Quando o cabelo começa ficar amarelo ou até mesmo laranja, quem é loira de primeira viagem já fica cheia de dúvida sobre como fazer para matizar/desamarelar o cabelo...

Mesmo hoje em dia, que já passou um pouco a febre do platinado, o loiro que a gente deseja é sempre um tom mais claro, puxando para o bege, palha ou  champanhe e esse tipo de tom exige matização! Se engana que acha só precisa matizar quem curte cabelo cinza.

Mas para o cabelo loiro não chumbar é preciso estar atenta a algumas coisas na hora de matizar! Aqui que entram os fatores como cor do matizador, tempo de ação e frequência de uso.

Vou explicar tudo no post de hoje de uma forma fácil de entender!

-Fotos do último post que fiz com meus shampoos produtos favoritos para matização.

Qual matizador ou desamarelador usar? eu vou ser direta ao ponto que sei que a maioria já quer saber logo o que usar! Pra mim o produto mais coringa, que dá certo com todo mundo, é o shampoo matizador! Ele funciona bem em toda cor de cabelo, variando somente a cor e o tempo de ação que falarei abaixo.  Em casos extremos de cabelos mais laranjas pode ser necessário usar uma máscara tipo essa, que são mais fortes ou a dica da Violeta Genciana que ensinei essa semana.

Tempo de ação e frequência de uso: vai variar do cabelo, da oxidação natural, do produto usado e do gosto da pessoa. Eu gosto de matizar meu cabelo quando vejo que a cor não está legal... mas se estiver usando um shampoo desamarelador posso usar com mais frequência, tipo uma vez na semana para manter a cor. Esse novo da Loreal que tenho amado usar é assim! Ai deixo agindo pouco, só uns 2-3 minutos.

Já se for usar mais espaçado, ou se estiver precisando mais, uso um shampoo mais forte tipo esse também da Loreal que é mais coringão para toda cor de cabelo, e deixo agir 10 minutos (ele é coringa porque também pode deixar agir menos tempo e obter o mesmo efeito do de cima). Um similar a ele, com preço muito mais baixo, é esse da Inoar que também é ótimo.

Shampoo matizador ou desamarelador? No fim da no mesmo... mas em teoria o produto matizador -seja shampoo ou máscara- costuma ser mais forte, mais pigmentado e mais escuro, enquanto o desamarelador costuma ser mais suave (tons de roxo claro e lilás) podendo ser usado com mais frequência. Tem post completo sobre como diferenciar desamarelador e matizador aqui no blog.

cor matizador

Qual a cor devo escolher para matizar? Esse é o ponto mais complexo da matização: O resultado da depende totalmente da cor do seu cabelo! TOTALMENTE! Não tem essa de qual matizador vai deixar meu cabelo loiro pérola ou qual vai deixar meu cabelo platinado sem uma boa descoloração antes. O cabelo loiro só atinge esses tons se ficar bem claro na descoloração. O segredo do loiro é a descoloração! Se o tom não abrir bem no descolorante depois você só vai sofrer tentando arrumar a cor com matização e não vai adiantar.

Matização não clareia! O que clareia é o processo de descoloração.

Mas sim, depois de atingir o tom da descoloração ideal -que é baseada no que você quer e principalmente no que o cabelo suporta- é necessário usar o tom de matizador certo para atingir o tom ideal.

Quer um loiro pérola, manteiga, bege, palha, champagne?  No dia da descoloração o profissional pode usar um tonalizante com pigmento roxo e em casa você vai manter com shampoo roxo claro ou lilás. Esse tom não costuma acinzentar os fios, por isso é o usado para esse tons de loiros mais pastel. Recomendo esse shampoo aqui.

Quer um loiro cinza ou platinado? O loiro mais frio é obtido com nuance cinza! Não que os tons de cima não sejam frios também, loiro quente é só o dourado, mas o tom cinza demais um frio mais evidente, até para quem não entende de loiro. Cabelo branco, loiro branco, grey, é tudo com cinza ou azul! Aí em casa você usar shampoo ou máscara beeem fortes, bem escuros, nos tons de roxos hiper escuros ou até mesmo azul. Recomendo esse shampoo que é mais forte.

-Aqui tem um post com todas as cores de matizador, desde lilás, roxo, azul e preto, para você conhecer.

 

Resumindo a ópera a cor do loiro depende muito mais da cor do seu cabelo do que da cor do matizador! Matização não clareia, apenas anula subtons indesejados. Aí quando o cabelo já está bem claro temos a sensação que ficou mais claro ainda, porém em cabelos mais escuro o efeito da matização é inverso: ela escurece, porque fecha o tom.

 

Compre um bom shampoo matizador (o que mais recomendo é esse da Loreal pela versatilidade) use duas vezes no mês, deixando agir por 5 a 10 minutos, desencane e seja feliz com a cor que você estiver! Caso tenha ficado insatisfeita com seu tom de loiro na próxima descoloração ou retoque das luzes peça para deixar abrir mais a cor. 😉