Categorias: cabelos, Hidratação Por Bia Munstein

mascaras-caseiras-hidratar-recuperar-cabelo-71109-1728x800_c

Apesar de nós falarmos constantemente aqui no blog sobre cuidados capilares, eu me dei conta que nunca ensinei passo a passo como fazer uma hidratação em casa.

Então hoje não vamos falar de um produto específico e sim de como tirar o melhor proveito de qualquer máscara de hidratação que você tenha em casa!

São dicas simples mas que fazem diferença…

Sem falar que aprendendo como hidratar os cabelo em casa você economiza a grana do salão, investe num bom produto que vai durar meses, e não precisa cair nessas balelas de hidratações caseiras com fruta, açúcar, iogurte que só servem pra desperdiçar seu tempo e saborosos ingredientes pra uma vitamina.

 

mascara

Opção 1/Modo convencional:

O modo convencional é aquele que você tira um tempinho do seu dia pra cuidar dos fios. Pode ser feito uma vez por semana.

Comece lavando bem o cabelo pra tirar toda oleosidade que impede do produto penetrar nos fios. De preferência lave com um shampoo transparente porque ele limpa melhor (tem dúvidas? veja aqui um post só sobre shampoo transparente). Repita duas vezes e não condicione.

O próximo passo é retirar bem a água dos fios com a toalha sem esfregar, aliás nunca esfregue os fios com a toalha, apenas pressione. Tirar a umidade é importante pra água que estava no fio não diluir a máscara que você for usar e pro cabelo absorver melhor o produto.

Aplique uma pequena quantidade do creme só pra desembaraçar bem o cabelo, desembarace com cuidado, e aí sim comece aplicar mecha a mecha, massageando bem cada uma. Nunca aplique na raiz.

Coloque uma touca plástica (prefiro não usar touca térmica, mas se preferir use desse modo) e deixe pausar o tempo recomendado na embalagem. Se a máscara for hidratante você até pode deixar mais tempo, tipo uma meia hora, mas se for reconstrutora corre o risco do cabelo ficar duro.

Enxágue de preferencia com água fria pra selar as cutículas. Máscaras hidratantes e nutritivas não necessitam finalizar com condicionador, se for reconstrutor use um condicionador de sua preferencia para finalizar. Leia mais sobre condicionador para selar as cutículas aqui.

hidratacao banho

Opção 2/No banho:

Essa é a forma que eu mais uso e como vocês sabem faço isso sempre que lavo o cabelo, porque não uso condicionador, só máscara. É um modo rápido, prático e eficaz.

Hoje em dia a maioria das máscaras agem em até 5 minutos, por isso você pode usar no banho tranquilamente, e o vapor do chuveiro ainda ajuda o creme penetrar melhor nos fios.

Comece seu banho lavando bem o cabelo, retire a umidade com a toalha ou somente apertando os fios com as mãos (chegue pro cantinho do box!). Aplique a máscara na extensão dos fios, preferencialmente da orelha pra baixo e massageie bem. Prenda com uma pregadeira e deixe agindo enquanto toma seu banho. Por fim, enxague.

 

-Sempre finalize com um leave in para ajudar segurar a hidratação do fio e proteger dos agentes externos.

 

No blog você encontra todas as máscaras que já testei e o que achei de cada uma delas.

Veja aqui as de hidratação, nutrição e reconstrução.

 

Espero que tenham gostado das dicas e se quiserem deixem sugestões para próximos posts com dicas de cabelo! O que vocês ainda tem dúvida? São 6 anos de blog, as vezes acho que já esgotei os assuntos hehe

Artigos Relacionados

Nanda

21 de julho de 2016 - 8:34

Nossa eu adorei as dicas, eu já fiz um post sobre hidratação no meu blog mas não está tão completinho quanto o seu. já tive problemas em fazer hidratação com maisena e acabou deixando meu cabelo totalmente seco. Adoro o seu blog, se você quiser passa lá no meu blog e dá uma olhadinha: http://bloguedafulana.blogspot.com.br/

Gleyce

22 de maio de 2016 - 0:09

Bia vc descreveu exatamente o que aconteceu comigo quanto a essas hidratacoes caseiras. Fiz a de ovo e meu cabelo ficou duro e fedendo foi horrivel. E essa de frutas terrivel fiz de abacate e tbm de banana, só grudaram no meu cabelo e deixaram duro. Açucar nao teve nenhum efeito. Nao passo mais essas porcarias no meu cabelo. So mesmo bepantol, glicerina, oleos que realmente fazem diferença. E claro produtos profissionai! E venho tambem ALERTAR para muitas pessoas que nao sabem: JAMAIS usem MONOVIN A! Logo no primeiro uso causou uma queda terrivel no meu cabelo, ainda persisti por mais 1 semana e realmente percebi que foi o monovin que meu causou isso. NAO CAIAM NESSA! Usem produtos para CABELOS nao produtos de animais. É so um conselho meninas, espero ter ajudado!

