Categorias: cabelos, Pergunta da semana Por Bia Munstein

pergunta da semana

Oi meninas!

Muitas de vocês me perguntam se eu faço e como eu faço meu cronograma capilar. Na verdade eu não tenho esse hábito de seguir a risca um tratamento respeitando cada etapa de nutrição, hidratação e reconstrução, tenho pra mim que isso é mais uma coisa criada pela internet mesmo. Até mesmo porque eu nem teria tempo por conta das resenhas do blog. Mas eu tenho sim uma preocupação em fazer todos os tratamentos que meu cabelo precisa, isso quer dizer hidratação, nutrição e reconstrução, como eu sempre digo aqui no blog que um cabelo danificado precisa.

Então o meu “cronograma capilar” não é nos moldes que vemos na internet, ok? É o modo como eu cuido do meu cabelo!

Vamos lá:

meu cronograma capilar

Começando pela lavagem. Sem dúvida uma das coisas mais importantes pra um cabelo estar bonito e com aparência saudável é estar limpo. Meu cabelo é seco da raiz as pontas, então não posso lavar demais porque corro o risco de deixá-lo ainda mais ressecado. Eu lavo a cada 4 dias em média. Aqui também aproveito pra usar um shampoo desamarelador quando precisa, a cada 2-3 lavagens em média.

Hidratação: Isso pra mim é essencial! Eu hidrato toda vez que lavo. Dificilmente eu uso condicionador, quando alguma marca manda pra mim só shampoo e condicionador eu uso só pra testar, não gosto, meu cabelo é muito fragilizado pelas químicas, então vou direto nas máscaras. Ou seja, faço hidratação  em média a cada 4 dias, isso quando não substituo pela reconstrução.

Reconstrução: Todo cabelo que passa por química precisa de reconstrução, reposição de massa, essas coisas. Eu procuro manter minha rotina de reconstrução pelo menos a cada 2-3 semanas. Ou quando o cabelo acaba de passar pela reconstrução uso toda semana, intercalando com as hidratação, como mostrei no diário do cabelo descolorido. Mas isso depende muito do estado do cabelo, então o ideal é ir observando o cabelo.

Nutrição: Como vocês sabem eu não me prendo muito na história de máscara hidratante ou nutritiva, muitas máscaras hidratantes também tem óleos (a maioria tem) então eu só classifico como nutritivas as que são a base de óleo: Ex: karité, tutano, argan, etc. Ou seja, ela tem que ter o componente como principal da máscara. Mas não me preocupo com isso, vou usando junto com as hidratante e pronto.

Umectação: em se tratando de usar óleos vegetais eu uso com mais frequência quando meu cabelo está muito ressecado, tipo umas 2 vezes por semana. Agora meu cabelo anda necessitando mais de reconstrução então a umectação acabou ficando meio de lado (tenho um pouco de preguiça também rs). Mas quando faço aplico do meio pras pontas, no cabelo seco, antes de dormir e lavo no dia seguinte normalmente.

Além de todo esse tratamento sempre uso leave ins com proteção térmica para fazer escova e nos dias entre as lavagens costumo usar meus óleos finalizadores do meio para as pontas quando vou sair de casa. Eventualmente faço de uso de shampoos a seco para deixar a raiz mais soltinha.

Foi isso! Faço alguma coisa a mais que vocês ou estou na média?



Artigos Relacionados

Luana

20 de Fevereiro de 2015 - 9:59

Olá Bia!
Fuçando por aqui achei umas fotos suas com seu cabelo natural (bem antigas). Percebi que meu cabelo é beem parecido com o seu! Estou a alguns anos sem ter coragem de fazer algum alisamento/progressiva por conta das mexas. Já estraguei muito meu cabelo por conta disso… Mas na correria do dia a dia é dificil manter ele enrolado ou liso, demanda muuuito tempo! Voce usa algum produto que ajude nisso? Ou sabe de algum tratamento de salao que alise sem danificar muito para loiras?

Beijoss!!

ELAINE

16 de Fevereiro de 2016 - 0:34

Oi … então… não sou a Bia .. rs… . mas sei a resposta.
Eu uso progressiva no meu cabelo há mais ou menos 5 anos e tenho luzes. Faço progressiva de luxe dual e reconstrução com lifting capilar. Não sei se posso falar aqui mas procura por Roger Shine. Eu amo.
O lifting salva o cabelo.

Anonimo

20 de Fevereiro de 2015 - 0:17

Oi Bia tenho uma dúvida, o que eu posso fazer para tirar o frizz do meu cabelo? Cada vez que passo o pente ele fica armado e nem passando serum sai o frizz, o que fazer? Obrigada.

Lana

19 de Fevereiro de 2015 - 10:24

Oi Bia sua linda! Então, eu faço praticamente a mesma coisa que tu, porém lavo a acada 3 dias pois mesmo com shampoo seco, minha raiz é mais oleosa e não consigo aguentar 4 dias nesse calor hehehe
Com a sua ajuda consegui identificar que meu cabelo se dá melhor com máscaras que contém óleos e está bem melhor, até cresceu! A umectação eu faço 1x na semana, que aí nunca me esqueço, sei que naquele dia, é dia dela e pronto 🙂 Vou fazer mechas e pretendo seguir o cronograma do cabelo descolorido agora!
Obrigada pela ajuda sempre! Beijinhos

Bia-Eu vou de Rosa

19 de Fevereiro de 2015 - 10:39

por nada flor, que bom que fazemos parecido rs
beijos

Marilia Carvalhos

19 de Fevereiro de 2015 - 9:06

Bia, Bom dia!
Tenho uma dúvida em relação ao uso do acidificante(K-pro): Posso usá-lo em duas lavagens seguidas? Qual é o tempo ideal de uso? A cada 15 dias, semanalmente, mensalmente? Usei ontem, pela primeira vez em uma hidratação e estou querendo utilizá-lo sábado em uma reconstrução, o que você me aconselha? Bjs!

Bia-Eu vou de Rosa

19 de Fevereiro de 2015 - 10:40

pode usar flor, sem problema 🙂 vc começou usar agora! no mais acho que uma vez por semana é ideal.
beijos

Marilia Carvalho

19 de Fevereiro de 2015 - 10:46

Obrigada Bia!!! O que seria do meu cabelo sem suas dicas hein?! Bjs!

Bia-Eu vou de Rosa

19 de Fevereiro de 2015 - 10:47

ah que linda! obrigada, fico feliz em ajuda 🙂
beijos

Nathaly

19 de Fevereiro de 2015 - 8:46

Uaaw quanta paciência! hahahhaha
Eu só costumo usar uma proteção térmica da Aneethun e um pouco de óleo de argan antes da escova e chapinha. Como meu cabelo é mtmtmt oleoso, costumo lavar apenas com shampoo. Muito raramente faço hidratação no meu cabelo, faço apenas aquela térmica. Meu cabelo tem brilho e não é tão ressecado, fico até supresa dele sobreviver a tudo que faço sem nenhum tratamento adicional.
Adoro seu blog! Um beijão ;*

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"