Categorias: off-topic, viagens Por Bia Munstein

Como vocês sabem passei a semana passada em Porto de Galinhas-PE de férias junto com a minha família e como muitas meninas no Instagram me pediram dicas sobre o passeio resolvi fazer um post contando como foi tudo e minha visão sobre a cidade.

Porto de Galinhas é um lugar maravilhoso e com certeza foi uma das melhores praias que já curti na vida! Vim embora com muita tristeza porque 5 dias é muito pouco tempo pra conhecer tanta beleza natural.

Valeu cada minuto e cada centavo gasto e espero que gostem das dicas e que elas ajudem quem pretende passear por lá!

Praia do centro/ Porto de galinhas

IMG_6212 IMG_6208 IMG_6203 IMG_5974

Foi o primeiro lugar que conheci e meu preferido pra passar o dia. Fica pertinho da Vila, que é tipo uma rua das pedras de búzios, e você pode curtir a praia e o comércio ao mesmo tempo. Eu não gosto de ficar o dia TODO na areia então pra mim é o local perfeito.

A praia do centro é lindíssima! Águas cristalinas e mornas com areia branca. Não tem ondas. O melhor horário pra curtir é com a maré mais baixa. É onde tem as mais visitadas piscinas naturais que falarei abaixo. E é onde pessoal faz mergullo também. Lá você tem que alugar uma barraca pra sentar, custa 30 reais o dia e caso você consuma algum prato (bebida não conta) a barraca não é cobrada. Mas os pratos já são mais caros pra compensar. Eu pagava a barraca (dividido pra 5 ficava barato) e comia na rua.

Piscinas naturais

IMG_5966 IMG_5960 IMG_5931 IMG_5949 IMG_5955IMG_5942IMG_5929 IMG_5928

Acho que era o que eu mais queria ver! As piscinas naturais e seus peixinhos não saiam da minha cabeça. Chegando lá vi que não seria assim tão simples de visitar mas valeu a pena. Pra começar você deve ir na maré mais baixa possível, eu fui na 0.3 e estava ótimo, mas dizem que a 0.0 é a perfeita. No hotel te dão um folheto com a tábua das marés dias e horários, é facil de entender.

Funciona assim: a maré baixa e os peixes ficam presos em piscinas que se formam nos corais. Pra chegar lá você pode ir de jangada ou a pé, andando por dentro do mar. Foi assim que eu fiz, a água ia no máximo até nos ombros e quanto mais baixa a maré mais fácil atravessar. Um trajeto de 5 minutos mar a dentro, mas sem perigo algum. Pode ir tranquilo que tem salva vidas pelo caminho e mesmo assim “da pé” o tempo todo.

Só que não é só chegar e ir andando até lá, você precisa de uma pulseirinha que o pessoal do meio ambiente distribui. Tem horário certo pra distribuição que é  quando a maré está boa e segura pra travessia e normalmente forma uma boa fila. É de graça.

A travessia de jangada custa 20 reais e eu achei desnecessário, só se você não quiser ficar na fila mesmo, mas atravessar o mar foi muito mais legal.

Sobre o famoso nadar com os peixes enquanto você esta andando mar a dentro vários deles estão a sua volta, mas quando você sobe no coral, que é onde estão as piscinas lotadas deles, não pode nadar porque contamina a pouca água que tem ali e prejudica os peixes. Nadar só numa piscina bem maior e mais funda, com mais fluxo de água.

Os corais machucam os pés! Leve o chinelo pra subir.

Praia dos Carneiros/ barraca Bora Bora

IMG_6042 IMG_6043 IMG_6048 IMG_6055 IMG_6041

No segundo dia queríamos conhecer a famosa praia de Carneiros. O passeio era 50 reais por pessoa e como estávamos em 5 foi mais interessante alugar um carro por 120 reais e fazer o passeio sozinhos.

