Eu estou para retocar minhas luzes nos próximos dias, e ontem respondendo a dúvida de uma leitora me deu vontade de fazer esse post!

Afinal de contas qual é o melhor modo de retocar as luzes? Na touca ou no papel?

Vou explicar os prós e os contras de cada técnica, pelo meu ponto de vista!

Começamos com a touca:

Retoque de luzes global na touca | feito em casaMeu resultado favorito na touca! Fiz post dele aqui.

Eu sempre faço meus retoques na touca porque é o único modo que eu consigo fazer sozinha em casa. Mas com o passar dos anos fazendo assim descobri que a touca tem outras vantagens além dessa. A mais importante pra mim é poder aplicar o produto na raiz, esperar abrir um pouco e só do meio para o final do processo aplicar no restante do cabelo! Assim a parte que já era descolorida não sofre tanto, ficando uma hora em contato com o descolorante.

*aqui uma dica para a touca ou papel: mesmo no retoque de raiz o descolorante nunca deve ser aplicado só nos 2-3 dedos de raiz crescida! Sempre é bom puxar um pouquinho mais para baixo para não ficar marcado. Mesmo que você não vá puxar até o final do cabelo depois.

A desvantagem da touca está basicamente em quebrar os fios, mas isso só ocorre se for puxado de qualquer maneira. Como sou eu mesma que puxo -marido ajuda na parte de trás- eu aplico talco antes para o cabelo deslizar, soltando bem a raiz com talco, puxo com cuidado e o principal: não saio "penteando" o cabelo no final para terminar de puxar. Isso quebra muito!

Eu também acho que na touca não fica tão loiro quanto no papel... mas isso vai do tanto de cabelo que você puxa em cada tufo. Eu usava uma agulha grossa (2mm) que me deixava super loira porque puxava muito cabelo, hoje uso uma mais fina (1mm).

 

Agora sobre o retoque no papel (todos feitos em salão):

Esse foi o retoque mais "power" no papel que já fiz. Não gosto mais assim... Foi matizado com Richesse Pérola, que não acinzenta nada. O post desse retoque com mais infos esta aqui.

Esse é um retoque "padrão" no papel. Como eu gosto! O post dele esta aqui.

O retoque no papel é ideal para quem vai fazer luzes a primeira vez ou para quem quer retocar somente a raiz, sem clarear mais o comprimento já descolorido. Como expliquei acima, no papel tem que aplicar o descolorante em todo o cabelo, não tem como dividir o tempo de ação. Então o que já esta loiro vai ficar com o descolorante agindo 1 hora da mesma forma que a raiz "preta". Essa pra mim é a única "desvantagem" do papel.

As vantagens são muitas! Não tem o problema da quebra na hora de puxar, as luzes ficam mais uniformes... e eu noto que meu cabelo fica mais loiro quando faço no papel. Não fica aqueles vãos pretos dentro do cabelo como na touca. O profissional consegue cobrir mais a cabeça, entende?

É sem dúvida o modo mais profissional de se fazer luzes! (mas em casa eu não consigo fazer então faço 3-4 retoques em casa e 1 no salão).

Esse meu próximo retoque eu farei no papel porque meu cabelo esta MUITO preto por dentro. Quando a gente abre as laterais por exemplo. E quando fica assim eu sei que só o papel resolve. Então desta vez, mesmo eu querendo fazer em praticamente todo comprimento, vou fazer no papel porque vai ter muito mais "preto" do que loiro de um modo geral.

 

Em resumo minha dica geral seria: vai retocar só a raiz mesmo? Papel! Quer puxar pra onde já está loiro pra clarear mais? Touca!

 

E vocês, como preferem?

Para ver TODOS OS RETOQUES  que já fiz, seja na touca ou no papel, e os produtos que uso, incluindo descolorante e água oxigenada, é só navegar pela tag "retoque de luzes" clicando aqui. Cada retoque fica de um jeito e eu fui me aperfeiçoando com o tempo, rs.

 

Pra quem nunca me viu fazer luzes eu gravei partes do procedimento e postei nesse vídeo aqui: