pergunta da semana

Uma pergunta recorrente que recebo aqui no blog é sobre o que usar no cabelo antes de fazer chapinha, babyliss, etc.

As pessoas costumam me perguntar qual protetor térmico usar! No post de hoje vou explicar tudo que eu faço para proteger meu cabelo do calor quando vou usar esses equipamentos.

Pra começar quem me segue sabe que não sou adepta do uso regular de chapinha para alisar meu cabelo! Com a prática aprendi que é totalmente possível deixar o cabelo liso somente com o escova! Abaixo tem o tutorial ensinando a escovar o cabelo pra quem quiser aprender.

A escova danifica infinitamente menos! Nesse caso eu uso somente um protetor térmico em creme.

Aqui tem meus protetores térmicos em creme favoritos da vida! Tipo a nata da nata mesmo. Aquele que doma todos os rebeldes e deixa com cabelo de salão mesmo. Amo!

-Tem post de todos os meus equipamentos de cabelo aqui no blog.

Mas voltando a questão da chapinha e do babyliss (ou ferros quentes), eles realmente agridem demais o fio porque a temperatura chega facilmente aos 220 Cº hoje em dia. É calor pra caramba! Ao mesmo tempo essa alta temperatura é necessária para deixar o cabelo mais liso -no caso da chapinha- e segurar a forma do cacho ou da onda por mais tempo - no caso do bayliss-.

Lembrando que nos dois casos você pode e deve regular a temperatura para o seu tipo de fio! Cabelos finos ou muito sensibilizados devem usar os equipamentos em 180Cº.

Mas então como protege? Aqui eu tenho uma máxima que diz que mais é mais! rs Então eu protejo o cabelo duplamente! Como assim, Bia? No cabelo úmido, depois de lavar e hidratar, eu SEMPRE uso um protetor térmico em creme -uso sempre um desses 3 aqui, que são os da foto-. Todos os meus leave ins, cremes para pentear, sem enxágue, etc, tem proteção térmica. Todos! Assim meu cabelo já fica protegido não importa como eu vou finalizar. Só compro leave in com proteção contra o calor.

  1. Frizz Dismiss Tame Rebel FPF40
  2. Absolut Control Nectar Murumuru
  3. Liss Unlimited Loreal 

 

MAS só isso não basta! No cabelo já seco, antes de fazer a chapinha ou babyliss ou mesmo usar o Miraculr, eu aplico com um protetor em spray ou serum. Esse tipo de protetor térmico é um pouco diferente dos demais porque ele não "molha" realmente o cabelo. Imagina você de escova, vai fazer um babyliss e o spray desmancha o alisamento? Não rola...

Tem vários séruns finalizadores que também protegem do calor! O que a gente chama de "óleo" e fica com medo de fritar o cabelo, na verdade é composto em sua maioria por um silicone volátil especial, que protege o cabelo do calor.

Isso mesmo SILICONE PROTEGE DO CALOR! É só você lembrar das formas de silicone para forno que aguentam altas temperaturas. Apesar de serem diferentes na fabricação derivam de um mesmo produto.

-----------

Até que não é complicado, né? Assim o cabelo fica bem protegido e ameniza bastante o dano causado pelos equipamentos de calor.

Ahhh, última dica: SEMPRE TRATE O CABELO substituindo o condicionador por alguma máscara de tratamento antes de escovar ou fazer chapinha! Veja abaixo minhas favoritas: