Categorias: Culinária, Sem gluten Por Bia Munstein

Receita: Bolo de cenoura sem glúten delicioso, fofinho e molhadinho

Eu aproveitei que tinha em casa a farinha sem glúten da Amina para fazer um bolo de cenoura delicioso que eu não comia há tempos!

 

A vantagem de ter a farinha sem glúten pronta e poder seguir a receita comum, bastando substituir o trigo pela farinha sem glúten. É muito mais prático do que ficar equilibrando farinha de arroz, com fécula de batata, polvilho, etc… e sem falar que rende muito.

 

Dito isto vamos a minha primeira receita com ela? Essa receita é muito fácil de preparar porque vai quase tudo no liquidificador, e só leva duas cenouras (porque eu só tinha duas mesmo rs).

Bolo de cenoura sem glúten

  • 2 cenouras médias picadas
  • 1/2 xícara de óleo 
  • 3 ovos grandes
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de farinha sem glúten (ou trigo se você puder)
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó. Se vc usar trigo use uma colher de chá. Ambas rasas. 

Mode de fazer:

Bata tudo no liquidificador, menos a farinha e o fermento. Despeje a mistura numa bacia e, de preferência, peneire a farinha por cima, para o bolo ficar mais leve. Por último misture o fermento.

-Detalhe: eu tinha pouquíssimo fermento esse dia, então complementei com bicarbonato e deu super certo!

Obs: não vai leite nem água mesmo! O ideal é que a mistura fique um pouco mole. Eu coloquei um pouco menos de meia xícara de óleo e completei com água só pra ficar mais leve.

Asse em forma untada com margarina ou óleo e a própria farinha por aprox. 40min. Eu não untei porque assei na forma de silicone (quando ela já está velhinha feito a minha é bom untar só com óleo pra não grudar nada).

Receita: Bolo de cenoura sem glúten delicioso, fofinho e molhadinhoReceita: Bolo de cenoura sem glúten delicioso, fofinho e molhadinho Receita: Bolo de cenoura sem glúten delicioso, fofinho e molhadinho

Preciso dizer que esse bolo fica perfeito! Até meu marido amou.

Eu não coloquei a calda de chocolate, mas pra quem gosta é só fazer um brigadeiro bem molinho e despejar por cima (eu gosto de fazer o brigadeiro e depois misturar leite, ou creme de leite, para amolecer e quebrar um pouco o doce).

 

Ah sobre o açúcar: a receita tradicional pedia 2 xícaras, mas eu achei o cúmulo de exagero porque só ia duas de “trigo”. Então usei só uma e ficou ótimo, mas vai do seu gosto.

 

aqui no blog também já tivemos receita desse bolo usando farinha de arroz e maisena. Nesse eu fiz calda de chocolate. 

Quem fizer me conta?

 

Onde encontrar a farinha sem glúten? Em casas de produtos naturais e até alguns mercados. A minha é da loja online Bom sem Glúten.

 

 

Artigos Relacionados

Isabela

10 de Maio de 2017 - 13:28

Adorei , Bia! Irei comprar dessa farinha, porque realmente dá trabalho a proporção certa de farinha de arroz x fécula de batata e afins, estou tendo dificuldade no momento com isso, inclusive. Não sei se você é intolerante à lactose também, mas caso não seja, eu gosto de fazer a cobertura com uma barra de chocolate meio amargo (gosto da Hershey’s), e creme de leite. Levo ao fogo baixo para derreter, e vou misturando o creme de leite aos poucos. Fica mara!! Beijos.

Bia Munstein

11 de Maio de 2017 - 18:35

Não sou não! Graças a Deus! Os dois ia ser demais pra mim rs

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"