Fomos direto a Bora Bora que é o lugar mais badalado. É quase um club, você paga 30 reais pra entrar com seu carro -como se fosse o valor do estacionamento- e pode usar toda instalação que tem redes, lugares pra sentar, deitar, chuveiro, banheiros.. muito completo! O lugar é um dos mais lindos que já vi! A praia em si é praticamente uma piscina e você anda muito com água nas canelas, mas é lindo demais de se ver.

Atenção aos preços da alimentação que é super caro! Coisa de 120-150 por casal. As bebidas também são caras.

Praia de Muro Alto

IMG_6144 IMG_6145

Eu quaaase fiquei hospedade em Muro Alto! Lá ficam o resorts e eu quase optei pagar mais caro achando que ia ter mais vantagens. Felizmente eu desisti desse idéia rs claro que os resorts devem ser lindos, mas se você vai pra pessear e não ficar no hotel não compensa! Seria taxi todo dia indo pro centro. A praia é bacaninha, bem calma e rasa até uma “parede de corais” que tem no meio. Mas sinceramente não gostei muito, fiquei só um pouco e voltei pra praia do centro.

A noite em Porto de Galinhas

IMG_6288IMG_6250 IMG_6246IMG_5888IMG_6174Minha mãe, eu, meu tio e minha tia (marido bateu a foto)

Todas as noites passei na famosa “Vila” que é uma rua parecida com as rua da pedras em Búzios. Tem muitas lojas e restaurantes e tudo fica aberto até as 22hs. A gente ia umas 6 horas, quando ainda estava claro, passeava nas lojas, (comprando galinhas haha) e depois escolhia onde jantar. É um passeio muito agradável e as coisas não são muito caras. dá pra comprar biquíni, saída de praia e muita lembrancinha.

Restaurantes:

Porto de Galinhas tem lugares caros e baratos. Durante o dia você acha prato executivo por 17 reais e até os famosos Self-Services sem balança por 10 reais.  Eu provei de tudo e meus preferidos foram o Gaucho Grill onde você como a vontade por 25,90 por pessoa. É quase uma churrascaria mas a carne é só fraldinha e alcatra. Vale muito e pena porque tinha muitos pratos quentes como bobó, lasanhas, pirão, etc.. Outro que também achei legal foi uma churrascaria com bufet livre por 31,90 por pessoa. Essa eu esqueci o nome mas não tem erro porque eles ficam chamando a gente na porta hehe O buffet é bem variado mas todas as carnes lembram carne seca no gosto, até a picanha.

Pro dia tinha um executivo de 17,90 que a comida era ótima! Várias opções de pratos.

Eu queria ir no famoso Barcaxeira que dizem ter ótimos escondidinhos de aipim/macaxeira mas o povo que tava comigo só queria saber de comer carne heheSe bem que eu também prefiro, não vou negar…

Ah! Boa parte dos estabelecimentos não é muito fã de aceitar cartão.

Onde eu fiquei hospedada:

estação do sol porto de galinhasIMG_5856 IMG_6154 IMG_6253 IMG_6330 IMG_6276

Quando pesquisei onde era o melhor lugar pra se hospedar em Porto da Galinhas a maioria dizia que era próximo a Vila, que consequentemente era perto da praia do centro e das piscinas naturais (a praia é no final da vila). Decidi me hospedar o mais próximo possível e confesso que foi a melhor opção mesmo. Na ida do aeroporto do Recife pra Porto um casal foi na van junto com a gente e ficaram numa pousada só um pouco mais afastada, mesmo assim imagino que tudo deve ter sido mais difícil pra eles.

O hotel que eu fiquei chama Estação do Sol praia Hotel. O quarto de casal estava 190 reais por dia e a localização é excelente, praticamente de frente pra Vila.

