Diu de cobre: tudo sobre o Diu sem hormônio

Um dos posts mais acessados aqui no blog são os posts que fiz sobre anticoncepcional! Eu tomava o cerazette -para não menstruar- só que depois comecei ter muitos problemas com espinhas e troquei para o Tâmisa 30 (mesma fórmula do Gestinol 28) e por fim comecei a usar o Belara, que era o que estava usando até o momento.

Só que entre essas trocas eu fiquei vários meses sem tomar nada e fui percebendo como minha qualidade de vida mudava! Eu me sentia mais disposta, com menos tristeza e no geral me sentia uma pessoa mais feliz. Eu sinto que sou uma das muitas mulheres que tem piora no quadro de depressão com o uso de anticoncepcional.

Anticoncepcionais previnem a gravidez, mas não fazem bem para as mulheres. Alguns de seus possíveis efeitos colaterais são aumentar a chance de trombose, hipertensão arterial, câncer de mama, retenção de líquidos, aumento de peso e diminuição da produção hormonal saudável dos hormônios sexuais (testosterona, estradiol, progesterona).

Diante disso tudo decidi categoricamente que anticoncepcional com hormônio não era mais uma opção pra mim!

Foi onde descobri e pesquisei o Diu de cobre e falei tuuudo sobre ele aqui no blog. Hoje vou falar da minha experiencia de colocação e porque escolhi ele em vez do Mirena.

Diu de cobre: tudo sobre o Diu sem hormônio

Pra começar porque o DIU de cobre e não o Mirena? Porque o Mirena tem hormônio! "Ah, mas é menos que o anticoncepcional de comprimido". Pra mim não importa, eu não quero hormônio prejudicando meu corpo, nem minha saúde física e mental! Se tomar hormônio fosse tão bom já tinha anticoncepcional masculino. É minha opinião. #mundomachista

Assim que falei com o médico sobre o DIU de cobre ele tentou me convencer a colocar o Mirena. Deixei bem claro que não queria hormônio e ele felizmente não se opôs em colocar.

A questão é que o Mirena mesmo se sair do lugar continua agindo, por causa dos hormônios, já o DIU de cobre é necessário verificar se está bem posicionado, porque ele só funciona se estiver no lugar. Então exige mais do médico e também da paciente, que precisa voltar 1 mês depois e fazer uma nova ultrassom transvaginal pra ver se ficou tudo certo.

E também tem a questão de algumas pessoas terem o fluxo aumentado com o DIU de cobre e acabarem "perturbando" o médico depois com queixas.

LEIA ISSO: Quando eu decidi por o DIU de cobre ficou bem claro uma coisa na minha cabeça: não é método mais bonitinho e perfeitinho de usar, mas é a melhor opção -talvez a única realmente relevante- pra quem não quer hormônio de jeito nenhum! Se você é do time que ainda não percebeu o mal que os hormônios fazem, vai encher o diu de cobre de defeitos... essa é a realidade.

Diu de cobre: tudo sobre o Diu sem hormônio

Como foi a colocação? Dói? A pedido do médico tomei um buscopam uma hora antes da colocação. Cheguei no consultório e fui como uma consulta de preventivo. Deitadinha, perninha aberta e aquele bico de pato gelado abrindo de forma impertinente a sua vagina. Até aqui o mesmo de um preventivo.

Aí ele passa polvidine lá dentro e uma pomada anestésica no colo do útero. Depois dessa pomada é que vem a anestesia local. Não doeu também. Com a região anestesiada ele usa um dilatador minimo, só para abrir o colo do útero e enviar o DIU. Que por sua vez é introduzido com o auxílio de um canudinho igual canudo de refrigerante. O DIU só de abre dentro do útero! Ele não entra aberto.

Acabou! 20 minutos no máximo incluindo minha troca de roupa. Sangrou umas gotinhas, mas eu nada senti até aqui.

Quando chegou em casa eu comecei a ter cólica. Ele me avisou que isso poderia acontecer e mandou tomar Buscopam. Só que buscopam não ser para cólica!!! Então eu comi o pão que o diabo amassou, porque tive muita cólica,  até decidir por mim mesma que deveria tomar meu remédio para cólicas de sempre: Ponstan + dipirona (sim, juntos!).

Então colocar DIU de cobre não doí, mas a cólica dói sim! Esteja ciente e já saia do consultório tomando algo mais forte para cólica, não espere começar.

No dia seguinte eu já estava de boa e até agora é como se não tivesse feito nada. Não sinto nada! Tudo normal. Ansiosa para a primeira menstruação.

Abrindo um parênteses uma coisa legal foi um momento mãe e filha que tive com a minha mãe: Ela também usou por muitos anos e só fez elogios quando soube que eu coloquei. "É uma liberdade minha filha. Você não sente nada e não se preocupa com nada. Só viver."

Valores:

  • DIU de cobre andalan 380: 92,00
  • Ultrasson Transvaginal: 80,00
  • Aplicação do DIU em consultório com anestesia: 500,00

 

Volto daqui uma ou duas menstruações pra contar como foi!