Todo retoque de luzes que faço eu posto todos os produtos que uso para o procedimento, mas mesmo assim muita gente fica com dúvida de quais produtos tem que usar para conseguir fazer as luzes em casa.

Resolvi montar esse post listando todos os produtos que considero importantes para retocar ou fazer as luzes pela primeira vez em casa. Desde os acessórios, descolorante até o tratamento pós luzes.

Lembrando que fazer luzes em casa é arriscado, ok? Só recomendo caso você esteja com o cabelo razoavelmente saudável e tenha algum conhecimento na área. Mesmo assim um boa dica para primeira vez, seria fazer só uma pequena área, tipo retocar somente o topo, pra você ter menos cabelo para lidar.

 

Vamos a lista e depois explico o porque de cada coisa!

Para fazer luzes em casa você vai precisar de:

  • Talco
  • Agulha de crochê fina
  • Touca de silicone
  • Descolorante profissional
  • Água oxigenada da mesma marca
  • Shampoo matizador
  • Acidificante
  • Máscara Reconstrutora
  • Condicionador ou máscara hidratante
  • Leave in

A explicação...

O talco serve para aplicar em toda raiz do cabelo (penteie bem depois de aplicar para soltar todo cabelo) e um pouco dentro da touca, para facilitar o deslizamento do cabelo dentro dos buraquinhos. Facilita muito!

A agulha de crochê pode ser de várias espessuras! Quanto mais fina, menos cabelo ela pega. Eu não gosto daquela finíssima. Eu uso uma de 1.5mm para puxar atras e içar mais grossinho e uso a de 1.mm no topo para ficar um pouco mais fino. Mas eu tenho a de 2.mm também que é super grossa e esse primeiro retoque que virei a tempestade do X-Man eu fiz com ela, rs. Todos os demais foram com as duas de cima.

A touca de silicone você encontra em perfumarias grandes, aquelas casas de cosméticos. A minha eu paguei 12 reais mas tem uns 6 anos! Elas duram muito. Vale a pena.

-Aqui tem um post que pode te interessar: luzes na touca ou no papel?

Descolorante e água oxigenada: vocês sabem que uso Blonde Me .Pra mim, até hoje, é o melhor que há para descoloração. Além de danificar menos o cabelo ele é o que abre melhor a cor e clareia mais. Mas claro que existem muitos outros ótimos! Um que é mais barato que usei algumas vezes -no início das minhas luzes- foi o Supermeches da Alfaparf, muito usado em salão.

Matização: eu uso shampoo matizador! Sei que muita gente usa tonalizante e não tenho nada contra, o efeito dura mais e etc. Só acho que ele mascara muita descoloração mal feita... #prontofalei! Aí quando ele vai saindo você vai vendo a cor feia que ficou. Eu prefiro abrir bem o cabelo na descoloração -pra isso é importante um bom descolorante- e depois matizar apenas com shampoo azul/roxo. Um cabelo bem descolorido não precisa de muita matização. Claro que o shampoo não dura muito, mas é um shampoo, eu vou reaplicando a cada 10-15 dias.  Meu shampoo matizador preferido é esse aqui.

Acidificante: o descolorante abre demais as cutículas do cabelo então acho importante usar um acidificante. Aplique no cabelo já lavado, antes da máscara de reconstrução e deixe agir por 5 minutos. Meu favorito é esse da K.Pro que tem excelente custo benefício e dura muito tempo, você ainda fará uso dele nos demais tratamentos pós luzes. Mas se você não puder comprar tem uma receita caseira aqui.

-Acidificante antes ou depois da máscara? Veja tudo sobre acidificante aqui. O que é, pra que serve e como usar.

 

Tratamento: eu gosto de reconstruir e hidratar assim que termino de descolorir. Isso mesmo, os dois juntos! Aplica a máscara reconstrutora depois de enxaguar o acidificante, deixa agir por 10 minutos, enxágua e aplica a máscara hidratante. Se não quiser use ao menos um condicionador após a máscara reconstrutora. Finalize sempre com um leave in! Esses produtos da foto foram usados como tratamento de fio e cor em um dos meus retoques. Expliquei como usei aqui. Mas estou sempre variando, em cada retoque uso coisas diferentes.

 

 

Gostaram do meu dossiê?

 

Eu já gravei um  tutorial de como faço minhas luzes, está abaixo (caso não abra clique aqui) esse foi meu retoque preferido:

 

Caso tenha curiosidade todos os retoques de luzes que já fiz estão aqui nesta tag. É legal pra ver minha "evolução de cor", hehe.