Esse hotel me deixou bem dividida porque a localização e instalações eram ótimas, mas deixavam muito a desejar na limpeza. Tinha piscina, um ótimo café da manhã mas se você pediam um cafezinho no meio do dia por exemplo a xícara vinha suja. Era uma coisa que eu não conseguia entender, como um hotel tão bacaninha podia ser tão sujinho. Trocavam as toalhas e arrumavam o quarto todo dia, faziam até “esculturas” com as toalhas, decoravam com flores, mas o banheiro era sujo. Minha tia comprou uma garrafa de água sanitária e saiu limpando tudo! kkk

Outro problema que tivemos no hotel foi que alugamos um “quarto triplo” mas como marcamos dois adultos no Decolar por descuido (na verdade já ficou marcado automático por conta da primeira reserva ser de casal) não aceitaram a terceira pessoa e tivemos que pagar cama extra. Fiquei passada! Paguei bem mais caro pelo quarto triplo e mesmo assim tive que pagar cama extra. Ele alegavam que como no voucher aparecia 2 pessoas o quarto deveria ser duplo e não triplo, mesmo eu tendo pago a mais pelo quarto triplo. Quase chorei de ódio mas decidi não deixar isso estragar o passeio.

Sobre o Mergulho: assim como tudo em Porto de Galinhas a cada 5 passos que você dá tem alguem tem oferecendo mergulho. É uma chatiação ser parada trocentas vezes até chegar na praia e mesmo depois de sentada toda hora vir alguém oferecendo alguma coisa, mas faz parte. Eu queria muito fazer o mergulho e como ninguem mais queria eu fiz sozinha e posso falar que o meu foi uma completa furada! O rapaz me abordou na areia, falou que fazia por 60 reais _o preço é 80- e eu tentei me certificar de todas as formas que estava tudo certo. Falei que queria mergulhar com a roupa especial pra mergulho e somente se fosse com a roupa e ele confirmando tudo. Pra mergulhar você vai na “loja” assina os papeis passa por uma aulinha de como respirar pela boca e depois alguem te leva pra areia pra pegar a jangada. Depois da travessia eu chego no barco do mergulho e não tinha roupa coisa nenhuma, pra usar a raupa tinha que pagar mais 25 reais e mesmo assim tinha que voltar pra pegar. Eu já ia desistir mas todo mundo ia fazer sem a roupa e ficaram falando que ela nem era higiênica e que não fazia falta. (não é verdade porque a roupa protege o corpo)

Pra começar eles nos levaram pra mergulhar muito perto da praia, a água estava turva e eu não via quase nada. Eu tenho uma fobia de infância de água turva e fiquei com muito medo. Quando percebi que abaixo de mim havia muitos corais e que eu ia me ralar toda neles em questão de minutos, pedi pra subir. Não mergulhei nem 20 minutos, entrou água no meu nariz duas vezes e foi HORRÍVEL. Acho que eles não podiam fazer isso com o turista e foi a única parte que me deixou um pouco triste… Então fica a dica pra quem quiser mergulhar: pergunte onde vai ser, pegue a roupa antes de ir pra embarcação, aperte bem sua máscara e desconfie das promessas. As fotos ficaram as mais horrorosas possíveis, não se via nada. (fiz o mergulho com a PE Scuba) Mas não quero desmerecer a prática, feito da forma adequada com certeza é lindo!

————————————————————————

O post ficou enorme mas creio que quem for fazer a mesma viagem vai achar mais informativo do que só colocar as fotos! No fim se ajudar alguém já valeu a pena. 😉

Mesmo tendo me estressado um pouco com o mergulho e a hospedagem não desabonou em nada o passeio que foi fantástico! Fiquei encantada com o lugar e com o povo que é super simpático e receptivo!

Recomendo demais!

Artigos Relacionados

Luana Martins

2 de dezembro de 2014 - 18:40

Ei Bia, a vila é linda mesmo. Porém detestei a praia do centro, já a de muro alto e carneiros adorei , aliás, conheço várias praias pelo Brasil, e Carneiros é a mais bonita na minha opinião. Mas é um passeio q vc tem q ir para contar. Se puder vá a João Pessoa é muito bonito tbm. Sou mineira e amo praia….

