Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Eu vivo recebendo perguntas relacionadas a progressivas. Muitas destas de meninas que estão insatisfeitas como resultado e querem ter seus cachos de volta.

É sempre mais ou menos assim:

 

Bia, como tiro a progressiva do meu cabelo e faço meus cachos voltarem? Ou como cachear cabelos com progressiva?

 

A resposta é sempre difícil! Uma porque eu não sei que tipo de produto foi aplicado e outra porque a grande maioria das progressivas, embora prometam efeito por 3 a 6 meses, são permanentes, ou seja, o efeito não sai por completo do cabelo. Sabe aquela coisa de antigamente que você fazia a progressiva e depois o efeito ia saindo e seu cabelo cacheando novamente? Isso não existe… -salvo raras exceções-

Normalmente o cabelo que é submetido a escovas progressivas após umas 3 lavagens (onde realmente o efeito é mais forte) assume sua forma definitiva e não volta a forma anterior. É bem parecido com relaxamento e alisamento nesse quesito.

 

A plástica dos fios da Cadiveu que já apliquei no cabelo nunca saiu, toda parte que foi alisada permanece “praticamente” lisa e a raiz vai crescendo mais crespa. Pra mim seria ótimo se saísse, porque as pontas alisadas estão horríveis, mas não sai e por isso vou cortando aos poucos.

 

Mas não tem um produto que promete remover a progressiva do cabelo?

 

Recentemente apareceu nas feiras de cabelo um produto que promete “remover” a progressiva dos fios. Na verdade trata-se de outra química, a base de tioglicolato de amônia -aquele mesmo que também é usado para alisar o cabelo- que é aplicada rapidamente nos fios (cerca de 5 minutos), abrindo as cutículas e removendo o agente da progressiva que manteria o cabelo liso. O produto em questão é o Hydra Clear, da Bien Cosméticos.

A promessa é voltar em 60 a 80% da ondulação natural do fio, mas só costuma funcionar quando a pessoa fez apenas uma aplicação. Os resultados são diversos e na maioria não muito satisfatórios. Ou seja, não adianta correr pra comprar.

 

Abaixo algumas dicas para amenizar o efeito de cabelo esticado que a escova progressiva pode provocar:

A primeira dela é meio obvia e batida mas funciona: shampoo antirresíduos! Ele abre mais as cutículas do fios que um shampoo normal por isso tira aquele efeito mais reto que fica nos primeiros meses (aliás se você quer manter sua progressiva não use shampoo antirresíduos). De todo modo não é pra usar o shampoo indiscriminadamente porque ele resseca! E ele também não remove toda progressiva, só ajuda.

Outra dica mega importante é hidratação! Ela não tira a progressiva em si, mas deixa o cabelo mais maleável, saindo aquela coisa esticada, principalmente das pontas. Aliás a hidratação é tudo pra quem tem cabelos em fase de transição. Ajuda pesar os fios, deixando a raiz mais baixa e sem falar que o cabelo cuidado é sempre mais bonito. E quando falo em hidratação é de modo geral, incluindo também a reconstrução dos fios que deve ser feita ao menos duas vezes no mês.

Uma dica extrema, que eu fiz muito quando estava com a raiz enorme de alisamento, era passar gel no cabelo molhado e ir amassando bastante tempo pras pontas ficarem cacheadas. Funcionava super mas o cabelo ficava duro por canta do gel. Outra forma seria fazer a mesma coisa com um mousse de cabelo e um difusor.

Eu já fiz um post aqui de “como lidar com a raiz crescida” e esta cheio de dicas, clica aqui pra ver.

 

Espero que as dicas ajudem 😉

 

Ah, aqui temos um post sobre como acelerar o crescimento dos cabelos! Isso é o mais ajuda tirar progressiva, rs.

Eu também gravei um video sobre crescimento e mostrei como tiro as pontas do meu cabelo!

 

 



Artigos Relacionados

Fabiana

8 de Maio de 2015 - 12:17

Oi Bia,
Esse assunto muito me interessa, estou há um ano e cinco meses tentando tirar a progressiva dos fios e sinto que ainda vou levar mais uns seis meses, nesse período, aprendi algumas coisas que ajudam muito a disfarçar essas malditas pontas espetadas.
Também uso gel ou mousse e é a melhor solução mesmo. Outra coisa que ajuda muito é a tesoura, os fios com progressiva vão ficando cada vez mais murchos com o tempo e cortar as pontas e de preferência fazer um corte repicado, deixa o cabelo com uma aparência melhor, as pontas ficam menos espetadas e com um caimento mais bonito. Sempre que corto o meu, sinto que as pontas não me incomodam por uns dois meses, depois elas começam a ficar espetadas de novo e já fico desesperada para cortar. Não sei como as pessoas com progressiva conseguem deixar o cabelo crescer, sem cortar com frequência, fica muito feio. Quando usava progressiva meu cabelo estava sempre do mesmo tamanho, porque precisa cortar sempre.
Outra dica que aprendi e dá muito certo para mim, e no dia seguinte à lavagem, acordo com o cabelo horrível, a raiz armada e as pontas ainda mais lisas, eu ajeito com o borrifador com água pura, passo umas gotas de óleo e depois amasso com o Redutor de Volume da Capicilim.
Esse produto baratinho e popular é o queridinho das cacheadas, levanta defunto, deixa meu cabelo lindo. Já usei produtos caros e importados, mas no dia seguinte esse produto da Capicilim é um curinga.
As cacheadas chamam esse método que falei de LOC (Líquido, óleo e creme) e dá muito certo mesmo.
Beijos Bia,
Fabiana

simone andrea p.santos

8 de Maio de 2015 - 11:14

por causa de uma arte tive que fazer o gloss mas da muito trabalho e prefiro meus cachos que depois de cortar quase a metade alias mais que a metade do cabelo progressivamente eles estão voltando e realmente hidratar ajuda muitoooooo

Joyce

8 de Maio de 2015 - 10:00

Nossa Bia, meu sonho era que existisse algum produto que retirasse a progressiva do cabelo. Quero meus cachos de volta! Já estou há 7 meses sem fazer progressiva, mau cabelo cresceu uns 5 centímetros e tá daquele jeito; raíz cacheada e o restante liso; tem hora que dá vontade de correr pro salão e fazer de novo mas, vou tentar aguentar.
Se tivesse algum produto que acabasse com essa agonia logo, acho que eu pagava até uns mil reais pra ter meus cachos de volta.
Triste…

Milene

8 de Maio de 2015 - 9:28

Oi Bia!
Tenho algumas dúvidas…
Me rendi esses dias a um tratamento redutor de volume, tipo o último que você usou.
O que você indica pra eu tratar os fios e evitem que eles sofram algum efeito negativo, como acontece vez ou outra com essas escovas? Qual linha, ou qual máscara?
Cortei meu cabelo pra tirar aquelas pontas feias de progressiva que misturou com ombre hair e parece que pegou mais ainda… Vamos ver se agora as pontas ficam mais bonitas porque nada parava nelas… cacho algum 🙁

Beijos!

Bia Munstein

11 de Maio de 2015 - 15:41

isso sempre vai depender mais do produto que vc usou… mas vc pode tratar bastante fazendo sua parte pra evitar maiores danos. No caso reconstrução, hidratação e nutrição. sempre Tratamento completo em caso de quimicas.
bjos

Pri

8 de Maio de 2015 - 9:19

Outra dica é usar produtos que contenham aminoácidos da seda, uma artimanha de algumas progressivas é ter a linha de manutenção que possui aminoácidos da seda e assim dura menos e a cliente tem que retocar mais cedo. Tive uma colega de trabalho uma vez que fez várias vezes esta da Cadiveu, um dia enjoou e foi num salão ver se podia fazer algo, no dia seguinte a menina tava com o cabelo igualzinho ao crespo que tinha, fiquei admirada. To até hj tentando achar o que ela fez, não trabalhamos mais juntas e esqueci o nome do produto, mas foi realmente incrível.

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"