Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

Eu já falei algumas vezes sobre umectação capilar aqui no blog, mas nunca tinha feito uma postagem só pra falar sobre os benefícios dela.

Hoje vou dedicar esse post a te convencer que a umectação pode ser uma grande aliada na busca de um cabelo hidratado e com brilho. As indianas, com aqueles cabelos lindos e brilhantes, atribuem o sucesso dos seus fios ao uso de óleos com bastante frequência. Claro que a genética delas é a maior responsável mas não duvide que um óleo pode fazer maravilhas!

Bora lá aprender:

umectacao nutricao capilar

O que é e pra serve? A umectação ou nutrição capilar é muito útil para cabelo de normais a secos e os fios mais ressecados se beneficiam especialmente dela.

O processo de envolver os fios em óleo serve pra devolver a hidratação e a vitalidade de cabelos secos, ressecados e danificados por processos químicos. Deve ser feita somente com óleo vegetal puro, e não com óleo mineral. O óleo vegetal atua na fibra capilar “segurando” a hidratação do fio e seus nutrientes naturais, e ainda ajuda a recuperar cabelos danificados.

Como fazer umectação nos fios em casa? Você vai precisar somente de um óleo vegetal, 100% natural, que você encontra com muita facilidade em casas de produtos naturais. Com cerca de 10 reais você já garante um vidrinho, que pode ser de coco, gérmen de trigo, argan, semente de uva, etc. Um óleo para umectação que você provavelmente tem em casa é o azeite puro de oliva, mas meu preferido sem dúvida é o de coco.

O modo de usar é simples: na noite anterior a lavagem dos fios, ou no mínimo umas 4 horas antes de lavar, aplique o óleo no cabelo seco, do meio para as pontas, dando atenção onde o cabelo é mais ressecado, porém sem exagerar na quantidade. O cabelo deve estar sujo mesmo, não precisa lavar antes! Se preferir envolva o cabelo numa touca plástica ou caso vá dormir coloque uma fronha extra pra não sujar o travesseiro.

Assim que você aplica o óleo no cabelo  ele é parcialmente absorvido pelos fios e não fica aquele aspecto extremamente gorduroso, por isso não se preocupe demais com esse aspecto. Depois de lavado o cabelo fica com muita mais brilho e visivelmente mais hidratado. É claro que o uso regular tem efeito muito melhor, mas depois de primeira aplicação já se nota um ótimo resultado. Se você tem fios danificados na lavagem aproveite pra usar uma máscara reconstrutora que cai muito bem depois da nutrição/umectação.

*Uma dica se você tem cabelos cacheados e muito secos (e somente se seu cabelo seca natural) é aplicar o óleo no cabelo já limpo e úmido, deixar agir por meia hora, enxaguar somente com água morna -sem shampoo, aplicar um leave in  e deixar secar naturalmente. Os cachos ficam super comportados!

De quanto em quando tempo eu devo fazer? Se seus fios estiverem muito ressecados pode começar fazendo sempre que for lavar o cabelo, respeitando um limite de duas vezes na semana -cabelos secos não devem ser lavados mais do que isso- depois  do primeiro mês vá mantendo um vez por semana que já esta ótimo. No caso de cabelo mais normais ou levemente ressecados umectar a cada 15 dias está de bom tamanho.

 

Coloquei essa foto antiga do meu cabelo porque foi num dia que fiz umectação, pra vocês verem como dá brilho e o cabelo fica com aparência sedosa! O óleo que usei nesse dia foi o de argan.

Gostaram das dicas?

Quem aí já é adepta a umectação capilar e gosta dos resultados?



Artigos Relacionados

Natali Araujo

17 de junho de 2015 - 18:46

Bia, cadê os sorteios? hahahaha

Fabiana

17 de junho de 2015 - 14:30

OI Bia,
Eu sou fã de umectação, acho que dá um resultado incrível, faço uma vez por semana normalmente, e uso óleo de coco, manteiga de karité, manteiga de murumuru, óleo de argan, óleo de amendoa ou óleo de rícino, às vezes misturo dois tipos de óleo, não gosto de fazer com azeite porque tem cheiro de pizza, rs. Eu faço antes de dormir para lavar o cabelo no dia seguinte.
Meu cabelo é cacheado e fica lindo depois que lavo, às vezes passo até no couro cabeludo porque meu cabelo é muito seco.
Beijos,
Fabiana

Laíne Brito

17 de junho de 2015 - 13:48

Bia, não sabia dessa técnica. Vou testar em casa ainda essa semana , cabelos loiros merecem muito cuidado e hidratação. Obrigada pela dica!!

paola

17 de junho de 2015 - 9:04

bom dia bia !!
qual oleo de coco vc indica?

Priscila

17 de junho de 2015 - 8:30

Biaa, só hoje li sobre o post de ontem, então queria fazer uma pergunta sobre ele aqui! Posso?? Hehe.. é que meus são naturalmente bem vermelhos, então não consigo encontrar um batom que dê cor a eles como se deve, entende… Pode me indicar um batom bem pigmentado, que possa colorir meus lábios perfeitamente?
Bjoo!!

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"