5 de dezembro de 2014 - 11:41

pode ter sido o dia que vc foi, qdo eu fui tava limpissima e vazia hehe um paraíso!

rebeca

2 de dezembro de 2014 - 18:31

Que delicia bia!! Em marco do ano que vem faco tres anos dd casada e vou pra natal com meu amor! O nordeste eh um sonhoooo

5 de dezembro de 2014 - 11:41

tbm tenho vontade de ir a natal!

Manuella Oliveira

2 de dezembro de 2014 - 15:57

Já ia esquecendo Bia, era para vc ter conhecido a cidade em que moro, Olinda tbm é muitooooo bonita!!!

5 de dezembro de 2014 - 11:41

puxa, queria muuuito! quem sabe na proxima eu fico aí na sua casa hahah brinks! mas pretendo voltar!

Manuella Oliveira

2 de dezembro de 2014 - 15:54

Oi Bia, fico feliz por vc ter gostado das belezas no meu Nordeste… Realmente, Porto é muito lindo!!!! Desde já, peço-te desculpas por algumas frustrações, mais espero que vc volte mais vezes a minha terrinha.
Um Beijooooo

5 de dezembro de 2014 - 11:40

imagina se vc precisa se desculpar por alguma coisa.. o lugar é perfeito! nada desabona!

Mari

2 de dezembro de 2014 - 14:34

Nossa, que viagem mara! gostei das suas dicas e indicações,achei que sua visão e as dicas foram bem pertinentes e o lugar gente do céu é lindo! Como todo litoral do nordeste que é um exemplo pro Brasil, de gente hospitaleira, feliz. Quanto ao ambulantes, vendedores e etc, é chato mas prefiro as pessoas que tentam ganhar dinheiro oferecendo um serviço do que simplesmente esmolando…é isso eu achei muito bacana nas praias que fui no nordeste. Bom no mais, que turbante lindo!!! boa sugestão de penteado pra manter o cabelo bem protegido!

Izabel de Souza

2 de dezembro de 2014 - 12:27

oi, meu sonho é conhecer porto de galinhas, um dia dá certo. Menina por curiosidade, porque seu marido nunca aparece?
Olha gosto muito do seu blog e de seus videos, são muitos bem explicados e utilizados por essa mulher que escreve. bjs e inté.

5 de dezembro de 2014 - 11:40

ele não gosta da exposição! sempre pede pra não colocar rs

5 de dezembro de 2014 - 11:40

ah mas já postei foto nossa no Instagram!

Anne

2 de dezembro de 2014 - 12:19

As fotos ficaram lindas! Em janeiro irei para Maceio e o que mais do nordeste são as piscinas naturais. São lindas!

que bom que gostou =D

thamires

2 de dezembro de 2014 - 11:10

moro bem pertinho dessa praia

sorte sua rs

Georgia

2 de dezembro de 2014 - 11:03

Que pena que teve esses problemas com o mergulho! Já mergulhei em porto 02 vezes e nas duas vezes correu tudo bem, amei!!!!

5 de dezembro de 2014 - 11:39

🙁 foi uma pena mesmo, quem sabe na proxima!

Janaina

2 de dezembro de 2014 - 10:51

Cadê o meu comentário?

Natália Bazbuz

2 de dezembro de 2014 - 10:49

Oii Bia…. Passei minha lua de mel lá esse ano.. fiquei num hotel quase resort q foi o Best Western Solar.. realmente fomos de táxi todas as vezes q fomos para vila, mas o hotel era perfeito, muito limpinho e o preço do taxi n era alto.. acho q 15 reais fixo… a gente optou por meia pensão. .. Então dava para curtir os passeios e as praias e jantar no hotrl, q sempre uma uma grande variedade e depois ir para vila passear… porto de galinhas é o paraíso!