Anônimo

25 de janeiro de 2016 - 15:00

Oi Bia, parabéns pelo seu post. Eu tenho o cabelo com a raiz oleosa e as pontas ressecadas devido à descoloração. Não sou muito de repetir produtos pq gosto de testar vários, mas tem um em especial que estou no meu segundo pote que é a máscara Enrich para cabelos grossos da Wella. Ela deixa o cabelo uma seda. Você vai amar
Ah também vai gostar do leave in da forever liss tem um efeito show no cabelo
Bj

Ingrid Spirandeli

25 de janeiro de 2016 - 13:13

Achei super válido fazer um post assim Bia
Dicas são sempre bem vindas 🙂

Big beijo

Evelyn

24 de janeiro de 2016 - 22:27

Gente o pessoal faz uma tempestade em um copo de água…Dia desses fui comentar no face sobre multiplas inteligências e coloquei um texto um pouco grande o pessoal so faltou me agredir (fisicamente no caso por que pelos comentarios afff),e nao adianta nem se explicar.
Sobre as hidratações caseiras em mim ja funcionou quando nao fazia muita quimica…mas agora nem o Loreal professional…uma porosidade,uma secura tremenda.Terrível!
Abçs

Organizzada

24 de janeiro de 2016 - 21:32

Oi!
Tudo bem?
Gostei da dica!
Vou fazer em casa.
Um abraço.

Moema Viana

24 de janeiro de 2016 - 21:16

Bia, o projeto Rapunzel vai voltar??

Bia Munstein

25 de janeiro de 2016 - 12:01

não estou pretendendo não flor, pontas pessimas! vou ter é que cortar mesmo 🙁 amanha tem post sobre corte!
beijos

adriana

23 de janeiro de 2016 - 2:07

Viu gente, eu já vi mto cabelo cuidado “caseiramente”sendo estragado….vejam no youtube mesmo, meninas com bastante tempo de canal q usavam essas hidratações caseiras, vejam o cabelo hj como está….ou cortaram, ou colocaram aplique! Já é difícil recuperar cabelo com mascara boa, imagine com leite e ovo hehehehe… O ovo por ex, a proteína é uma molécula grande, nem consegue penetrar no fio, é impossivel, só desperdício mesmo. Talvez as que falam q funcionam, ou é pq tem um cabelo q não precisa tanto de tratamento, ou ainda n viu o real resultado q essas coisas dão em longo prazo.

E eu sinceramente não vejo nenhuma youtuber ou blogger com o cabelo igual o da Bia, descolorido e comprido (sem apliques), é mto raro mesmo. E tem gente que adora dar pinta de cabelão falso falando q faz hidratação caseira pra ter mais views! Enfim, cuidado meninas… com cabelo n se brinca, estraga mto fácil!

ane

22 de janeiro de 2016 - 20:35

ola bia! que dica vc pode dar ou quais produtos pode me indicar, meu cabelo e ondulado/cacheado e na hora faco escova fica lindo mas quando o clima esta úmido, ou pego vento em dias chuvosos minha escova fica daquele jeito rsrs e cheio de frizz? bjs

Bia Munstein

24 de janeiro de 2016 - 12:28

flor uma dica preciosa é sempre hidratar antes de escovar! ajuda manter o efeito lisa.
Agora uma coisa é certa, infelizmente: cabelos muito cacheados, acostumados a ficar cacheados, não se comportam bem escovados 🙁 ele tendem a querer voltar a forma! o meu, além de eu hidratar sempre, ainda tem o fator de eu escovas há mais de 15 anos e não usar cacheado. pro cabelo ficar bem liso e outra hora cacheado só em caso de cachos mais soltos mesmo 🙁
mas vou fazer um post mostrando produtos que ajudam!
bjos

adriana

22 de janeiro de 2016 - 14:35

Concordo mto, isso de ficar fazendo essas hidratações caseiras de maisena, ovo, glicopan etc.., só estragam o cabelo em longo prazo. Dessas coisas caseiras as únicas q são seguras e boas pro cabelo são óleo de coco e bepantol!

