Categorias: cabelos, nutrição, oleo vegetal, óleos Por Bia Munstein

Oleo de coco para alisar os fios de forma natural

E depois de 6 meses cá estou para contar como foi minha experiencia com óleo de coco para alisar os cabelos!

Vocês me cobraram muito a atualização desse post, mas eu realmente queria esperar os 6 meses, que é o tempo mínimo de tratamento, para dizer o que eu achei.

Vamos lá…

Pra quem perdeu o post inicial vou explicar rapidamente porque acredita-se que o óleo de coco tem o poder de alisar os fios com o uso prolongado:

Sem-Título-1

O motivo principal seria ele conter lisina. Um aminoácido capaz de alisar a estrutura do fio de forma muito gradativa e lenta. Mas apesar da lisina ser a principal causa do alisamento o óleo de coco não para por aí.

Por ele ser altamente nutritivo também ajuda e muito na recuperação dos danos do cabelo, deixando o fio mais saudável, sem frizz, e consequentemente mais liso. Lembra de eu sempre repetir que cabelo ressecado não fica liso? (ou pelo menos não segura a forma por muito tempo), então, um cabelo bem nutrido é o primeiro passo para um liso perfeito.

Outro grande benefício do óleo de coco para o cabelo é ele ser antibacteriano e ajudar no controle da caspa. Um bulbo capilar entupido não tem crescimento saudável.

IMG_9916

 

Pra saber mais sobre o assunto e modo de uso é só acessar o post completinho que fiz sobre isso aqui.

 

Mas e aí, funcionou ou não? Eu tentei usar o óleo toda noite anterior a minha lavagem, lavando no dia seguinte. Primeiro eu comecei usando uma quantidade grande, meio que encharcando o cabelo de óleo e isso não funcionou pra mim. Primeiro porque é muito difícil tirar todo aquele excesso de óleo no dia seguinte e segundo porque lavar o cabelo 3-4 vezes com shampoo jamais será uma boa ideia.

Então comecei fazer uso como uma umectação normal, aplicando uma quantidade menor de produto e caprichando mais do meio para as pontas.

No início não senti muita diferença, até que um dia minha irmã me falou que meu cabelo estava com a aparência muito melhor. Como ela convive comigo a vida toda, mas não me vê todos os dias, logo atribuí o efeito ao óleo de coco (como a gente se olha todo dia acaba não notando bem as coisas).

Então concluo que o cabelo melhorou sim em termos de hidratação, maciez, brilho e aparência de cabelo tratado, porém não senti qualquer efeito de alisamento nos fios!

Resumindo a novela continuo vendo o óleo de coco como um aliado maravilhoso para nutrição, agora alisar o cabelo ele não alisa (pelo menos não o meu). A não ser aquele alinhamento de cutícula, provocado pelo tratamento que o óleo proporciona, e confere um efeito de redução de frizz nos fios dando impressão de fios mais lisos (que na verdade só estão menos rebeldes).

 

Mas não pararei de usar por isso! O tratamento em si vale super a pena e vou continuar fazendo. Caso eu mude de opinião volto pra contar 😉

 

Onde encontrar o óleo de coco puro?  O óleo puro você encontra em casa de produtos naturais, como Mundo Verde, Via verde, etc… na embalagem vai estar escrito “100% vegetal ou puro”. Não importa se estiver escrito que é para dieta, emagrecimento, culinária… sendo puro é tudo o mesmo óleo. E ele pode estar liquido transparente ou assim em pasta como o meu, isso vai da temperatura! No frio ele fica durinho mesmo. O meu comprei liquido e no dia seguinte estava assim. Pra quem tiver dificuldade em encontrar tem várias opções aqui nas Lojas Americanas a partir de 20 reais (só colocar oleo + coco na busca).
Pra quem não viu eu já gravei um passo a passo de aplicação e lavagem do óleo de coco:

 



Artigos Relacionados

Anna

2 de setembro de 2016 - 23:12

Bia, usa o de macadamia ! Comprei o meu puro no mundo verde. Faço umectação com ele . É simplesmente maravilhoso! O resultado é bem melhor que o óleo de coco !! Bjs

Bia Munstein

5 de setembro de 2016 - 12:12

hum verei se acho 🙂 obrigada

Pri

2 de setembro de 2016 - 15:32

Oi Bia, não precisa passar shampoo muitas vezes para remover o óleo não, é só colocar um pouco de condicionador e massagear bem o couro cabeludo, depois usar o shampoo normalmente.

Bia Munstein

5 de setembro de 2016 - 12:12

hum boa dica! testarei 😉

Isabela

2 de setembro de 2016 - 9:59

Oi Bia! Nossa, estava ansiosa por este post, já que eu também comecei a usar o óleo de côco logo após você fazer o post inicial. Atualmente, estou passando por um processo de “transição capilar”, por causa da minha gravidez. Era adepta ao botox capilar e às luzes, e então, estou tendo que dar um tempo. Apesar de ter menos cabelo que você, minha raiz é bastante ondulada , e na frente , possuo também a “coroa crespa” (justo na frente ! ). Aplicando o óleo de coco anteriormente às lavagens, meu cabelo ficou bem mais fácil de modelar e a escova acaba durando mais. Como você disse, realmente não alisa; molhou , enrolou novamente, mas os benefícios para mim foram vários , pois meu cabelo ficou super nutrido e com brilho. Outra coisa que reparei, é que agora consigo dar uma pausa maior nas lavagens, mas não sei se é também por causa dos hormônios da gravidez , que dizem que deixam o cabelo mais bonito. Enfim, para mim, o óleo de côco é vida , e mesmo depois de voltar a fazer o botox capilar , não abrirei mão dele. Minha mãe e minha avó também estão usando agora, foi a salvação para nosso cabelinho !
Beijos , bom fds !

Isabela

2 de setembro de 2016 - 9:52

Oi Bia!! Nossa , estava ansiosa por este post , ainda mais que estou usando também desde quando você fez o post inicial. Bom, para mim, o óleo de coco é vida ! Por causa da minha gravidez , estou passando por um período de transição capilar, pois era adepta ao botox capilar e luzes, e agora, tive que dar um tempo. Apesar de ter menos cabelo que você um pouco, minha raiz é bastante ondulada, mas só chega a ser crespa na franja (justo na frente ! Como você diz , também tenho aquela “coroa crespa”), e aplicando ele anteriormente às lavagens, está muito mais fácil de modelar e durando mais minha escova. Então, como você disse , o óleo não alisa, mas nutre tanto os fios que eles ficam do jeito que eu quero por mais tempo. Reparei também que agora consigo ficar mais dias sem lavar o cabelo, mas aí não sei se entraram em cena alguns hormônios da gravidez , pois dizem que o cabelo fica melhor . Enfim, minha mãe começou a usar também , minha avó e ninguém fica sem mais, pois independente se alisa ou não, ele foi a salvação dos nossos cabelinhos. Mesmo depois que eu puder voltar a fazer o botox , não abrirei mais mão dele, S2! Hahaha , beijos ! Bom fds !

Malena

2 de setembro de 2016 - 9:20

Bia no meu cabelo o óleo de coco fez o mesmo efeito que no seu.
Ele deixa mais alinhado, nutrido, sedoso… eu amoooo ele por conta disso. Até no volume ele ajudou, mas alisar não alisou nadinha, minha raiz continua enrrolada como sempre esteve. rsrsrs

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"