5 de dezembro de 2014 - 11:38

que bom que aproveitou =D

Janaina

2 de dezembro de 2014 - 10:25

Ohhh se eu tivesse ligo seu post antes das minhas férias de setembro!!!! Como teria aproveitado mais!
Fiquei na Praia de Peroba, vizinha de Maragogi, também fiz o mergulho e quase infartei de tanto medo…rsrsrs… descobri que tenho fobia do fundo do mar…kkkk
Enfim, fui até o Bora Bora e não quis ir até Porto de Galinhas, pois estava chovendo.
No próximo ano, vou tirar férias em Novembro ou começo de Dezembro, pois acredito que as águas estejam mais limpas, quentes e as marés mais propícias, pois no começo de setembro peguei uma praia muito suja de algas e também frio e chuva. No mais, o Nordeste é lindo, paraísos abençoados pelas Mãos Divinas! Abraços!

5 de dezembro de 2014 - 11:38

poxa que pena, ir pra um lugar assim en ão poder aproveitar é triste mas logo vc volta em outra oportunidade!

lidia

2 de dezembro de 2014 - 10:23

Que bom que vc gostou, sou de Recife e amo Porto, realmente essa parte dos caras oferecendo coisas é uma chateação mesmo. Mas o lugar é tão lindo que tiramos isso de letra. Venha mais vezes…..Abraço.

5 de dezembro de 2014 - 11:37

sim, a gente sabe que faz parte hehe

Carol Magnani

2 de dezembro de 2014 - 10:09

Adorei as dicas, Bia. Adoro viajar e sempre escrevo no Trip Advisor e no Booking as minhas impressões dos locais…vai lá tbem e fala sobre esse detalhe do hotel, pra ajudar as pessoas na escolha. 😉
E Porto de Galinhas ta na minha lista de próximas viagens..rs..bjsss
PS: Vc ficou com um bronzeado bem bonito! =)

2 de dezembro de 2014 - 10:27

eu comprei pelo decolar, até esqueci de comentar isso no post, mas nem sei se vou escrever sabe? as vezes fico com pena das camareiras, vai que elas são demitidas? rs sei lá, to em dúvida!

Marilia Carvalhos

2 de dezembro de 2014 - 10:06

Bia Adorei o post, estava em dúvida se em minhas férias de março iria para Fortaleza ou Porto de Galinhas agora que você fez este guia de viagem para Porto de Galinhas fiquei realmente tentada a ir para lá em Abril!!!
Muito obrigada!
Bjs!!
Obs: Suas fotos da viagem ficaram lindas e vc pegou um belo bronzeado hein?! Amo as praias do nordeste este ano estive em Maceió e também adorei!!!

2 de dezembro de 2014 - 10:26

que bom que gostou das fotos, essa câmera não é minha profissional do blog porque tenho pavor de acontecer algo com ela mas até que ela faz fotos bonitas 😉
eu quero muito ir pra fortaleza tbm! quero conhecer todo nordeste!

Roberta

2 de dezembro de 2014 - 12:19

Fui pra fortaleza no final de agosto, visitei várias praias belissimas! Mas acho que pela época do ano estava ventando muitoooooo e o mar tava super agitado! Não consegui tomar um banho de mar sem correnteza forte, levei vários caldos! kkkkkk Fica a dica: deixe pra ir no verão!

sthefanie marinho

2 de dezembro de 2014 - 23:03

@Roberta, Fortaleza sempre tem o mar agitado, em agosto é mais,e no verão continua agitado.

Francila

2 de dezembro de 2014 - 17:46

Qual a câmera vc usou pra tirar essas fotos?

Amanda

2 de dezembro de 2014 - 10:04

Bia amei sua viagem!!! Quando fui foi feriado a praia tava horrível lotadissima, fiquei triste. A próxima viagem venha para bahia Itacaré é lindo d+++ com muitos passeios e atividades para fazer (escuna, arvorismo, raffiting) ou para Morro de São Paulo a ibiza brasileira águas limpissimas fiz o mergunho lá tudo direitinho é lindo mesmo um luxo!

