Categorias: cabelos, Plano Capilar Por Bia Munstein

image_thumb-25255B33-25255D

Plano de recuperação capilar é o nome que eu dei pra uma série de tratamentos combinados que faço sempre que meus fios estão muito danificados! E como nessa época a gente tem muita exposição aos sol, mar , cloro da piscina, etc, acho que vem bem a calhar e acaba servindo pra todo mundo, mas o foco especial são fios precisando de um tratamento de choque!

Ele é como um cronograma capilar, sabe? Vai ter hidratação, nutrição e reconstrução.Pode ser feito em qualquer época do ano desde que o cabelo esteja danificado. 😉 No final do post eu falo sobre o acidificante e dou dicas de produtos para cada etapa. (caso tenha dificuldade para identificar as máscara aqui eu explico, e no fim do post vou dar algumas sugestões)

Então vamos começar pelo início? rs

1-Reconstrução: 
Lave seu cabelo com um shampoo que limpe bem os fios mas não seja muito agressivo, ou com um shampoo transparente. Depois do cabelo limpinho, tire o excesso de água com um toalha, e aplique um *acidificante deixando agir por 2-3 minutos e enxague. O uso do acidificante é opcional, mas ajuda muito! Por fim aplique a máscara reconstrutora massageando todo cabelo e deixe agir o tempo recomendado pelo fabricante (máximo 10 minutos).  Fique sem lavar o cabelo por pelo menos dois ou três dias e na lavagem seguinte já faça a segunda etapa do tratamento.

2-Nutrição:

Nessa etapa você vai usar máscaras a base de óleo pra tratar o ressecamento do cabelo. Use da mesma forma das outras máscaras, lavando bem com shampoo, retirando o excesso de água com a toalha e deixando agir pelo tempo recomendado pelo fabricante. Fique sem lavar o cabelo por mais dois dias e repita novamente a reconstrução que foi a primeira etapa do tratamento exatamente do mesmo jeito que expliquei acima. (mais 2 ou 3 dias sem lavar). A etapa da nutrição também pode ser substituída pela umectação! Se não sabe como fazer já ensinei aqui, é feita com óleo 100% vegetal ou até mesmo azeite. 

3-Hidratação: 

Novamente lave seu cabelo com shampoo  duas vezes, tire o excesso de água com um toalha, aplique a máscara massageando todo cabelo e deixe agir o tempo recomendado pelo fabricante. Fique sem lavar o cabelo por pelo menos dois dias e na próxima vez que lavar repita novamente a reconstrução pra finalizar o tratamento.

 

E pronto! Você já fez seu plano de recuperação capilar e com certeza seus fios estarão bem melhores 🙂 Mesmo assim se você começou com o cabelo muito danificado e até mesmo elástico minha sugestão é que volte do início e faça tudo novamente.

*Acidificante! Serve para selar as cutículas, regular o PH e reter o tratamento nos fios. O meu preferido é esse que fiz resenha aqui, mas caso você não possa adquirir pode fazer seu acidificante caseiro com uma colher de vinagre e duas de condicionador comum (não é a mesma coisa, mas ajuda!) . O acidificante pode ser aplicado antes da máscara, depois dela ou até mesmo antes e depois. Cada protocolo de tratamento usa de uma forma. Experimente e comprove!

Se você não faz ideia das máscara que vai usar vou dar umas dicas Alegre
(os links direcionam para as resenhas dos produtos)

Hidratação: Smooth Perfect Swcharakopf
Nutrição: Joico Mouisture Recovery
Reconstrução: Sebastian Penetraitt ou Repair Rescue Swcharzkopf caso o cabelo esteja danificado pra valer!

Tem todas elas aqui na Beleza na Web, porém nos links que deixei acima tem onde encontrar cada uma, pra você não se confundir.

 

 

Artigos Relacionados

Stefanie

23 de julho de 2015 - 20:35

Oi ,
Gostaria de uma ajuda,meu cabelo não tem química ,mas na parte de cima onde pega mais sol ele esta muito ressecado e é grosso também e na parte de baixo e liso e fino .
Me ajude !

Bia Munstein

27 de julho de 2015 - 12:51

tem que fazer hidratação toda semana e sempre usar leave in/ creme sem enxague, nessa parte que fica mais exposta principalmente.

Adriana

22 de junho de 2015 - 3:20

Eu tenho cabelo vermelho cacheado é muito volume está muito ressecado gostaria de algumas dicas

Anônimo

5 de junho de 2015 - 11:52

Olá, meu nome é Juliana.. Referente ao acidificante sempre vejo que é aconselhável usar antes da máscara (tratamento) e não depois.. Uso a da K-Pro.

Lynn

11 de maio de 2015 - 21:07

Ola! Eu sempre soube que so podia usar o vinagre uma vez na semana no cabelo! Nao conhecia o acidificante, mas pelo que entendi, eh com o mesmo objetivo de regular o ph. Pode usar a toda lavagem e hidratacao ou so uma vez na semana tb?

