pergunta da semana

A química pode danificar até a camada mais profunda do cabelo. Para reverter os danos é preciso tratar!

No post de hoje vou deixar minhas melhores dicas de como cuidar do cabelo após aplicar alguma química, seja uma progressiva, alisamento, relaxamento ou até mesmo a descoloração.

Vocês sabem que a química que eu tenho nos fios é a descoloração! Descolorir engloba fazer luzes, mechas e paticamente todo processo de clareamento doa fios. É uma das químicas mais agressivas que se pode fazer no cabelo e por isso me especializei tanto em tratamento capilar.

 

Para tratar você precisa entender primeiro como o dano acontece (conhecimento é poder!): as químicas em geral -relaxamento, alisamento, descoloração, tintura, etc- abrem as cutículas do cabelo para poder penetrar no fio modificando sua estrutura. Elas abrem as cutículas através de um PH muito alto.

Uma vez que penetram dentro do fio acabam danificando as camadas mais profundas do cabelo, rompem as fibras, e podem danificar até o córtex.

Com isso o cabelo tende a ficar danificado, poroso e até mesmo elástico, de acordo com o grau de dano que foi causado.

 

-O cabelo elástico é o último estágio do dano! É um fio que esteve por um tris de sofrer um corte químico -cair-. Eu já falei especificamente sobre cabelos elástico aqui no blog.

 

Tem como reverter esses danos? Primeiro preciso desvendar um mito: Cabelo danificado não volta a ser como um cabelo virgem! Cabelo danificado, sempre será danificado porque ele nunca se recupera totalmente. Então precisa de TRATAMENTO CONSTANTE! Por isso é importante tratar muito o fio ANTES de química para que ele se danifique menos e tratar muito DEPOIS , pra mante-lo o mais saudável possível e assim perpetuar esse ciclo de química e tratamento mantendo o cabelo bonito.

Quer fazer química? Tem que tratar.

Mas a gente gosta mesmo é de mudar, deixar o cabelo mais bonito... seja mais loiro, seja mais liso, o importante é se sentir bonita com o cabelo que você tem! Então bora pro tratamento!

 

Qual é melhor tratamento para cabelos danificados, porosos, quebradiços, elásticos e etc?

Shampoo suave: comece com um bom shampoo e que seja suave. Tem que limpar, não pode deixar a raiz oleosa, mas não pode agredir a fibra. Aqui no blog tem meus shampoos hidratantes preferidos. Mostro também onde comprei cada um.

Foto da resenha do meu acidificante preferido

Acidificante: é com certeza uma das melhores coisas que você pode fazer por um cabelo com química. Lembra que falei do ph alto das químicas? É o acidificante que vai regular esse ph, baixando e fazendo as cutículas se fecharem novamente. Ele também ajuda a manter o tratamento dentro do fio e dá brilho ao cabelo.

Meu acidificante preferido é esse aqui porque tem um ótimo preço é rende muito!

imagem do post: preferidos para reconstrução capilar

Reconstrução: é o tratamento que o cabelo danificado mais precisa! É a reconstrução que recupera a massa perdida pelo fio depois da química. Repõe queratina, ceramidas, etc.

Cabelo danificado tem que reconstruir! E boa reconstrução se faz com máscaras profissionais! Nas demais até da pra economizar, mas tem uma boa máscara reconstrutoras é o que faz diferença no seu fio.

Minhas favoritas são essas aqui.

imagem do post: preferidos para nutrição

Hidratação e nutrição: para dar brilho no cabelo, deixar com mais movimento e sedosidade, além da reconstrução você tem que hidratar e nutrir.

A nutrição tem como base o óleo que vai devolver os lipídeos do cabelo, enquanto a hidratação contém mais vitaminas e minerais como babosa, pantenol, vitamina E, etc.

 

Agora que você já sabe quais tratamentos fazer e porque (conhecimento é poder!) imagino que você quer uma mapinha de como usar os produtos né?

 

Não tem regra exata e com o tempo você aprende a ir usando o que seu cabelo precisa no momento é o que ele mais gosta. De toda forma eu elaborei um plano de recuperação capilar que você pode seguir facilmente. Clica aqui pra ver.

 

Pra finalizar, se você vive de escova como eu, nesse vídeo eu te ensino a escovar um cabelo muito danificado para evitar mais danos e quebras no fio. Caso não abra clique aqui.

 

Esse post pertence ao uma série de post chamados "pergunta da semana" que faço há anos e com certeza já respondi quase tudo sobre cabelos através dele! Vale a pena conferir as outras clicando aqui.