Janaina Lima

2 de dezembro de 2014 - 12:57

Eu amo, amo, amo demais Itacare…e recomendo pra todo mundo…..ah saudades..

Roberta

2 de dezembro de 2014 - 9:58

Que bom que vc gostou da minha terrinha! 🙂 Vc não foi em Maracaípe? A praia é de surfistas, mar bem agitado. Mas o pontal de Maracaípe é lindo na maré baixa, mar beeem calminho! É super perto de Porto, já fui até andando pela praia de Porto até Maracaípe. Ah, tb não sou mto fã da praia de muro alto… Nada de mais mesmo… Só são lindos os resorts chiques! ahahaha Bjs!

2 de dezembro de 2014 - 10:25

não fui, eu gosto de praias calmas e fiquei pelo centro mesmo! devia ter ido pra conhecer masn ão queria sair dali rs
Beios

Natália ATS

2 de dezembro de 2014 - 9:45

Que lindas as fotos! Conheci Porto de Galinhas em setembro deste ano também, mas felizmente não tive decepções. Como estava de carro, acabei ficando numa pousada-coisa-mais-fofa em Maracaípe, que fica a uns 5 min de carro do centro de Porto. O mergulho fiz com cilindro em Maragogi (minha viagem foi Maceió-Maragogi-Porto), mas realmente não vi nenhuma empresa fazendo mergulho com roupa própria, fui no biquini, cara e coragem mesmo hahaha Mas por mais que a gente tenha algumas chateações, aquele visual é inacreditável né?! Me apaixonei por Porto de Galinhas…

2 de dezembro de 2014 - 10:25

é verdade, esqueci de falar esse detalhe, se tiver um pouco mais longe do centro é só alugar um carro 😉
Beijos

Fernanda

3 de dezembro de 2014 - 0:08

@Natália ATS, ola Natália, irei em janeiro fazer a mesma viagem que vc: Maragogi e depois Porto. Irei ficar 2dias em Maragogi e 4 em porto. Por coincidência em Porto tbm irei me hospedar em amaracípe, vc pode me dizer em q pousada ficou? Irei alugar um carro e queria mais dicas dos passeios. Bjus

Natália ATS

10 de dezembro de 2014 - 9:39

Fernanda, desculpe a demora para responder! Então, fiquei na Pousada Flor de Marara e adorei. Recomendo muito!

Maria

2 de dezembro de 2014 - 9:38

Ficou linda nas fotos Bia, arrasou na cor do cabelo,caiu certinho com o tom que sua pele pegou de bronzeado e ficou perfeito. As fotos do lugar tb ficaram lindas, mal comparando,parece o cancun do Brasil hehehe, uma pena o hotel ter falhado na questão da limpeza, mas parece que mesmo assim deu pra aproveitar bastante, né? E o cabelo como fez? aquela luta de escova todos os dias? tem que ter muita paciência né amiga kkk tb sofro esse mal quando viajo. Bjs e sucesso na sua vida

2 de dezembro de 2014 - 10:24

eu aproveitei muuuuito! to em depressão até kkk
eu vou fazer um vpideo falando da questão do cabelo porque tem muita gente perguntando! acho que gravo hoje mesmo!

Aninha

2 de dezembro de 2014 - 9:31

Bia, que bom q vc gostou de Porto!Eu moro em Olinda, mas sempre estamos em Porto e realmente é um saco o pessoal te parando o tempo todo oferecendo passeio, mergulho… e a maioria furada msm! Sempre qnd vamos levamos nosso guarda sol pq ngm merece pagar só para sentar nas cadeiras! As suas dicas são muito boas e foram bem reais! Porto é tudo isso q vc disse!Só faltou falar de Maracaípe, a praia dos surfistas!

2 de dezembro de 2014 - 10:23

oi flor, eu queria muito ter conhecido Olinda! Mas foram poucos dias :'(
que bom que retratei certinho!
Beijos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"