Cada cabelo tem uma necessidade especial e muito particular, mas vamos falar de modo geral o que cada cabelo precisa em termos de tratamento no post de hoje!

Pra começar é bom deixar claro que todo cabelo precisa de hidratação! Sabe aquela lenda que pele oleosa não precisa ser hidratada? Funcionada da mesma forma com os cabelos. Todo cabelo que não recebe algum tratamento acaba se tornando opaco e sem vida com o passar do tempo.

Mas esse tratamento varia de grau e intensidade de cabelo para cabelo. Vai depender muito do estado desse fio e de que tipo de química ele recebeu, e se recebeu.

 

Basicamente todo mundo precisa ter em casa 3 tipos de máscaras: hidratantes, nutritivas e reconstrutoras! Assim você garante um tratamento completo para seu cabelo.

 

Cabelos virgens: um cabelo que não passa por nenhum tipo de química, nem escova e chapinha certamente será um cabelo mais fácil de lidar. O que não quer dizer que você deve abrir mão de tratamento! O sol é um dos maiores vilões dos nossos fios e ar condicionado e poluição também prejudicam. Portanto uma hidratação a cada 15 dias será de grande valor pra manter seus fios saudáveis.

Cabelos virgens e com escovação e/ou chapinha frequentes: Se seu cabelo é "virgem", mas você faz escova e/ou chapinha com frequência, sinto te informar que seu cabelo entra na categoria dos cabelo danificados. Os processos mecânicos, em especial os ferros quentes, como chapinha e babyliss, danificam a estrutura do fio.

As altas temperaturas deixam o fio muito ressecado e a chapinha em especial tem o poder até de tornar os fios extremamente quebradiços! Se seu cabelo é assim invista preferencialmente em nutrição, em toda lavagem. Intercale com máscaras de hidratação e faça reconstruções a cada 15 dias.

Agora se você faz chapinha toda vez que leva -o que não é recomendado- eu te sugiro fazer o tratamento completo para fios muito danificados que falarei abaixo.

 

Dica extra para quem vive de chapinha: aprenda fazer uma boa escova que danifica bem menos! Tem tutorial aqui.

 

Cabelos danificados e/ou quimicamente tratados: aqui deixo a ressalva que mesmo você que só tinge os cabelos tem fios quimicamente tratados! Se faz luzes, descoloração total, relaxamento, progressiva, etc., precisa redobrar os cuidados com os fios já que são químicas mais agressivas.

Cabelo com química perde matéria e precisa de tratamento completo para se recuperar dos danos. Recomendo o plano capilar já ensinei o passo a passo aqui no blog que inclui hidratação, nutrição e reconstrução. É um cronograma capilar que quem tem fios danificados não deve abandonar nunca! Cabelo danificado sempre será danificado. Ele não volta a ser virgem... por isso o cuidado deve ser constante.

Parece complicado, mas é super simples e nem precisa ser muito rigorosa com as etapas: A dica é usar uma máscara em toda lavagem, ou no mínimo uma vez na semana, e ir intercalando os tratamentos. Eu mesma não uso condicionador, só máscara depois do shampoo.

 

Por exemplo: se seu cabelo está muito danificado ele precisa mais de reconstrução! Então ficaria assim: hidratação-reconstrução-nutrição-reconstrução  e volta do início.

 

-Clique aqui para acessar meu plano de recuperação capilar com o passo a passo completo para você seguir.

Depois de um mês fazendo assim você pode colocar a reconstrução para cada 15 dias ou a cada 4-5 lavagens em média. Com o tempo você aprende a observar e ver o que o cabelo necessita. Quando ele não precisar de mais reconstrução começará a ficar áspero, por exemplo.

 

-Se você não sabe identificar veja aqui como saber separar cada tratamento.

 

E caso queira indicação de qual produto usar vou deixar meus preferidos em cada categoria! São os melhores produtos que já usei nesses 10 anos de blog:

 

Viu como cuidar do cabelo em casa não é tão difícil?