Bia, gostaria de dar uma sugestão, que as vezes vc fizesse posts falando de produtos que já resenhou aqui no blog, dizendo se ainda usa, se continua sendo bom pro cabelo etc…. pois tem coisas q em uma única usada parecem ótimos, mas conforme vai usando acaba vendo que não era tão bom assim, sabe?!

Por ex, tenho uma curiosidade, vc continua usando o split ender ou prefere fazer o corte bordado manualmente?

Bjos

Bia Munstein

22 de janeiro de 2016 - 17:57

o split ender é pra ser usado duas vezes no ano só, tres no máximo! mas já usei novamente sim 🙂
a dica dos produtos é boa, eu vez ou outra repito resenha aqui no blog!
beijos

Vanessa

22 de janeiro de 2016 - 13:43

Hidratação caseira é balela?????? De onde tirou isso??? Acho que isso é muito relativo e vai de cabelo pra cabelo. Meu cabelo ama hidratações caseiras e tbm gosto de usar um bom produto de veis em quando. Não preciso gastar horrores com produtos de qualidade sendo que alguns tem o mesmo efeito que algumas hidratações caseiras. O jeito de lavar e hidratar em casa tbm vai de cabelo pra cabelo, é completamente diferente o cuidado de um cabelo liso com um cabelo cacheado e crespo por exemplo. Agora falar que hidratação caseira é balela isso eu não concordo, pelos menos na minha opinião e vivência.

Bia Munstein

22 de janeiro de 2016 - 17:53

tirei da minha experiência e de várias outras pessoas. Passar gema de ovo no cabelo só deixava meu cabelo fedendo a ovo! iogurte cheirando a azedo e por aí vai. E todos com uma coisa em comum: cabelo duro! Nunca vi funcionar de verdade e acho errado fazer as pessoas que não podem comprar produtos de cabelo, gastar até mais com isso, ou ingredientes que tem em casa e poderiam ser usados na alimentação, passarem no cabelo. Tem muito produto em perfumarias que custam 10 reais e dão efeito melhor. mas não quis ofender, desculpe se pareceu, é que ver as pessoas sendo enganadas me irrita.

Natália Lima

23 de janeiro de 2016 - 12:54

Olá Bia! Nos últimos 2 anos só usava linhas profissionais(Loreal, schwarzkopf, Senscience)…Mas sempre tive a sensação que era como nadar nadar e morrer na praia…Há 4 meses sou adepta do Low poo e posso dizer que meu cabelo nunca esteve tão sáudavel! A melhor hidratação pro meu cabelo é (Maionese Hellman’s com a Máscara de Macadâmia da Inoar) O brilho é definição dos meus cachos ficam excepcionais! Entendi sim, que vc se baseou em sua própria experiencia, e sei tbm que nem tudo que é bom pra você pode ser pra mim, mas se houvesse uma correção no seu post dizendo: (pra mim nunca funcionou) ao invés de “Balela” já evitaria a polêmica…Agora dizer que te irrita ver as pessoas sendo enganadas aí já forçou né?

Jâmila

22 de janeiro de 2016 - 13:37

Bia pq vc acha “balela” essas hidratações caseiras com fruta, açúcar, iogurte…??? Eu já fiz a de leite e limão e alinhou mt meu cabelo, msm coisa com açúcar deixa bem alinhado. Claro que não vou trocar minhas máscaras sempre por essas receitas, mas acho q o cabelo gosta mt mudar de vez em quando, principalmente quem ñ tem mt dinheiro pra ficar trocando de máscara direto como eu :p Bjos, adoro seu blog e suas dicas :*

Bia Munstein

22 de janeiro de 2016 - 17:59

amore vou repetir o que falei acima pra outra pessoa: eu ja fiz muita hidratação caseira! Mas usar gema de ovo no cabelo só deixava meu cabelo fedendo a ovo, iogurte cheirando a azedo e por aí vai. E todos com uma coisa em comum: meu cabelo duro! Nunca vi funcionar de verdade e acho errado fazer as pessoas que não podem comprar produtos de cabelo, como vc diz, gastarem até mais com isso, usando ingredientes que tem em casa e que poderiam ser usados na alimentação, e em vez disso passarem no cabelo. Tem muito produto em perfumarias que custa 10 reais e dão efeito melhor. mas não quis ofender, desculpe se pareceu, é que ver as pessoas sendo enganadas me irrita.

mas claro que tem oleo de coco, azeite, que realmente são benéficos! já falei deles e muito aqui no blog. Eu digo de fazer uma “refeição” na cabeça. é minha opinião.
beijos

Tamara

22 de janeiro de 2016 - 10:36

Excelente post Bia, td dia olho seu blog mas nunca consigo comentar :/
Tô precisando de uma super dica. Meu cabelo ta mt ressecado mas do meio até a raiz,rs. O que eu faço pra hidratar,ja que o indicado é passar produto do meio para baixo?

