só então poder pintar. Eu já tinha as lixas mas não imaginava que essa coisa de lixar fosse tão difícil... Sofri, mas lixei tudo, até achar que estava bom. Com certeza um profissional teria lixado mais, até chegar na madeira, mas eu parei porque já estava de saco cheio daquilo e minhas mãos estavam doendo hehe #confesso

A escolha da tinta: eu estava pintando o cômodo de branco e claro que eu tentei passar essa mesma tinta na janela. Não era nem por causa de economia, sabe?  Era mais porque se eu decido fazer uma coisa eu não gosto de esperar, eu quero fazer já! Não deu certo... obvio. A tinta de parede não segura na madeira e bastava passar um pano pra sair tudo. Então não teve jeito, tive que comprar tinta e pintar no dia seguinte. (14 reais um galãozinho e só usei metade)

A tinta pra esses casos deve ser um esmalte sintético ou até mesmo tinta óleo. Como eu não sou muito fã da segunda optei pelo esmalte, que foi o mesmo que usamos pra pintar o portão aqui de casa.

Aí foi só limpar bem a janela pra tirar o pó do lixamento e passar camadas de esmalte sintetico branco com o rolinho, dando acabamento nos cantos com pincel.

Aqui duas dicas: passe fita crepe em volta de todos os vidros da janela! Da um trabalhão pra limpar e sem falar que você pinta mais tranquila sabendo que a fita está protegendo. A outra é passar camadas finas de esmalte, porque ele é grosso e pode ficar marcado aplicar camadas muito grossas. No meu caso foram 3 demãos pra cobrir tudo, esperando algumas horas entre elas pra secar. Comecei num dia, terminei no outro. Cuidado com a mão e a roupa porque esmalte sintético gruda.

E o resultado final foi esse que vocês viram nas fotos. Parece super fácil né? Eu também achei que seria simples mas deu um trabalhão!

Quando eu colocar a cortina eu mostro de novo.

*ps: a diferença na iluminação é que as fotos do antes foram feitas no celular, sem flash.

Quer ver os outros posts da decoração do home office?