Bia Munstein

12 de maio de 2015 - 11:06

sim, serve pra mesma coisa! acho que uma vez na semana ta bom..
bjos

Bia Munstein

24 de março de 2015 - 23:27

Flor eu não tenho mais essa linha, coloquei num sorteio aqui do blog. ela é essencialmente nutritiva, mas pode ser que tem agentes reconstrutoras Tbm! Quase todo produto tem em maior ou menor grau 😉
Bjos

Mirela

24 de março de 2015 - 19:59

Bia, li a sua resenha sobre o Elixir Ultime da Kerastase diversas vezes, e por mais que a base dele sejam os óleos, fiquei na dúvida se ele é apenas hidratante mesmo. Quando comprei pensei ser reconstrutor. Se puder tirar a minha dúvida quanto à qual classificação ele se encaixa, seria de muuuita ajuda! 🙂 mt obrigada, parabéns pelo sucesso. não tenho comprado mais produtos pro cabelo sem consultar se vc já fez resenha, haha. bjbj

O que meu cabelo precisa? Pergunta da semana

11 de fevereiro de 2015 - 7:01

[…] recuperar dos danos. Isso quer dizer hidratação, nutrição e reconstrução. Recomendo sempre o plano capilar que já falamos aqui e a cauterização que ensinei aqui. Máscara de tratamento em toda lavagem é o mais indicado […]

Bia Munstein

29 de setembro de 2014 - 7:18

@Maria Nogueira, com certeza ele já melhorou muito! que bom 🙂 mas um cabelo danificado sempre será danificado, então da um tempinho nas reconstruções mas depois comece de novo.
Esse shampoo xtenso pode estar deixando seu raiz oleosa, tente outro.
beijos

Maria Nogueira

27 de setembro de 2014 - 5:34

Desde que fiz a descoloração para um ombre hair meus cabelos estavam ressecados, espigados e quebradiços. Tenho usado o shampoo xtenso da loreal e a mascara absolut repair, ainda vou ao salão fazer reconstrução de 15 em 15 dias. Já vi uma melhora significativa, meu cabelo ja não quebra com tanta facilidade e ultimamente tem ficado oleoso…. Será que ja está recuperado?

Brisa

20 de setembro de 2014 - 20:37

Aussie 3 minutos é hidratante,nutritiva ou reconstrutora?

Bia Munstein

6 de agosto de 2014 - 13:28

@Cláudia, acho que usar as duas vezes o transparente ou as duas vezes o perolado da praticamenten a mesma! Não vejo porque de fazer mal..
se for por causa do sulfato aí sim, mas é outra história e até um pouco controversa ainda! eu mesma já usei alguns sem sulfatos que ressecaram meu cabelo MUITO mais que os que uso habitualmente… mas enfim, acho que cada shampoo é um shampoo.
De todo modo obrigada pela dica!
Um beijo

Cláudia

6 de agosto de 2014 - 5:13

Olá,

Essa combinação de shampoo transparente com shampoo perolado é muito ruim, pesquise sobre e verá que isso causará danos ao seu cabelo.
Abraço, adoro seu blog.

Maria

7 de julho de 2014 - 5:32

Oiii…Adorei!!!!Deixa te perguntar…então seria assim: Segunda(H),Quinta(H);Domingo(N);Quarta(N);Sábado(R)e Terça(R)isso mesmo?
Bjos

Bia Munstein

7 de julho de 2014 - 13:00

@Maria, pode ser assim sim 🙂
Beijos

Isabella

14 de junho de 2014 - 13:14

Super esclarecedor esse post! Muito obrigda! a deep penetrating da Joico seria uma boa substituta para essa reconstrutora da Sebastian? qual das duas vc prefere? Bjos!

Paula

19 de maio de 2014 - 8:09

Oi Bia há tempos acompanho seu blog. Acho você linda e queria uma ajuda sua. Fiz em outubro do ano passado uma escova definitiva no meu cabelo, ele ficou lindo, maravilhoso, retoquei agora em março e ele ficou muito ruim, tá quebrando muito, cheio de pontas duplas e opaco. Será que se eu fizer esse programa de recuperação salva? Tô desesperada, não quero mais fazer esse alisamento, será que consigo manter ele fazendo só a plástica dos fios na raiz até cortar tudo?
Pensei até em cortar bem curtinho, mas não consigo, meu cabelo tá na cintura!
Por favor me ajudaaaaaa

Julia

10 de abril de 2014 - 6:13

Eu uso um alisante , que tipo de tinta tenho que usar ? Meu cabelo e super danificado.

Hidratar, nutrir e recontruir: #Comofaz?

20 de fevereiro de 2014 - 17:16

[…] de produtos que vocês podem usar em cada etapa (hidratação, nutrição e reconstrução) Está aqui e aqui tem um post onde mostro como separar as máscaras por categoria (hidratação, nutrição e […]

Amanda Aline

24 de outubro de 2013 - 13:24

Por quanto tempo devo fazer cada procedimento?

[…] de massa, queratina, hidratação… Caso seu cabelo já esteja numa situação difícil sugiro esse post com detalhes sobre um processo de recuperação capilar. O post de hoje vai ser indicando um […]

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"