pergunta da semana

Bia, me me tira uma dúvida: li na internet que é preciso utilizar condicionador mesmo após a máscara de hidratação para selar as cutículas do cabelo. É verdade? Você também usa?

Não foi a primeira vez que recebi esse pergunta, e inclusive já fiz um post sobre mitos capilares e incluí essa dúvida, mas como essa semana uma leitora voltou a me perguntar pelo Twitter (@BiaMunstein) resolvi colocar na pergunta da semana!

e a resposta para “preciso finalizar sempre com condicionador?” é: Depende!


Só se o condicionador tiver o ph mais baixo do que a máscara! Dessa forma ele vai selar a cutícula do fio por meio do ph. (as cutículas se fecham e se abrem através do PH do produto, produtos para alisar por exemplo tem PH por volta de 13 que é super alcalino e o vinagre, que indicam pra dar brilho nos fios, é super ácido com PH por volta de 2-3).

Acontece que hoje em dia muitas marcas fazem a máscara e o condicionador com o mesmo ph e sendo assim não vai fazer diferença e pode inclusive deixar o cabelo mais pesado.

Como saber então? A maioria das marcas infelizmente não informa na embalagem o ph dos produtos pra você usar essa informação na hora de decidir, senão seria só comparar. Caso você faça questão de saber é vendido nas farmácias fitas que servem para medir o ph dos produtos. Aqui no 2Beauty tem um post mega antigo mas super banaca sobre isso.

Mas minha dica final é: se for máscara hidratante não precisa, porque naturalmente elas tem ph mais baixo. Se for reconstrutora use, até porque além delas terem um ph mais elevado pra agir mais profundamente nos fios ainda vai ajudar dar mais maciez depois da reconstrução.

*Eu quase nunca uso, mas se você gosta de usar, use tranquila, se seu cabelo fica melhor é isso importa. =)

Dúvida tirada?

 

Agora se você quer aquele produto certeiro pra equilibrar o ph dos fios, seja para tratamento ou depois de uma química use um bom acidificante. Meu preferido é esse aqui.

--------------------------------------------

Confere também o post sobre a ordem correta de aplicação dos produtos.