cabelo-longo-saudavel-

Sabe aquela máscara de perfumaria que você tem em casa? Dá para potencializar o efeito dela e deixa-la mais parecida com um tratamento profissional! Quer saber como? Te ensino nesse post!

 

Sem querer entrar no mérito da questão "produto caro x produto barato" vou te ensinar nesse post como aditivar sua máscara de hidratação, seja ela qual for, para dar um efeito mais profundo no seu cabelo.

 

Claro que isso vale mais para quem está com os fios muito ressecados ou muito danificados e que passa a mascara, deixa agir o tempo indicado, e não sente o cabelo se render o tratamento, ou seja, o cabelo continua feio e ressecado mesmo após a hidratação.

 

Vou começar falando sobre "ativos", e mais abaixo vou ensinar dois modos de potencializar a máscara mesmo sem auxílio deles.

ativos

Óleo 100% vegetal: você pode tornar sua máscara ainda mais nutritiva adicionando algumas gotas de óleo. Pode ser óleo de coco, germen de trigo, semente de uva ou até mesmo azeite de oliva. Desde que eles sejam 100% vegetais (que é o mesmo de 100% puro, natural e sem óleo mineral) você decide qual óleo quer usar. Já fiz um post aqui sobre bons óleos capilares e pra que cada um serve. Uma dica importante e aplicar as gotinhas de óleo somente na quantidade de creme que você for usar na hora! Ex: uma colher de sopa de creme + 4 gotas de óleo (não use colher de metal. Use plástico ou madeira, pode ser o cabo do pente).

Óleo de argan: eu ia escrever óleo finalizador, mas como o "óleo de argan" virou sinônimo achei que entenderiam melhor. Mas me refiro aquele óleo que você usa no cabelo seco, sabe? Aquele que todo mundo  já sabe que não é puro, até porque deixaria o cabelo pesado, mas ao mesmo tempo da um efeito de maciez e brilho muito agradáveis nos fios. Eu amo usar umas gotas de óleo de argan junto com a máscara! Por incrível que pareça ele dá mais leveza e sedosidade no cabelo. Fica ótimo! Pra quem tiver dúvida da eficiência veja esse post aqui onde eu ensino fazer e veja o resultado fantástico que dá nos fios.

Vitaminas e ampolas: acho que essa aqui todo mundo sabe, mas não podia deixar de fora! Você encontra, também em perfumarias, ampolas com ativos e vitaminas para adicionar a sua máscara. Tem vitamina A, vitamina E. D-Pantenol, etc. Só seguir a instrução do fabricante, que normalmente e usar todo ampola misturada a uma colher de creme. Tem ampolas que são para usar sozinhas, neste caso aconselho apenas finalizar com condicionador.

Ativos naturais: aqui podemos citar o mel -que da brilho e ajuda repor proteínas-, o açúcar -que ajuda deixar mais liso-, a babosa -que dá um brilho e uma sedosidade incrível e é minha favorita- entre outros. Eu não sou fã de ficar colocando coisas de comer no cabelo. Acho que comer o ingrediente é melhor do que passar no fio, mas confesso que alguns são úteis! A babosa eu já usei muito na adolescência e recomendo. Você raspa somente a gosma e bate no liquidificador com uma colher de creme. Todos os outros você vai usar apenas uma colher de chá misturada a uma colher de máscara da sua preferência.

 

Agora vamos as dicas para potencializar o efeito da máscara sem uso de nenhum ativo!

Untitled-1

Tempo de ação: a maioria dos fabricantes recomendam o tempo de ação bem curto, coisa de 5 minutos, mas sabemos que alguns ativos demoram mais a penetrar nos fios, aliás esse é o caso de produtos sem parabenos, petrolatos e afins, são produtos que demoram a penetrar. Desse modo tem produtos que deixando agir por 30 minutos com ajuda de uma touca plástica, se revelam e mostram um efeito totalmente diferente. Não custa experimentar! Só não recomendo essa prática em máscara reconstrutoras porque pode deixar o cabelo meio duro agindo muito tempo. Hidratação e nutrição é válido.

Aplicação dupla: essa dica é de ouro e eu uso há anos! Quando eu aplico uma máscara ou mesmo um condicionador, e na hora que enxáguo eu sinto que o cabelo ainda esta ressecado, ou seja, que o produto foi fraco para o meu cabelo, eu repito a aplicação novamente. Do mesmo produto, logo após o enxágue. Simples assim: aplicar, enxaguar e aplicar novamente, o mesmo produto -e claro enxaguar novamente-. Funciona lindamente e o cabelo fica mais macio e mais hidratado.

 

Gostaram das dicas? Se tiver mais alguma por favor compartilhe conosco nos comentários 🙂