Categorias: Culinária, Sem gluten Por Bia Munstein

IMG_9971

Desde que eu descobri minha intolerância ao glúten acho que uma das coisas que mais me da dó de não comer é meu amado bolo de chocolate! E como eu não sou fã dos bolos feitos com farinha sem glúten -porque acho meio secos- fiquei um bom tempo sem provar dessa delícia.

Mas meus tempos de abstinência acabaram e preciso dividir com vocês essa receita top de bolo de chocolate sem glúten que todo mundo que prova ama! (meu marido mesmo já veio pedir pra fazer novo assim que viu a foto rs)

E ah, pode fazer que eu testei e aprovei a receita! Não é daquelas receitas que a gente faz com medo de ficar horrível -(porque o que mais tem na internet é receita que nem foi testada, com fotos muito diferentes da realidade, enfim…)

IMG_9965Bolo desenformado, ainda sem a cobertura

IMG_9970 IMG_9973

Vamos a receita!

Bolo de chocolate com coco ralado/ sem farinha de trigo:

Ingredientes do bolo:

  • 6 ovos
  • 6 colheres de sopa cheias de açúcar (eu não disse que era light rs)
  • 6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó*
  • 2 colheres de sopa rasas de manteiga
  • 100gr da coco ralado (pode ser qualquer um)
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Modo de fazer: coloque os ovos no liquidificador e bata por uns 2 minutos, acrescente o açúcar, o chocolate em pó e a manteiga e bata mais um minuto. Adicione o coco e bata mais um pouco, por fim ponha o fermento e bata rapidamente só para misturar. Se quiser colocar tudo junto e bater ao mesmo tempo também pode, mas batendo separado fica mais fofo. Asse em forma untada com margarina e chocolate em pó (não gruda), por cerca de 40 minutos. O tempo varia, se a forma for alta como a minha, demora isso, se for fazer numa forma reta vai ficar pronto antes. Faça o teste do palito com 30 minutos.

Espere amornar e desenforme. Corte ao meio, se desejar, coloque metade da cobertura no meio e o restante por cima, como eu fiz.

Ingredientes da cobertura:

  • 1 caixa de creme de leite (se for lata, sem soro)
  • 4 colheres de sopa de açúcar (a seu gosto)
  • 4 colheres de chocolate em pó

Modo de fazer: misture tudo e leve ao fogo até ferver e deixe fervendo por uns 3 minutos, pra dar uma encorpada. Não engrosse muito. Coloque um pouco no meio do bolo e o restante por cima. 

 

Dicas:

Se não tiver chocolate em pó pode ser achocolatado.

Não recomendo fazer brigadeiro com leite condensado, para cobertura porque ficaria muito melado, mas vai do gosto de cada um.

A forma que eu usei foi uma pra pudim, daquelas pequenas, com uns 20 centímetros de diâmetro. Pode-se usar forma para bolo inglês, ou qualquer forma que não seja maior que 25cm pra não ficar muito fino.

Como o bolo fica? Ele fica molhadinho, mesmo sem a calda.  Mas é no dia seguinte que ele fica ainda melhor porque o coco absorve todos os líquidos e fica mais imperceptível na textura do bolo. Eu não sou fã de bolo com coco e posso afirmar que não fica com gosto praticamente nenhum, o chocolate é o que sobressai.

Como eu disso todo mundo amou o bolo, inclusive eu!

 

Artigos Relacionados

Anônimo

2 de abril de 2016 - 10:07

BIA SEM FARINHA NENHUMA ?
AMO VC BJUS !!!

Bia Munstein

4 de abril de 2016 - 12:23

sem farinha nenhuma 🙂

Carla Toledo

23 de março de 2016 - 10:40

Fiz o bolo e adorei! não tenho problemas com glúten, mas achei que é um bolo mais leve, menos calórico e muito saboroso.
P.s.: menos calórico pq usei açúcar light.
P.s.1: marido tb adorou!
Obrigada por dividir essa maravilha conosco. Aguardo outras receitas!

Bia Munstein

24 de março de 2016 - 9:31

ebaa! que bom que gostou 🙂
bjos

Andreia Vitor

23 de março de 2016 - 10:23

Hum, vou fazer, deu água na boca!!!

manoela

22 de março de 2016 - 21:48

Oi Bia !! Adorei a receita, só que não como eu não tinha coco ralado em casa eu substitui por 1 xícara de chá de farinha de quinoa e deu super certo!

Flavia

22 de março de 2016 - 10:13

Esse bolo é maravilhoso, minha mãe sempre fez dele, é uma receita antiga que ela tem.

DEBORA

22 de março de 2016 - 9:23

Bia, pode ser feito com açucar mascavo??
bjo adoro o blog.

Bia Munstein

22 de março de 2016 - 10:22

pode sim 🙂
bjos

Malena

22 de março de 2016 - 8:24

Oi Bia, eu não estou conseguindo pesquisar aqui no blog. Não sei se é só comigo, mas tudo que tento pesquisar lá em cima, no campo Pesquise aparece a msg: “A pesquisa realizada não encontrou nenhum resultado!”. Mas estou pesquisando algo que sei q vc ja resenhou, e essa não é a primeira vez q isso acontece, hoje tentei pesquisar o Straighten out da Bed Head Tigi, mas ja digitei o nome inteiro, só Tigi, só Bed Head e continua não encontrando.

Ps. não precisa publicar esta msg, é só mesmo pra vc saber o que está ocorrendo.

Beijus.

Bia Munstein

22 de março de 2016 - 10:22

a pesquisa do wp é um droga mesmo 🙁 ela funciona quando quer…
vou tentar dar um jeito!
bjos

"Dedico o trabalho neste blog, assim como toda a minha vida, ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que vive e Reina para todo o sempre. Amém!"