Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Olá meninas!

Hoje a pergunta da semana é mais uma coletânea de dicas de coisas que você não deve fazer com seu cabelo ou deve evitar ao máximo.

São dicas que se você tentar seguir ajudam muito na saúde dos cabelos e principalmente evitar a quebra.

Vamos conferir:

Dormir com cabelo molhado: provoca proliferação de fungos porque a umidade do cabelo e o calor da pele são o ambiante ideal pra eles. Assim você pode ter o aumento da capa e até mesmo seborreia.

Usar elástico apertado: provoca quebra dos fios e o uso contínuo ainda faz uma marca que nem alisamento tira. Prefira usar pregadeiras do tipo “piranha” ou se preferir elásticos use aqueles encapados de tecido, tipo “xuxinha” e não aperte muito.

Prender o cabelo molhado: aqui você tem o problema do fundo e da quebra juntos. Evite ao máximo.

Esfregar as pontas com shampoo na lavagem: o cabelo já fica mais fragilizado quando está molhado se você esfrega as pontas, produzindo atrito, além de aumentar o frizz, desalinhar as cutículas ainda pode provocar quebra. Lave o cabelo massageando a raiz e deixa que a espuma que cai se encarrega de lavar o restante do cabelo.

Esfregar as pontas com a toalha na hora de secar: mesmo problema de cima. Seque somente apertando o cabelo.

Deixar condicionador no cabelo: produtos sem enxágue são próprios pra ficarem no cabelo, produtos com enxágue te mais “química” emoliênte e não podem ser deixados nos fios. Causam ressecamento e até problemas no couro cabeludo.

Fazer chapinha e/ou escova todo dia: é um dano que o cabelo deve receber de preferência uma vez por semana, mas até duas é aceitável. A chapinha é ainda pior é pode causar até a quebra do cabelo, semelhante ao corte químico. Em todo caso é obrigatório fazer uma hidratação sempre que for escovar ou usar a chapinha.

Morder o cabelo: além de ser anti higiênico quebra os fios que ficam com aspecto literalmente de mastigados. Se a pessoa engolir então provoca sérios problemas no estômago.

Misturar químicas: a mistura de químicas é muito contraindicada e só deve ser feita por profissionais. Tioglicolato com guanidina por exemplo é corte químico na certa. Cabelos descoloridos devem ter cuidado redobrado, sao compatíveis com poucas químicas.

Lavar o cabelo só com shampoo e condicionador sempre: aqui entra o tratamento dos fios. Se eles forem secos, ressecados e principalmente danificados só shampoo e condicionador não dão conta do recado. Eu prefiro trocar o condicionador por uma máscara de hidratação e uso em TODA lavagem, mas caso você prefira usar o condicionador no dia a dia use a máscara ao menos uma vez por semana.

E foi isso, dicas básicas que coloquei no meu dia a dia há anos e sempre me ajudaram muito!

E você, tem alguma dica do que não se deve fazer no cabelo?

Artigos Relacionados

DalilaAssunção

15 de março de 2016 - 13:56

Olá Bia!
Gostaria de saber o que faço com parte da minha franja ( beeeem na freeentee) que danificou mto e ta com aspecto de bombril mesmo nas pontas depois de usar o monovin…
to desesperada me socorre!
bjs

Bia Munstein

15 de março de 2016 - 18:03

vc faz escova nela? Se faz, pra disfarçar, aplica um pouco mais de leave in e seca! costuma disfarçar bem.
Mas tem que tratar viu? Fazer reconstrução.
bjos

denisesv

18 de janeiro de 2015 - 20:01

Oi Bia me identifiquei com alguns erros ali, em especial o uso de elásticos, mas é que estou com problema de queda de cabelo mas ao mesmo tempo ele cresce muitos mais muitos fios novos, meu cabelo está sempre cheio de frizz, não consigo deixar ele solto porque fica parecendo um algodão doce, armando e cheio de frizz, então não sei mais oq fazer tenho feito nutrição e hidratação com a Máscara da Boticário Monoï & Argan Ultra-hidratante e reconstrução com a Kenue Sleek and Shine, faço o tratamento em toda lavagem mas ele não está respondendo, com relação a queda vou tentar resolver com uma consulta no dermatologista, mas e o tratamento não sei o que está faltando, vc pode me ajudar? não sei se te ajuda a informação mas ele tem tb coloração, é fino e meio ondulado…..