Bia Munstein

22 de janeiro de 2016 - 18:01

ué gente, mas as pontas tão boas? ressecados só pra cima? rs pode passar onde tiver ressecado amore! mete bronca rs só não tac direto na raiz, nesse caso espace mais as lavagens pra ter óleo natural nelas.
bjos

Tamara

25 de janeiro de 2016 - 9:07

kkkkkk isso mesmo que a senhora leu menina, ressecado da raiz até o meio do cabelo. Vou seguir sua dica então,rs
E posso passar óleo de coco nesse caso tbm? da raiz até o meio do cabelo?
Bjs

Bia Munstein

25 de janeiro de 2016 - 12:00

pode sim 🙂 será ótimo!
beijos

Carla Oliveira Santos

22 de janeiro de 2016 - 10:12

Oi Bia…td bem? Como vc pediu algumas ideias de posts, tenho uma…estou em processo de transição capilar, não faço progressiva a quase dois anos, meu cabelo esta bem comprido, abaixo da cintura. Ele esta metade enrolado e metade liso. Cuido dele com muito amor, lavo de hidrato duas vezes na semana. Faço escova nele, e as vezes tento fazer texturização na parte lisa. Estou firme na decisão de não voltar a fazer progressiva, mas não quero cortar agora. Gostaria de ideias de como texturizar o cabelo e de dicas de produtos que ajudam o cabelo a ficar mais liso na hora de escovar. Estou tentando lidar com ele dos dois jeitos, liso e enrolado. Anoto todos os produtos que vc testa e diz que ajuda a deixar os cabelos mais liso, mas queria saber quais vc indica e mais gosta. Só mais uma coisinha Bia, eu conheci uma especialista da Senscience, e ela me incentivou a não fazer mais progressiva e me disse que o produto Senscience Smooth Gelée Smoothing – Gel Modelador, ajuda muito na hora de escovar, tenta fazer resenha dele para nós…Obrigada por tudo Bia….vc mudou a história dos meus cabelos!!!!

Bia Munstein

22 de janeiro de 2016 - 18:02

oi linda, vou anotar o nome desse produtinho pra testar! Pode deixar 🙂
vc m deu uma boa ideia para post! produtos que ajudam no efeito liso. vou preparar 😉
bos

Renata Campelo

22 de janeiro de 2016 - 9:36

Ótimo post e bem explicado. Só não posso concordar com o que disse em relação as hidratações caseiras… faço sempre e tenho excelentes resultados! Cada uma delas tem um propósito diferente, basta saber usar. Conheço tantas máscaras ditas “excelentes” cheias de parafina líquida e outras substâncias que sinceramente acho que vale a pena repensar em quais produtos investimos.

bjs

Bia Munstein

22 de janeiro de 2016 - 17:55

flor vou responder o que disse pra outra leitora, mas não sei se observou mas no post não estou falando de nenhum produto específico. eu realmente não acho que passar coisas de comer no cabelo fazem efeito, e isso tirei da minha experiência e de várias outras pessoas. Passar gema de ovo no cabelo só deixava meu cabelo fedendo a ovo! iogurte cheirando a azedo e por aí vai. E todos com uma coisa em comum: cabelo duro! Nunca vi funcionar de verdade e acho errado fazer as pessoas que não podem comprar produtos de cabelo, gastar até mais com isso, ou ingredientes que tem em casa e poderiam ser usados na alimentação, passarem no cabelo. Tem muito produto em perfumarias que custam 10 reais e dão efeito melhor. mas não quis ofender, desculpe se pareceu, é que ver as pessoas sendo enganadas me irrita.

Renata Campelo

25 de fevereiro de 2016 - 11:26

Concordo que alguns ingredientes não funcionam e são desnecessários. Mas tenho um ex. prático e que funciona: a famosa hidratação de maisena. Eu uso e funciona…várias usam e funciona. Então é só ter equilíbrio… leio receitas absurdas por ai rs… realmente. Não me senti ofendida. rsrs Bjks

Renata Campelo

25 de fevereiro de 2016 - 11:33

maizena***

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"