Bia-Eu vou de Rosa

20 de janeiro de 2015 - 14:21

dá uma pausa na reconstrução e investe em nutrição! óleos 100% vegetais são ótimos se não quiser comprar outra máscara.
beijos

Laura

16 de janeiro de 2015 - 9:51

Olá Bia, vou fazer luzes no meu cabelo hoje e gostaria de saber uma dúvida que mesmo olhando o seu blog não consegui achar a resposta. Quem faz luzes pode lavar o cabelo com shampoo e condicionador normal ou sempre tem que usar shampoo para loiras?

Bia-Eu vou de Rosa

16 de janeiro de 2015 - 10:10

Pode usar shampoo normal se preferir mas os que ajudam a manter a cor bonitos são os mais roxos,cuse ao menos uma vez por semana.
Bjos

Luciana Barbosa

15 de janeiro de 2015 - 16:52

Esfregar as pontas é um crime!!!!pra lavar o cabelo eu protejo as pontas com oleo de coco,e só na 2ºlavagem que eu passo o shampoo mas sem esfregar,só com a espuma mesmo,e graças a deus aboli a chapinha da minha vida,só uso ela em ocasiões especiais,ou qndo a raiz tá muito alta sinalizando que tem q retocar.
Bjos Bia,Amo seu blog.

Nilza

15 de janeiro de 2015 - 10:43

Bom dia Bia, amei as dicas e tb me lembrei de alguns erros que já cometi o mais recente foi excesso de reconstrução como faço luzes e retoquei meu cabelo estava com alguns lugares elásticos aí fiz 2 reconstruções em 10 dias resultado cabelo duro por excesso de queratina. Outro erro que sempre vejo é aplicar condicionador na raiz tb já fiz no passado rss.
Tenha um bom dia linda, estou super ansiosa pra ver o vídeo do retoque das suas luzes. (Baixei o Instagram recentemente só pra seguir vc)

Fabiana

15 de janeiro de 2015 - 10:43

Oi Bia,

Concordo com você, as suas dicas são básicas, mas de fato são imprescindíveis para ter cabelos e couro cabeludo saudável. Faltou só uma: em hipótese alguma passar chapinha no cabelo molhado ou úmido.
Tenho uma chapinha das que podem ser usadas no cabelo molhado e nem assim recomendo, esturrica o cabelo literalmente, dá até dó. Quando eu usava chapinha (agora estou usando ele natural), nunca fazia. E claro, usar protetor térmico, se você passa a mão no cabelo logo após passar a chapinha, pode até queimar as mãos, agora imagina o quanto a temperatura da chapinha é alta? Tem que tomar cuidado redobrado com os fios as pessoas que usam a chapinha com frequência.
Beijos
Fabiana

rayane

15 de janeiro de 2015 - 10:12

Oi Bia! Estou com uma duvida, encomendei uma mascara reconstrutora na feelunique.com porém não me mandaram codigo de rastreamento. É assim mesmo?
Amo seu blog. Parabéns!!!

rayane

15 de janeiro de 2015 - 10:19

e se eu precisar de reembolso como faço pra pedir? Obrigada!

Stefanie

15 de janeiro de 2015 - 10:01

Olá Bia, muito obrigada pelas dicas!
São tão simples mas ainda assim a gente acaba fazendo sem perceber.
Essa de esfregas as pontas com shampoo fazia sempre :$, mas agora aprendi a lição. 😀
Bjs

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"